sexta-feira, 19 de maio de 2017

Restaurante Popular completa dois anos com 1,4 mil refeições diárias

2017-05-19 10:09:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
um senhor dentro do restaurante com uma bandeja com comida na mão
Foto: Bruno Campos
Local oferece alimentação de qualidade a R$ 1
O Restaurante Popular de Macaé, localizado no bairro Aroeira, segue como modelo de assistência social que garante acesso à alimentação de qualidade e nutritiva com o preço acessível à população: R$ 1. Em julho, o local completa dois anos, oferecendo 1,4 mil refeições diárias com o cardápio baseado no programa de auxílio ao trabalhador, que fica em torno de 40% das necessidades energéticas de um adulto.
De acordo com a nutricionista do restaurante, Taís dos Santos, o menu é composto por salada, guarnição, algum tipo de proteína, além de suco e sobremesa. "Sempre nos preocupamos em introduzir alimentos saudáveis, por isso, optamos por assados e grelhados. Também utilizamos uma quantidade mínima de sal e açúcar e procuramos inserir frutas como sobremesa. As refeições garantem, pelo menos, metade dos nutrientes que um adulto necessita por dia", pontuou.

Foi o que destacou Francisca de Paula, de 68 anos. Diabética e hipertensa, a aposentada necessita de alimentação balanceada para levar uma vida saudável. "Almoço no Restaurante Popular todos os dias, desde a inauguração. Não tenho condições financeiras para fazer comida em casa. Essa alimentação daqui me faz bem, é saudável e contribui para manter a minha saúde em dia", disse a moradora do condomínio Bosque Azul.

O Restaurante Popular conta com uma assistente social que realiza pesquisa de qualidade e orientação. "Além da alimentação saudável, algumas pessoas necessitam de ajuda para dar prosseguimento a trajetória de suas vidas. Todos os dias realizamos cerca de 20 encaminhamentos a órgãos responsáveis. Os locais mais acionados são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Aroeira e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)", ressalta a assistente social, Rosângela Alves Aguiar.

O coordenador do Restaurante Popular, Carlos Eduardo Noronha, informa que, diariamente, cerca de 40 pessoas, encaminhadas pelo Centro Pop - local de acolhimento específico para cidadãos em situação de rua -, almoçam gratuitamente no restaurante. A iniciativa também prevê gratuidade às crianças de até 10 anos, recebendo, em média, 100 por dia.

- O Restaurante Popular utiliza cerca de três toneladas de alimentos por semana. Também nos preocupamos em incluir o beneficiário em datas comemorativas. Na Semana Santa, por exemplo, oferecemos peixe. No Natal, bacalhau. São 160 lugares sentados e a espera demora em torno de 20 minutos. Quem tiver vontade de repetir a refeição, basta entrar na fila novamente - pontua Carlos Eduardo Noronha, acrescentando que 30 profissionais trabalham no local para receber bem o público.

O Restaurante Popular é uma parceria entre Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Direitos Humanos e Acessibilidade e Lojas Maçônicas do município.

O restaurante fica na Rua Gastão Henrique Schueler, 153 - Aroeira. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 10h45 às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário