sexta-feira, 5 de maio de 2017

Prefeitura inaugura Escola de Educação Infantil no Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 05/05/2017 14:52

  • / EDUCAÇÃO / 05/05/2017 14:52

    Agora o bairro dispõe de uma escola de tempo integral e pais poderão trabalhar com mais tranquilidade


Famílias do bairro do Tapanã podem se beneficiar da escola de educação infantil em tempo integral inaugurada pela Prefeitura de Belém na manhã desta sexta-feira, 05. A escola Municipal Elvira Sacramento Quadros fica dentro do Conjunto Bosque Araguaia e conta com estrutura moderna composta de quatro salas totalmente climatizadas, refeitório e playground. Esta é a primeira escola de educação infantil inaugurada no local e atenderá cerca de 150 crianças das comunidades Vitória e Bosque Araguaia.
O prefeito Zenaldo Coutinho e a secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame, inauguraram o espaço, definido pelo gestor municipal como “uma escola padrão para uma comunidade historicamente abandonada. Para atender os filhos daqueles e daquelas que precisam trabalhar e deixar os seus filhos em boas mãos”.
Durante visita ao espaço, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou também que a escola deve ser o encadeador de bons exemplos para as futuras gerações, por isso mais do que uma boa estrutura, a Semec tem investido em bons profissionais, como a homenageada da vez, professora Elvira Sacramento Quadros - falecida em 2005 -, considerada um exemplo de profissional e ser humano.
“Elvira Sacramento Quadros foi mais do que uma professora, foi uma mulher com grande envolvimento comunitário, que teve uma vida voltada para a educação infantil. Por isso, é nossa homenageada aqui no Tapanã”, explicou a secretária Municipal de Educação, Rosinéli Salame.
O filho de Elvira, Eldeni Sacramento Quadros, de 29 anos, fuzileiro Naval, participou da inauguração do espaço e ficou emocionado com a homenagem prestada à mãe. “É algo inesperado, uma homenagem assim é uma honra. E tenho certeza que minha mãe ficaria extremamente satisfeita não só com a homenagem, mas também com a escola que tem uma estrutura de primeira linha e vai beneficiar toda a comunidade”, disse.
O educador de Trânsito e líder da comunidade Vitória, Max Leal, de 44 anos, é uma das centenas de pessoas beneficiadas. Max, que é avô de cinco crianças pequenas, conta que na época em que os filhos eram crianças tinha que levá-los para longe em busca de uma escola. Hoje, a certeza de que os netos poderão desfrutar dos avanços educacionais e estruturais no bairro gera uma alegria sem tamanho.
“Antes o que faziam aqui era serviço paliativo, não tinha algo concreto como uma escola, algo que traz resultados”, afirmou. “Meu neto de três anos, Breno, já está matriculado na escola e tenho certeza que terá mais oportunidades do que os meus filhos tiveram”, completou.
Para o líder da comunidade Bosque Araguaia, Luciano Reis, 35 anos, os benefícios da nova creche vão além da parte educacional. “Para quem conheceu o Bosque Araguaia antes e o vê hoje, é inacreditável a mudança. Com a creche, chegou também iluminação pública, pavimentação, limpeza de ruas, são benefícios muito grandes para a nossa comunidade que é muito carente”, destacou.
Foram 15 postes de iluminação em concreto, com lâmpadas brancas, implantados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), atendendo a rua principal da comunidade e o entorno da escola. “Infelizmente tem muita marginalidade aqui no bairro, e tenho certeza que isso vai ajudar a diminuir os índices de violência”, declarou Luciano Reis.
Na ocasião, o prefeito anunciou que nos dias 17, 18 e 19 de abril, o bairro do Tapanã receberá a terceira edição do programa “Prefeitura no Bairro”, que leva todos os órgãos e entidades da administração municipal para ouvir e atender a comunidade no próprio bairro com serviços de cidadania, saneamento, saúde, mobilidade urbana, e muito mais. “Isso é algo em que sempre acreditei e repito, a comunidade tem que ser ouvida porque é ela quem sente os problemas e pode sugerir as soluções”, finalizou Zenaldo Coutinho.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário