sábado, 20 de maio de 2017

Conferência discute avanços na política de saúde da mulher

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/05/2017 16:56

  • / POLÍTICA NACIONAL / 19/05/2017 16:56

    As discussões da conferência estiveram divididas em quatro eixos, que trataram do papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental


A implementação da Política de Saúde da Mulher e os desafios dentro da rede municipal de saúde estiveram em pauta durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Belém, realizada nesta sexta-feira, 19, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), no qual reuniu cerca de 100 pessoas. Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Belém, o evento tem como tema central “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.
A conferência visa propor diretrizes para o fortalecimento dos programas e ações para a implementação da Política Municipal e Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, além de eleger 48 delegadas (os) que deverão representar o município de Belém na 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que será realizada no período de 19 à 20 de junho de 2017, em Belém.
De acordo com José Luiz Pantoja, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a Conferência atende uma recomendação do Conselho Nacional de Saúde para ouvir a população, o trabalhador e o gestor para formular propostas para a saúde da mulher. “O aumento da expectativa de vida da população feminina é um dos fatores que nos levam a elaborar as propostas que serão defendidas pelos delegados na plenária estadual. Os eixos temáticos estão definidos, mas procuramos ouvir as mulheres para que elas digam o que precisa evoluir para que o SUS melhore e possamos ter uma saúde plena para elas”, explicou.
As discussões da conferência estiveram divididas em quatro eixos, que trataram do papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social. “Todas essas discussões compõem um momento muito importante, onde podemos debater temas relevantes para nós mulheres e toda a sociedade. Belém precisa de políticas eficientes e eficazes para que as mulheres vivam bem e com saúde”, afirmou Noeme Barbosa, titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).
O secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, ressaltou aos presentes que a secretaria está aberta ao diálogo e apóia todas as mulheres, para tanto, tem trabalhado incansavelmente para a melhoria nos indicadores de saúde e no atendimento prestado dentro da rede municipal. Segundo ele, a realização da Conferência Municipal de Saúde da Mulher é uma forma de reforçar o protagonismo da mulher enquanto cidadã, com crescente participação nos indicadores da economia e no sustento de famílias. “Precisamos debater sobre as políticas que interferem diretamente no seu crescimento pessoal, emocional, intelectual, social e político. Muito já temos avançado em ações voltadas para o pré– natal, parto e puerpério, redução da mortalidade materna, Rede Cegonha, enfrentamento da violência contra a mulher, ações no âmbito da saúde sexual e reprodutiva, e morbimortalidade por câncer de colo de útero e mama”, ressaltou.
Participante como usuária na conferência, Maria José Lima, da Associação Comunitária São Francisco de Assis, no bairro do Telégrafo, decidiu participar do evento para poder discutir e apresentar propostas de sua comunidade. “É uma primeira conferência para que possamos ver como está sendo cuidada a saúde de nossas mulheres, em questões como planejamento familiar, pré-natal humanizado e exames preventivos”, garantiu.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura a presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, Eunice Begot; a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Rosana Nobre; a coordenadora da Referência Técnica de Saúde da Mulher de Belém, Camila Miranda; e a vice-reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo.
Texto: Paula Barbosa
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário