segunda-feira, 22 de maio de 2017

MPRJ promove o primeiro minicurso "Construção de Consenso e Processos Circulares" do ano
Publicado em 22/05/2017 17:38 - Atualizado em 22/05/2017 17:50
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ) em parceria com o Centro de Mediação, Métodos Auto Compositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), iniciou na sexta-feira (19/05), a oitava turma do minicurso "Construção de Consenso e Processos Circulares".

Antes restrito aos profissionais da educação e promotores vinculados à área, esta edição reuniu cerca de 30 pessoas, entre membros do MPRJ, juízes e servidores públicos das Secretarias de Educação e outras áreas de afinidade. A coordenadora do CAO Educação, promotora de Justiça Débora Vicente, falou na abertura sobre a parceria estabelecida entre o Centro de Apoio e o CEMEAR/MPRJ para a realização do minicurso que, este ano, formará as 8ª e 9ª turmas.

Os facilitadores do CEMEAR/MPRJ, Renata Cordeiro e Tiago Almeida, estiveram presentes desde a primeira turma e foram os mediadores das dinâmicas. Pela manhã, foi realizada uma rodada de apresentação e coleta de expectativas dos participantes. Nas falas, muitos defenderam a necessidade de reforçar os conhecimentos em mediação e buscar a facilitação de diálogo.

À tarde, os participantes fizeram uma dinâmica com ferramentas de negociação e discutiram a importância da escuta e da comunicação não violenta, segundo o autor Marshall Rosenberg. Para a próxima aula, eles colocarão em prática a vivência e o aprendizado da metodologia do processo circular.

O próximo encontro ocorrerá no dia 26, de 9h às 17h, nas sala 01, 02 e 03 do 1º Conjunto, no térreo do Edifício Sede das Procuradorias de Justiça, no Centro. A nona edição do minicurso está agendada para os dias 02 e 09 de junho e as inscrições já foram encerradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário