sábado, 17 de junho de 2017

Belém comemora o "Dia da Gastronomia Sustentável" das Nações Unidas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 16/06/2017 13:17

  • / 18 DE JUNHO / 16/06/2017 13:17

    Susane Rabelo gerencia o restaurante Toró junto com o marido Wagner Vieira


Neste domingo, 18 de junho, é celebrado o “Dia da Gastronomia Sustentável” instituído pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) como forma de reconhecer a gastronomia como uma manifestação das diferentes sociedades associada à diversidade natural e cultural do planeta. E, neste final de semana, dias 17 e 18, a Prefeitura de Belém realiza o Festival "Belém Ilhas e Sabores" no Complexo Ver-o-Rio, e entre os participantes, tem um que sabe bem sobre o assunto sustentabilidade.
O restaurante “Toró” traz uma pegada sustentável com viés ecológico desde a escolha do nome. “Chuva forte, que acontece no inverno amazônico. Essa é uma condição ambiental e de origem indígena, por isso resolvemos unir o conceito ecológico com o nosso linguajar”, explicou Susane Rabelo, que gerencia o restaurante junto com o marido Wagner Vieira.
Para o "Belém Ilhas e Sabores", o casal criou o prato "Risoto Toró", desenvolvido com os princípios do empreendimento que usa insumos orgânicos e agroecológicos, todos oriundos do Pará. “A mistura é boa, vai desde arroz cateto orgânico, ao queijo de búfalo do Marajó com camarão e cachaça de jambu. Esse prato faz parte da nossa biodiversidade”, afirmou Wagner.
Ainda segundo Wagner, o evento será uma oportunidade para que os profissionais da área mostrem a criatividade. E eles farão isso contemplando à data oficial da ONU. “Nós tivemos essa responsabilidade de mostrar também essa questão sustentável que o empreendimento prega. Estaremos valorizando o que nosso Estado tem, temos diversos ingredientes diferentes e precisamos usá-los”.
O festival "Belém Ilhas e Sabores" marcará o encerramento do circuito gastronômico Brasil Sabor, também realizado no complexo do Ver-o-Rio. A programação inclui palestras, aulas show, e a presença de todos os restaurantes que participaram do Brasil Sabor.
Em 2015, Belém foi eleita a Cidade Criativa da Gastronomia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) junto com outras 17 cidades no mundo.
Gastronomia Sustentável - Na resolução da ONU, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU – para o desenvolvimento sustentável. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, e ainda fortalece a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.
Com a realização do Brasil Sabor, que visa destacar ainda mais o grande potencial do turismo regional, o projeto de gastronomia sustentável pretende promover alimentos orgânicos como eixo central, mas cercado de outros recursos que trarão incentivos para a chegada e permanência de turistas, e com isso, sensibilizar a comunidade sobre a importância e o cuidado do meio ambiente, buscando uma alimentação mais saudável através de informações, valores e procedimentos que podem auxiliar para a sustentabilidade de determinados locais.
Texto: Karla Pereira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário