sexta-feira, 16 de junho de 2017

Comemorações do padroeiro e do aniversário da cidade

Celebrações começam quinta-feira, 15, e prosseguem até dia 25, com programação religiosa, cultural, esportiva e recreativa.
Por: Maurício Barreto
São João da Barra comemora, entre os dias 15 e 25 de junho, o padroeiro São João Batista. No período dos festejos acontecem, também, as celebrações de Corpus Christi, na quinta-feira, 15, e do aniversário de 167 anos de elevação à categoria de cidade, no sábado, 17. Uma ampla programação religiosa, cultural, esportiva e recreativa foi elaborada por meio de parceria entre a Irmandade de São João Batista e a Prefeitura.
Na quinta-feira, 15, início a partir de 6h da visitação aos tapetes na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Às 15h, abertura da barraca da Irmandade e, às 17h, missa de Corpus Christi e abertura do Novenário do padroeiro, seguida de procissão eucarística de Corpus Christi. Na chegada da procissão, show com a Banda Dom Divino no coreto da praça da matriz. Sexta-feira, 16, missa pelo segundo dia do Novenário, às 19h, e show, às 21h, com Benedito Melo (Gambazinho), no coreto da matriz.
No dia do aniversário da cidade, sábado, 17, solenidade de hasteamento da bandeira às 9h, seguida de entrega de certificados de alistamento militar. Às 10h, missa na igreja matriz e o tradicional Desfile Cívico, às 11h, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Na parte esportiva, após o desfile, competição de caiaque e de natação no Rio Paraíba do Sul, com largada e chegada no Cais do Imperador. Às 15h, Tarde do Pagode com o grupo Free Samba.
Na noite de sábado, prossegue a programação religiosa pelas celebrações em homenagem a São João Batista, às 19h, com missa. Pelo aniversário da cidade, reabertura às 18h30 do Cine Teatro São João, que recebe as sessões solenes de outorga da Medalha do Mérito “Barão de São João da Barra”, com Executivo Municipal homenageando a senhora Irene Assis Barbosa, e da Medalha do Mérito “Barão de Barcelos”, sendo agraciado pelo Legislativo o ex-vereador Antônio de Azevedo Viana, além da entrega de títulos de cidadão sanjoanense. Fechando a noite, às 22h, Show com a banda Samba Hits, no coreto da praça da matriz.
Domingo, 18, às 9h, missa dominical e, às 10h, carreata conduzindo o quadro com a efígie do padroeiro São João Batista até a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona.  Às 15h, 9° Passeio ciclístico do padroeiro. Na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, às 18h30, acontece a abertura da exposição “João Oscar – Historiador da Escravidão”, com Sarau de música e poesia. A programação religiosa prossegue às 19h, com missa pelo quarto dia do Novenário. A noite de domingo tem, ainda, a apresentação cultural ImproRiso, às 20h, e show com Anderson Santos e banda no coreto da praça matriz, às 22h.
Segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, às 19h, missa pelo quinto e pelo sexto dia do Novenário. Também na terça-feira, às 20h, exposição “Cine Teatro - 11 anos”, e Cine Clube “A Cabana”, ambos no Cine Teatro São João. Na quarta-feira, 21, missa às 19h pelo sétimo dia do Novenário. Às 20h, Café Literário “Circuito Junino”, no Centro Cultural Narcisa Amália. Na quinta-feira, 22, às 19h, missa pelo oitavo dia do Novenário. A partir das 20h, acontece o Desfile de Noivas, com organização de Nelcimar Pires e Luiz Fabiano Machado.  Às 21h, show com a banda Barca do Forró, com os organizadores convidando todos a comparecer vestidos a caráter para a realização de uma grande quadrilha da comunidade. Às 23h, Show com a Banda Mistura Louka no coreto da praça matriz.
 Na sexta-feira, dia 23, acontece a esperada procissão fluvial do padroeiro São João Batista, com saída às 15h de Atafona e sendo recepcionada no Cais do Imperador pela Irmandade, pelos acordes da Banda União dos Operários e por devotos. Na sequência, levantamento do mastro com a bandeira do padroeiro na praça da matriz. Às19h, missa de encerramento do Novenário e procissão do Sagrado Coração de Jesus no entorno da praça da matriz. Às 20h, Show de Calouros no coreto da praça matriz e, em seguida, XVIII Festival de Quadrilhas Juninas, na Praça São João Batista. A banda TB-6 será a atração da noite, subindo ao palco às 23h. À meia-noite, festiva acolhida pelo dia maior de São João Batista.
O dia do padroeiro, 24 de junho, começa com alvorada festiva, às 6h. No mesmo horário, tem início a programação esportiva, com a pesca do maior robalo vivo no Rio Paraíba do Sul (Cais do Imperador). Às 8h, tem corrida rústica nas categorias elite e local masculino e feminino. Às 9h, atletismo (100m e 4x100m). Às 11h, largada em Atafona da competição de barco a vela, com chegada no Cais do Imperador. A partir das 12h, ciclismo nas categorias feminino, local, master C, master B e elite.
A missa solene em comemoração ao padroeiro São João Batista acontece às 10h, na igreja matriz, celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. A tradicional procissão do padroeiro será às 18h, acompanhada por acordes da Banda 2001 e por devotos. Na chegada da procissão, com participação especial do cantor Dom Américo saudando a imagem do padroeiro com hinos.
O dia de homenagens ao padroeiro São João Batista tem, ainda, tarde recreativa às 14h, abertura e premiação do concurso fotográfico “Prêmio João Batista Rocha”, no Centro Cultural Narcisa Amália, às 16h, com realização do Porto do Açu – Prumo Logística. Um dos momentos mais esperados dos festejos, o show com o cantor Elymar Santos acontece às 22h. Na sequência, mais música com Dom Américo e seus Comparsas. A programação será encerrada no domingo, 25, com o XX Encontro de Academias, na Praça São João Batista, às 20h, e show da cantora Janine Gaia e banda, às 22h. 
Abaixo a programação completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário