domingo, 21 de maio de 2017

Ecomuseu da Amazônia realiza trilha ecológica e valoriza comunidade de Cotijuba

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 13/09/2016 10:59

  • / PATRIMÔNIO / 13/09/2016 10:59

    O Ecomuseu da Amazônia foi criado em 2007 no âmbito da Semec, vinculado à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira


Para valorizar o patrimônio histórico e cultural do Pará, a Fundação Escola Bosque (Funbosque), por meio do Ecomuseu da Amazônia, realizou neste sábado, 20, o Roteiro Patrimonial de Visitação nas comunidades Fazendinha e Poção, na Ilha de Cotijuba. Cerca de 50 participantes, entre estudantes, pesquisadores e turismólogos, puderam desfrutar dos patrimônios naturais e culturais das comunidades da ilha.
Cotijuba possui 12 comunidades e uma população estimada em mais de 10 mil moradores fixos. A ilha, com mais de 20 km de praias, é banhada pelas Baías do Marajó e do Guajará. O acesso é feito por embarcações que saem do trapiche do distrito de Icoaraci, e, a viagem leva em média 40 minutos.  
A visitação das comunidades Fazendinha e Poção está inserida na 15ª Semana de Museus. O evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou no último dia 18 com debates, feiras e oficinas de artesanato, assim como exposições artísticas e culturais. A coordenadora do Ecomuseu da Amazônia, Maria Terezinha Martins, explica que esta é a 9ª vez que a Funbosque participa da Semana de Museus, e esse ano traz o tema: "Ecomuseu da Amazônia: Território em Descoberta".
"Atuamos diretamente em ações propostas pela comunidade. Baseados nos eixos cultura, meio ambiente, turismo de base comunitária e cidadania, incentivamos e acompanhamos as atividades propostas pelos moradores da ilha", pontua a coordenadora, destacando que no eixo de turismo estão inseridas as ações que resultaram no roteiro de visitação realizado neste sábado. "As atividades estão totalmente voltadas para a valorização do patrimônio local", completou.
Na comunidade, os visitantes conheceram dois mestres da cerâmica regional. O artesão José Justo Pereira, 68, reproduz réplicas de peças que estão expostas em diversos museus do mundo. Com 69 anos, a artesã Antônia de Maria Mesquita recebeu os visitantes e ensinou como utilizar a argila para fabricação de peças artesanais. 
O presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur), Elzário Pereira, destaca que a região das ilhas de Belém apresenta grande potencialidade para o turismo comunitário. "A grande dificuldade para implementação desse tipo de turismo é a gestão desses conhecimentos e a necessidade de sensibilização da comunidade sobre a importância desses espaços naturais e suas potencialidades. A comunidade local precisa se apropriar desse turismo, ganhando e se beneficiando com essa atividade", destaca, acrescentando que as comunidades precisam ser mostradas como elas de fato são, sem a artificialidade induzida que o turismo convencional exige.
"Este tipo de turista está em busca de elementos que representem a vida local. Ele quer ver o ambiente conservado e com as características naturais preservadas e sem grandes intervenções", destacou. 
Ecomuseu
O Ecomuseu da Amazônia foi criado em 2007 no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vinculado à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. O conceito, do Ecomuseu, tem suas bases assentadas na participação popular para a construção de um desenvolvimento humano sustentável, que garanta a integração de todos e que seja representativo das necessidades e interesses das comunidades, a partir da valorização dos “saberes e fazeres” e da memória coletiva.
Texto: Lauro Lima
Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário