terça-feira, 13 de junho de 2017

Alemanha, Portugal, Chile e México; favoritas à Copa da Confederações

AFP / GERARD JULIENO goleiro da seleção alemã, Bernd Leno
Alemanha, Portugal, Chile e México partem como favoritas para a Copa das Confederações, que começa no sábado e é o termômetro para a Copa do Mundo de 2018, enquanto a Rússia precisa tirar as incógnitas sobre a capacidade de organizar o grande evento.
No dia 14 de junho de 2018, a Rússia vai se tornar o centro das atenções com o apito inicial do Mundial. Um ano antes, a Copa das Confederações vai permitir tirar as primeiras conclusões sobre o grau de preparação do país, antes da inédita Copa do Mundo no leste europeu.
Entre os principais desafios estão organizar um evento de escala mundial, ao mesmo tempo em que os atentados terroristas se multiplicam, atrair torcedores de todo mundo a um país que teve sua imagem desgastada nos últimos anos, e provocar que o campeonato desperte interesse no público local.
Além disso, as autoridades locais terão que redobrar esforços para controlar os torcedores organizados locais, que entraram no centro das atenções por conta das brigas com os "hooligans" ingleses, na Eurocopa de 2016.
O primeiro jogo da competição vai ser em São Petersburgo, no sábado, entre Rússia e Nova Zelândia. As outras três sedes serão em Moscou, Cazan e Sochi, e a final no dia 2 de julho.
- Low aposta pelo time 'B' -
Rússia (anfitriã), Nova Zelândia (campeã da Oceania), Portugal (campeão da Europa) e México (vencedor da Copa de Ouro 2015) estão no grupo A.
Na chave B, a Alemanha (campeã do Mundo), Chile (campeão Copa América), Austrália (campeã da Ásia) e Camarões (campeão da África) tentam as duas primeiras colocações, que dão acesso às semifinais.
A saturação do calendário futebolístico mundial provocou alterações no formato da competição, criada em 1992 sob o nome de Rei Fahd. Até hoje, o torneio não se firmou e a Fifa estuda substituí-la por um Super Mundial de Clubes, segundo a imprensa especializada.
"Não ficarei triste se não ser realizada em 2021", confessou Joachim Low, técnico alemão muito crítico ao elevado número de jogos. Low optou por convocar um time repleto de jovens e sem nenhum jogador chave, com apenas três representantes do grupo campeão na Copa do Mundo do Brasil (Julian Draxler, Matthias Ginter e Shkodran Mustafi).
- Ronaldo, em plena forma -
A presença de um time "B" alemão abre as portas para Portugal, que vem de um título surpreendente na Eurocopa de 2016, liderado por Cristiano Ronaldo em excelente forma. CR7 levou o Real Madrid o terceiro título da Liga dos Campeões nos últimos quatro anos, além de conquistar o Campeonato Espanhol e ser o grande favorito para o quinto prêmio Bola de Ouro.
"Há um ano, disse que Portugal ia para a Eurocopa para vencer. Disse que não éramos favoritos, mas que éramos candidatos à vitória. Hoje tenho a mesma confiança", indicou o técnico Fernando Santos.
Com a mesma firmeza está o Chile, atual bicampeão da América. "Se vamos para o Mundial, podemos vencer", revelou o técnico Juan Antonio Pizzi, que vai para a Copa das Confederações com as principais peças da geração dourada do país, Claudio Bravo, Arturo Vidal e Alexis Sánchez.
As preocupações do técnico passam pelo gol, já que Bravo ainda não se recuperou de lesão muscular e pode desfalcar o time na estreia, domingo, contra Camarões.
México também entra como candidato para levantar a taça, conquistada em 1999. Sobrevivente do título, Rafa Márquez é o capitão do grupo, que conta com os irmãos Dos Santos, Jonathan e Giovani, Carlos Vela, Marco Fabián e Chicharito Hernández.
A Rússia, em busca de um time que anime os torcedores, Camarões, Austrália e Nova Zelândia correm por fora e buscam escrever sua própria página na história da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário