sexta-feira, 19 de maio de 2017

OS 400 ANOS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO MARCADOS PELO TRADICIONAL DESFILE CÍVICO ESCOLAR

Por Marianne Rodrigues em 17/05/2017
Imagem da Notícia:
Centenas de pessoas acompanharam o desfile cívico escolar pelos 400 anos de São Pedro da Aldeia, nesta terça-feira (16). O evento aconteceu na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz) e reuniu moradores, representantes do município e alunos de escolas municipais e estaduais. O rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, em seguida, na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Em seguida, as autoridades se dirigiram à Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde foi oferecido um café da manhã. Estiveram presentes no palanque o Prefeito Cláudio Chumbinho acompanhado de sua filha, o vice-prefeito Mauro Lobo, o secretário de Educação, Walzi Conceição ao lado de sua esposa, entre outros secretários municipais, além de vereadores e demais autoridades.


Às 9h, abrindo o evento, nos céus manobras rasantes de aeronaves da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Diante do palanque, abriram o desfile a Marinha do Brasil e outras forças militares como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também desfilando tivemos as forças preventivas e de assistência imediata: a Defesa Civil Municipal e a Cruz Vermelha Brasileira - filial de São Pedro da Aldeia, bem como  a Guarda Municipal, que oficialmente se apresentou ao prefeito Cláudio Chumbinho. Em seguida, desfilaram a frota municipal, com ônibus escolares, carros das secretarias e o maquinário da Secretaria municipal de Serviços Públicos. No seguimento, iniciou-se o desfile, ao longo da Avenida São Pedro, das unidades do sistema municipal de educação: escolas municipais, escolas estaduais e particulares, instituições correlatas, entidades e ONGs.  Bandas marciais animaram marcaram sua apresentação à plateia, dando ao desfile um toque especial de arte e performance.


De acordo com o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, a cidade está fazendo 400 anos, mas ainda tem muita coisa a ser feita pela frente, que está sendo pensada com muito planejamento e responsabilidade.


“Estou muito feliz com esse momento, que também está marcando o meu mandato. O desafio é muito grande, mas sempre vim trabalhando com muita responsabilidade. Vou pedir a Deus para continuar abençoado nossa cidade, para que ela continue crescendo em desenvolvimento em todas as áreas, como saúde e educação. Agradeço a toda nossa equipe de governo, aos servidores, a nossa população e peço compreensão, pois mesmo com o momento em que o país está vivendo, nós estamos trabalhando com muita responsabilidade. Só tenho a agradecer e parabenizar toda população aldeense”, disse. 


O desfile cívico escolar, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com apoio da Prefeitura demais secretarias, teve como tema central “400 anos – Nossa terra, nossa gente: Passado e Futuro, nosso maior Presente”. Cerca de 1.800 alunos das 41 unidades escolares da rede municipal fizeram parte do desfile. As escolas desfilaram divididas por blocos contando um pouco da história de cada bairro, com o subtema “Um olhar sobre os bairros”.


Segundo o secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, a realização deste evento, simbolicamente, expressa o esforço de todos da Prefeitura em fazer acontecer o melhor que se possa, a despeito de um contexto de dificuldades, carências e obstáculos. “Assim foi o desfile, fruto de grande esforço de todos; e assim é a luta diária de cada um de nós da SEMED e de cada diretor, professor e servidores de apoio. A SEMED e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia haverão de marcar as melhores realizações possíveis, mesmo em um contexto de temporária adversidade. Ao nosso prefeito, aos demais secretários, à comunidade da educação em São Pedro, a todos, sem exceção, agradeço por cada esforço a tornar possível esta meta", afirmou.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif            
       A secretaria de Cultura preparou uma homenagem surpresa durante o desfile. Os mascotes Pedrinho da Aldeia, Brisa e Tainha trouxeram um bolo e desfilaram pela Avenida cantando parabéns pelos 400 anos da cidade.


Segundo a diretora geral da Escola Municipal Rubem Arruda Câmara, localizada no bairro Fluminense, Elizângela de Oliveira, o desfile cívico escolar foi um momento marcante para a cidade. “Não é sempre que comemoramos 400 anos. O empenho das escolas e suas comunidades muito abrilhantou esse evento”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário