quinta-feira, 18 de maio de 2017

Educação realiza Encontro do Curso de Doença Crônica Intestinal

2017-05-17 16:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no Curso de Doença Crônica Intestinal
Foto: Divulgação
Objetivo é favorecer a identificação precoce e o tratamento adequado
A escola é uma eficaz estratégia para a promoção da saúde, por isto a Secretaria Municipal de Educação realiza o curso gratuito “A Educação como Agente Transformador na Vida do Paciente com Doença Crônica Intestinal (Crohn)". Nesta terça-feira (16), o tema abordado foi “Saúde na Escola – Desafios e Possibilidades”, com Anna Carolina Coimbra de Souza, e contou com a presença de alunos, pais, profissionais da Educação e da Saúde e portadores da doença. A próxima aula será ministrada no dia 6 de junho e o curso será encerrado no dia 4 de julho, das 8h às 12h, com carga horária total de 20 horas. O curso tem como objetivo capacitar agentes para identificar a doença no aluno, colaborando para o encaminhamento precoce do tratamento adequado.
Este foi o terceiro módulo das aulas que acontecem no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Professora substituta em Nutrição Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-campus Macaé Professor Aloísio Teixeira e mestranda em Bioquímica Nutricional pela universidade, a palestrante explicou que “hoje a sociedade está saindo de muita nutrição para a obesidade, o que também não é considerado bom. Deve haver um equilíbrio com alimentação adequada”.

- Estou gostando bastante deste evento, do que tem sido apresentado, porque é uma doença que as pessoas precisam conhecer e que existe tratamento. No meu caso, trabalho com uma área, a Odontologia, que tem um papel importante para os pacientes porque a doença pode afetar a cavidade bucal - disse a dentista Michelle Fernandes Freire.

Os participantes receberão certificado que valerá pontos para alunos dos cursos de Saúde e professores da rede municipal de Educação. As aulas são ministradas por professores do curso de Nutrição da UFRJ, que funciona na Cidade Universitária. O apoio é de professores e pedagogos da Secretaria de Educação, por meio da equipe da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, que funciona no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário