quarta-feira, 17 de maio de 2017

Gestão municipal leva serviços e atende demandas de moradores do Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 17/05/2017 15:46

  • / PREFEITURA NO BAIRRO / 17/05/2017 15:46

    Shirlene levou a filha para avaliação nutricional e de saúde e ficou satisfeita com o atendimento


Teve início nesta quarta-feira, 17, a terceira edição do projeto Prefeitura no Bairro, que chegou ao Tapanã nas primeiras horas da manhã com mais de 20 órgãos da gestão municipal para um mutirão de serviços que segue até a sexta-feira, 19, no clube Big Ben (em frente ao residencial Cabanos), sempre das 8h às 13h.
A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), que coordena a ação, é de receber demandas de mais de 12 mil moradores nos três dias de programação.
Com o projeto, o prefeito Zenaldo Coutinho leva para perto das comunidades os mais diversos serviços, de assistência à saúde até orientações jurídicas, além de possibilitar o diálogo direto da população com o secretariado. Nesta edição, além de reunir uma gama de novos serviços como atendimento médico oftalmológico, teve o anúncio do programa Aliança pela Paz, que será realizado em parceria com o governo do Estado, sociedade civil e igrejas.
“Nós vamos começar este programa por três bairros: Tenoné, Parque Verde e Tapanã. Estes bairros serão o ponto de largada do programa que vai envolver várias ações, e também todo o sistema de segurança pública, o Propaz do Governo do Estado e toda a Prefeitura de Belém, para que a gente garanta, fortemente, a redução da criminalidade e da violência na nossa capital”, explicou Zenaldo. “Esse programa vai precisar muito da participação de cada um”, enfatizou.
Zenaldo destacou que este é o momento de atender os anseios da comunidade. “Aqui, cada líder comunitário pode ser o porta-voz da sua comunidade, pois nosso objetivo é trazer a solução dos problemas. Obviamente, com essa grave crise financeira que o País está passando nós somos afetados, mas com o esforço de todos é possível superar. Por isto eu agradeço o apoio de todos e a presença dos moradores do Tapanã que estão acompanhando nossos serviços e vindo aqui, para usufruir deles. Este é nosso objetivo, trazer para perto de vocês os atendimentos da Prefeitura Municipal”, ressaltou.
A titular da Segep, Nazaré Costa, contou que outras cidades de fora do Estado estão realizando um projeto com este mesmo nome, mas Belém se destaca pelo diferencial na prestação de serviços. “O que acontece na maioria das vezes, é que eles fazem uma espécie de prestação de contas, mas Belém é diferente, nós chegamos aos bairros com toda nossa gama de serviços para o cidadão, seja um atendimento médico, emissão de documentos, até mesmo orientações sobre seu imóvel. A prefeitura está no bairro para por em prática aquilo que recebe de demandas”, declarou a secretária.
Novidades - A cada realização do Prefeitura no Bairro as prestações de serviços vão sendo aperfeiçoadas e novas parcerias vão surgindo, como no caso da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e a Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), que, por meio de um termo de cooperação vai ser criado um banco de alimento em Belém, com o oferecimento de frutas e alimentos saudáveis para serem doados nas ações.
“Todos os alimentos doados passam por uma avaliação de nutricionistas e hoje, por exemplo, algumas destas frutas já vieram para cá e serão dadas para a pessoa que passa por uma avaliação nutricional. Ela é orientada e ganha uma das frutas como forma de incentivar a alimentação saudável”, esclareceu a coordenadora da Copsan, Tônia de Souza.
A autônoma Shirlene de Jesus Ferreira, de 27 anos, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação nutricional. “Depois que a gente vira mãe, todos os cuidados são para os filhos e vamos deixando a nossa própria saúde de lado, por isso fiz questão de receber essas informações sobre o meu peso e que tipo de alimentação devo fazer. Uma ação como essa é a oportunidade que a gente precisa pra se cuidar. Vim cedo pra passar por todas as tendas, porque só a facilidade de não precisar pegar ônibus com uma criança no colo, que muitas vezes a gente não tem nem o dinheiro da passagem, essa ação tá sendo uma bênção pro nosso bairro”, avaliou.
Outra novidade desta edição foi a parceria entre a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) que levou para o projeto o caminhão do curso Cozinha Brasil. Através dele serão realizadas orientações sobre educação alimentar e sustentabilidade por meio do aproveitamento total dos alimentos. “Esta foi uma parceria muito importante, onde vamos passar para a comunidade boas práticas alimentares e dicas de receitas para atitudes saudáveis”, esclareceu o presidente da Fmae, Walmir Moraes.
Atendimentos – Como já são esperados, entre as ofertas de serviços estiveram os atendimentos de equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) fazendo manutenção imediata na iluminação pública; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, vacinação e aferição de pressão; atendimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que está realizando a castração e imunizando de cães e gatos; a distribuição de mudas e educação ambiental feita pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); emissão de carteiras de identidade, CPF e certidão de nascimento; atendimento jurídico, emissão de cartões Passe Fácil, credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos, inscrição para o Cadastro Único (CadÚnico) e orientação e encaminhamento para serviços de assistência social, entre outros.
Outra grande demanda da população foi em relação à regularização fundiária de algumas áreas do Tapanã, levadas diretamente ao prefeito Zenaldo e ao presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), João Klautau.
“Existem projetos de regularização de diversas localidades, cada um em uma etapa, o que requer muitos detalhes, visitação in loco, levantamento de documentos, mapeamento da área, enfim, existe uma grade esperança de agilizarmos este ano o processo de regularização através da Lei sobre regularização fundiária do Ministério das Cidades, do Governo Federal. E, com base nisso, aqui no Tapanã foi importantíssimo estar próximo da comunidade para repassar a eles as nossas demandas e ouvi-los também”.
A aposentada Luiza Marilac, moradora há 26 anos da área do capucho, no Tenoné, aproveitou para compartilhar com os gestores a sua aflição. “Todo mundo pede asfalto, saneamento, roçagem e o nosso título de terra, se o dono quiser tirar, a gente vai pra onde? É por isso que eu  achando essa reunião fantástica, porque é muito fácil as pessoas passarem pelos bairros prometendo 'mundos e fundos', mas pegar a caneta e deliberar as ações, isso quem tá fazendo é o prefeito Zenaldo”, frisou Luiza.
A ação segue nos próximos dias e para quem quiser ter acesso aos serviços é necessário apresentar um documento de identificação com foto.
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

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