domingo, 21 de maio de 2017

Cidade Universitária apresenta realidade acadêmica para futuros alunos

2017-05-18 12:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas dentro de um auditório e um homem falando
Foto: Douglas Fernandes
Durante a visita é possível conhecer mais sobre o espaço, além dos cursos oferecidos
Cerca de 200 alunos do Colégio de Aplicação (CAp), do Pré-Vestibular Social e do Colégio Estadual 1º de Maio participaram, essa semana, do Programa “Conhecendo a Cidade Universitária”. Os alunos puderam conhecer de perto o espaço que abriga cerca de 5.000 estudantes das instituições: Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na oportunidade, os estudantes foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que ministrou a palestra “Inteligência se aprende”, passando dicas para o Enem e o ciclo de aprendizado, e pelo secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, que apresentou aos visitantes o que os cursos e programas de mestrado e doutorado do campus oferecem.

- O aluno entende o conteúdo passado em sala de aula, aprende estudando sozinho e, ao dormir, fixa a matéria que aprendeu. É assim que funciona o ciclo do aprendizado. Os estudantes precisam ler, reler e colocar em prática diariamente o que aprendem, criar o prazer pela leitura - destacou Guto Garcia na palestra.

Bela Sales, 18 anos, aluna do Pré-Vest, disse que gostou das dicas e considera importante o programa. "Gostei muito do evento. É bom para todos conhecerem o que temos aqui, em Macaé. Eu farei Engenharia de Produção na FeMASS porque é uma faculdade de Macaé reconhecida, muito bem falada e tem ótimos professores, além de cursos são de qualidade", afirmou.

Após as palestras, os alunos visitaram os laboratórios de Enfermagem e de Anatomia, ambos da UFRJ, e viram como são as aulas práticas. Eles tiraram dúvidas com os monitores e voltaram para casa com a certeza de que não precisam sair de Macaé para ter um curso superior.

- Poucas cidades, no país, possuem três universidades públicas convivendo no mesmo espaço. Na Cidade Universitária isto acontece e de forma integrada entre as Instituições de Ensino Superior. O município tem 18 mil estudantes, incluindo alunos de graduação, de programas de mestrado e doutorado e do Ensino a Distância, um número considerável, quase 10% da população, e há um mestre ou doutor para cada 200 habitantes - destacou Magini.

Cidade do Saber

Macaé é referência como Cidade do Saber e do Conhecimento e trabalha com Educação Integrada, da Básica ao Ensino Superior. Na Cidade Universitária, a FeMASS oferece os cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática; a UFF, Direito, Administração e Ciências Contábeis: e a UFRJ, Medicina, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Nutrição, Química (bacharelado e licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Os cursos de pós-graduação são oferecidos pela UFRJ e UFF.

Diretores de escolas públicas e particulares interessados em participar do Conhecendo a Cidade Universitária podem fazer contato pelo e-mail: superacademica.ensinosuperior@gmail.com ou no telefone (22) 2796.2529, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário