domingo, 7 de maio de 2017

Programação especial marca reabertura do Parque Atalaia

2017-05-04 15:14:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto do Parque Atalaia
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
A visitação será permitida apenas às pessoas vacinadas pelo menos há 15 dias
O Parque Municipal Atalaia continua sendo opção perfeita para quem quer se divertir, aprender um pouco mais e ficar pertinho da Mata Atlântica, sem precisar ir muito longe do perímetro urbano de Macaé. O parque será reaberto para visitação, nesta sexta-feira (5), e vai contar com programação especial a partir das 14h. A entrada será permitida apenas às pessoas vacinadas contra a febre amarela há pelo menos 15 dias.
De acordo com o biólogo Alexandre Bezerra, responsável pelo parque, será cobrado o comprovante de vacinação e, no momento, por motivos preventivos, não serão realizados agendamentos a grandes grupos e também acampamentos educativos. "Aos poucos vamos voltar com a programação completa e a população será informada. É bom lembrar que, mesmo a pessoa vacinada contra a febre amarela, é necessário utilizar o repelente", pontua.

A programação especial de abertura começa, às 14h, com a inauguração do viveiro de mudas raras da Mata Atlântica, do Projeto Resgatando o Passado, Semeando o Futuro! No sábado (6), às 9h, acontece o mutirão de pintura e, às 14h, a oficina de "Nós" de acampamento. Às 15h, oficina de construção de cestos artesanais. Para encerrar, no domingo (7), às 9h, acontece um aulão de yoga, do projeto Domingo no Parque. As atividades são abertas ao público.

- O diferencial do projeto Resgatando Passado, Semeando o Futuro, da Guarda Ambiental, é priorizar o salvamento das espécies raras que estão entrando em extinção. É um projeto de grande importância para a conservação da mata atlântica - destaca Alexandre Bezerra.

O Parque Atalaia permaneceu fechado, desde março, quando o primeiro caso de febre amarela foi confirmado em Casimiro de Abreu. A equipe de vacinação da Prefeitura de Macaé intensificou atuação na serra, sobretudo nos arredores do parque. Nenhum caso da doença foi confirmado na cidade e atualmente, o município tem cerca de 170 mil pessoas imunizadas contra a doença.

Parque - O Parque Atalaia é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 235 hectares na região serrana de Macaé. Possui quatro trilhas: Córrego Atalaia (captação de água), com percurso de 1.413 metros; Figueira Branca (mirante), com percurso de 810 metros; Cachoeira do Salto, com percurso de cinco quilômetros e Científica, com percurso de 1.950 metros.

Imunização - Quem ainda precisa ser imunizado contra a febre amarela deve procurar a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para cadastro. Para realização do cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência. No caso de não haver ESF perto de casa, procurar a Casa da Vacina, Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário