sexta-feira, 5 de maio de 2017

Praça da República e Ver-o-Rio seguem com obras de revitalização

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/05/2017 08:50

  • / PATRIMÔNIO / 05/05/2017 08:50

    Seis mil metros de calçamento de pedras portuguesas já foram concluídos nas laterais e atrás do Theatro da Paz.


Com a obra praticamente finalizada em metade da extensão do complexo da praça da República, a revitalização do local segue com várias frentes de trabalho para que seja entregue até setembro.  A principal frente de serviço está concentrada na recuperação dos seis mil metros quadrados de calçada de pedras portuguesas. Outros seis mil metros de calçamento já foram concluídos, nas laterais e atrás do Theatro da Paz.
“Três equipes estão trabalhando ao mesmo tempo na avenida Assis de Vasconcelos, na rua Oswaldo Cruz e em frente ao Theatro da Paz. O trabalho é minucioso para retirar, limpar e repor pedras, eliminando as irregularidades e nivelando o piso. Por isso, essa etapa causa transtornos para quem transita por lá, mas pedimos compreensão, pois logo estaremos com toda a área de passeio reformada”, avalia o diretor de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite.
Segundo o diretor, dentro de dois meses, aproximadamente, serão concluídos os serviços de restauros nos coretos de ferro e de alvenaria, bancos de alvenaria, caramanchão, maloca, Cascata Grega e Obelisco dos Revolucionários. Em seguida o trabalho ficará concentrado na Fonte Luminosa, Anfiteatro e Monumento da República.“Na Fonte Luminosa falta apenas pintura, revestimento do lago e instalação da fonte. No Monumento da República iniciamos os testes de limpeza das pedras e seguiremos com o restauro total. O anfiteatro receberá reparos, limpeza e pintura”, afirma Reinaldo.
A obra no Bar do Parque está na fase final e mais delicada, que é a restauração total no quiosque. A plataforma já passou por reforma completa, bem como a cozinha e os banheiros que funcionam no subsolo. Também estão sendo reformados os 160 bancos da praça, além de 160 lixeiras. A praça da Sereia, que também faz parte do complexo, foi entregue à população no ano passado com bancos, lixeiras, paisagismo, elementos decorativos e o monumento do Chafariz das Sereias todos recuperados.
Os monumentos Pavilhão Euterpe (atrás do Theatro da Paz) e Coreto de Ferro (próximo ao monumento da República) também já foram finalizados. Os banheiros públicos, que neles funcionam, foram reformados e entregues para o uso da população em outubro. Outro elemento entregue é o novo posto da Guarda Municipal, construído em frente ao Teatro da Paz, para reforço da segurança na praça.
Ver-o-Rio - A Seurb iniciou na semana passada as obras civis de revitalização no espaço do Ver-o-Rio. Os serviços de reparo começaram pelas calçadas de pedras portuguesas e já avançaram para as grades de proteção, guarda corpo e piso das passarelas de madeira, além da cobertura do palco.Também serão reformados os banheiros, as coberturas de madeira dos quiosques e do Memorial dos Povos Indígenas.
A Seurb fez, ainda, a manutenção de toda iluminação pública no local. Foram identificados pontos das passarelas em que os refletores foram furtados e será feita a reposição.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário