quarta-feira, 17 de maio de 2017

Temer é gravado dando aval a suborno para manter silêncio de Cunha

AFP / EVARISTO SAO presidente brasileiro, Michel Temer, em Brasília, em 12 de maio de 2017
O presidente Michel Temer foi gravado pelo empresário Joesley Batista dando seu aval a um esquema para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, preso na Operação Lava Jato, noticiou o jornal O Globo nesta quarta-feira.
Temer teria se reunido no dia 7 de março com Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, que contou ao presidente que pagaria a Cunha e a seu operador, Lúcio Funaro, ambos na prisão, em troca de seu silêncio.
A revelação sacudiu o cenário político brasileiro.
Segundo a reportagem, Temer respondeu a Joesley Batista: "Tem que manter isto". O presidente também sugeriu ao empresário falar com o deputado federal do PMDB Rodrigo Rocha Loures, seu homem de confiança, para ajudá-lo em outro assunto, relacionado a uma disputa entre o grupo frigorífico JBS e a Petrobras em análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
"Posso contar tudo a ele [Rocha]?" - pergunta Joesley Batista na gravação, e Temer responde: "Tudo", revela o jornal.
Segundo O Globo, Joesley e seu irmão Wesley firmaram um acordo de delação premiada em troca da redução de penas.
O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre o tema, e tanto a Procuradoria Geral da República como o Supremo Tribunal Federal declararam carecer de informações sobre o caso.
Alguns gritos de "Fora Temer" foram escutados no Congresso no final das atividades do Congresso nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário