sexta-feira, 19 de maio de 2017

Prefeitura no Bairro encerra com mais de 11 mil atendimentos, no Tapanã

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/05/2017 14:04

  • / 3ª EDIÇÃO / 19/05/2017 14:04

    Um dos serviços que recebeu grande procura da população foi o da Semob que realizou mais de 700 atendimentos só nos dois primeiros dias


Encerrou nesta sexta-feira,19, com mais de 11 mil atendimentos, a terceira edição do programa "Prefeitura no Bairro", realizado no Tapanã, que recebeu serviços de cidadania, saúde, educação e mobilidade urbana entre muitos outros oferecidos por mais de 20 orgãos da administração municipal. A dona de casa Jamylli Silva, de 30 anos, foi uma das atendidas pela ação. Ela chegou ao local no início da manhã levando a pequena Yara, de 1 ano e 9 meses, para tomar vacina e aproveitou para pegar informações sobre o cadastro único, através do qual pretende se inscrever nos programas de assistência social. “Foi muito bom para o bairro. Trazer todos esses serviços para um único espaço facilita muito a nossa vida. Eu acho maravilhoso”, afirmou Jamylli.
Para a assessora comercial Rosiane Oliveira Pinto, 44 anos, que mora há 14 anos no bairro do Tapanã, o Prefeitura no Bairro foi também oportunidade de aproximar ainda mais o trabalho da gestão municipal das necessidades da população, já que o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve no local no primeiro dia de programação para ouvir as demandas da comunidade do bairro.
“Acho uma iniciativa maravilhosa, pois para que as coisas funcionem acho que é muito bom que a prefeitura escute a população, para saber do que estamos precisando”, declarou Rosiane, que aproveitou o último dia da ação para vacinar o gato Filipe, de 4 meses, contra raiva. “Esse período de três dias de evento é ideal, porque dá tempo pra gente vir e fazer tudo o que tem que fazer. Muitas vezes não temos acesso a alguns serviços, por causa da distância, e reunir tudo isso aqui foi muito bom”, ressaltou.
Atendimentos – Uma das novidades desta edição foi a presença do curso Cozinha Brasil, uma parceria da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que levou orientações sobre educação alimentar, nutricional e como evitar desperdício de alimentos.“Procuramos a cada edição trazer novidades, fechar novas parcerias, para que consigamos atender várias ‘pendências’ da comunidade em único evento. Por exemplo, outra novidade desta edição é que também contamos com atendimentos de um oftalmologista”, destacou a coordenadora do Prefeitura no Bairro, Nazaré Costa, titular da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep).
Um dos serviços que recebeu grande procura da população foi o da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que realizou mais 700 atendimentos só nos dois primeiros dias de ação. Entre eles, emissão de cartão passe fácil estudantil e sênior, passe especial para deficientes físicos e credencial de estacionamento.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também teve muito trabalho no Tapanã, atendendo cerca de 450 pessoas por dia com a parte de educação ambiental, além de realizar serviços de poda de árvores e limpeza em quatro praças do bairro. A distribuição de 600 mudas ornamentais (da espécie dracena) também chamava a atenção das pessoas.
“É muito importante o contato das pessoas com as plantas neste processo de educação ambiental. Para que aprendam a cuidar do meio ambiente, preservar, é preciso dar um pontapé inicial com iniciativas aparentemente simples como essa e que funcionam”, enfatizou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabrício Dias.
Enquanto isso, na parte da saúde, as consultas médicas chegavam a mais de 100 por dia. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou também serviços de orientação sobre tuberculose e hanseníase, testes rápido de HIV e Sífilis, avaliação em saúde bucal, imunização de adultos, cães e gatos, entre outros serviços. Apenas nos dois primeiros dias foram mais 200 adultos vacinados contra febre amarela, difteria, tétano e tríplice viral, e quase 300 cachorros e gatos imunizados com a vacina antirrábica.
De acordo com a coordenadora da ação, Nazaré Costa, a programação vêm se firmando como um grande sucesso, e não só pela grande procura do público – foram mais de 25 mil pessoas atendidas nas duas primeiras edições, no bairro de Águas Boa, distrito de Outeiro, e Águas Lindas. “O prefeito de Belém esteve presente no evento, os secretários também, então acredito que mais do que serviços, o Prefeitura no Bairro traz essa oportunidade das demandas serem feitas diretamente aos gestores, o que é maravilhoso”, avaliou.
A próxima edição do Prefeitura no Bairro será na Cabanagem, no período de 31 de maio a 2 de junho.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário