terça-feira, 9 de maio de 2017

Blitz educativa inicia ações do Maio Amarelo em Belém

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 09/05/2017 08:04

  • / TRÂNSITO SEGURO / 09/05/2017 08:04

    Entre os dias 23 e 27 de maio a Semob atuará em diversos pontos combatendo irregularidades e orientando condutores sobre as boas práticas no trânsito.


Nesta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Belém dará início às programações referentes ao movimento Maio Amarelo, iniciativa mundial em que são abordados temas de conscientização referentes a um trânsito mais seguro e humano. Este ano, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) desenvolverá ações diferenciadas, com focos especiais nos quatro principais personagens que compõem o trânsito do município: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Nos dias 10 e 11 de maio, a Semob atuará junto a pedestres e ciclistas, distribuindo panfletos com informações de segurança no trânsito. No dia 10, a ação, que ainda contará com a presença dos agentes de trânsito ciclistas, ocorrerá no cruzamento da rua dos Mundurucus com a travessa Dr. Moraes, próximo à praça Milton Trindade, o Horto Municipal de Belém; e no dia 11, no cruzamento da avenida José Bonifácio com a Mundurucus. Em ambos os casos a equipe de educação da Semob se concentrará nas esquinas, enquanto os agentes ciclistas percorrerão as ciclofaixas fazendo abordagens.
Já no dia 12 de maio, no cruzamento da avenida Presidente Vargas com a rua Gama Abreu, ocorrerá uma blitz educativa especial em alusão ao Dia das Mães, com foco no transporte adequado de crianças pequenas em assentos especiais.
Na segunda semana da programação, o setor de educação para o trânsito da Semob dará atenção especial aos motociclistas. Entre os dias 16 e 19 de maio, condutores de moto serão abordados por agentes educadores com recomendações sobre o uso correto de equipamentos de segurança, como o capacete, e direção segura. No dia 16, a ação se concentrará em pontos de mototáxi regularizados; e de 17 a 19 a operação educativa ocorrerá no bairro do Tapanã.
A última semana da ação da Prefeitura de Belém em alusão ao Maio Amarelo será direcionada aos motoristas. Entre os dias 23 e 27 de maio a Semob atuará em diversos pontos combatendo irregularidades e orientando condutores a respeito das boas práticas no trânsito.
No dia 23 de maio a Semob atuará no entorno do colégio Universo, situado na avenida Serzedêlo Corrêa e um dos que acumula muitos registros de reclamação junto ao órgão quanto ao tráfego gerado durante o horário de embarque e desembarque de alunos. A ação ocorrerá de duas formas: a partir das 7h a Semob estará atuando no combate à formação de fila dupla. Encerrado o horário de entrada dos estudantes, a equipe de educação vai atuar com palestras, atividades lúdicas e teatro dentro da escola.
No dia 24 de maio será a vez dos ônibus que realizam o serviço de transporte público de Belém receberem a blitz educativa. A partir das 9h, orientações serão repassadas aos passageiros e motoristas a respeito do transporte adequado, sobretudo de crianças e idosos. A ação ocorrerá no ponto de parada de ônibus localizado na avenida Governador Magalhães Barata com travessa Castelo Branco.
A programação da Prefeitura continua no dia 25 com uma nova blitz educativa, dessa vez com foco no combate ao estacionamento irregular. A ação terá início no entorno da praça do Relógio, no Ver-o-Peso, e termina na praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha.
Ainda com foco no combate ao estacionamento irregular, a Prefeitura de Belém atuará em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB/PA) e Parque Shopping em uma ação na qual proprietários de carros flagrados ocupando vagas preferenciais no estacionamento do shopping serão abordados pelos agentes educadores da Semob, que passarão orientações sobre esse tipo de irregularidade. Esta ação se concentrará nos dias 26 e 27, encerrando as atividades do Maio Amarelo em Belém.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Eliza Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário