sábado, 10 de junho de 2017

Área da Reserva Biológica da União é ampliada

2017-06-09 15:06:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Mapa
Foto: Arte anexa
Macaé passa a ter 11,55% de área na Reserva Biológica da União
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o governo federal publicou decreto que amplia a Reserva Biológica da União, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nos municípios de Macaé, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras em, aproximadamente, 5.178 hectares. Com a mudança, a área da reserva passa dos atuais 2.548 para 7.756 hectares. O objetivo é assegurar a proteção e a recuperação de remanescentes da mata atlântica e formações associadas, e da fauna típica que delas depende, em especial do mico-leão-dourado.
Com a ampliação, segundo divulgou o Instituto Chico Mendes, o município de Casimiro de Abreu passa a ter 63,77% (4.953,43 ha) da área total da Reserva, seguido de Rio das Ostras com 24,68% (1.917,24 ha) e Macaé com 11,55% (897,13 ha).

- Além dos benefícios ambientais, com a extensão, os município poderão pleitear o aumento no repasse do ICMS Ecológico junto ao governo do estado do Rio de Janeiro, o que ampliará também a sua arrecadação - destacou o representante da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé no Conselho Consultivo da Reserva Biológica da União, Alexandre Bezerra.

O responsável pela Reserva Biológica União e presidente do conselho consultivo da Reserva, Whitson José da Costa Júnior, ressaltou a a importância da atuação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica da União.

- A incansável luta para aprovação da ampliação da Reserva levou seis anos para se concretizar. Não temos dúvidas que deixaremos um importante legado para a proteção de nossa biodiversidade, bem como para a melhor qualidade de vida de todos os seres dessa região, incluindo a espécie humana. A área ampliada é fundamental para a conservação de nossa biodiversidade, mas ela é igualmente importante para a manutenção dos serviços ambientais que ela nos presta, principalmente o recurso hídrico, que é abundante na área e que já serve a uma grande parcela da população de Casimiro de Abreu, Macaé e Rio das Ostras - pontuou Whitson José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário