segunda-feira, 19 de junho de 2017

Espaço revitalizado pela Prefeitura de Belém foi palco de evento gastronômico

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/06/2017 08:22

  • / VER-O-RIO / 19/06/2017 08:22

    O militar Jean Santos e os filhos Caio e Marjorie aprovaram a reforma do Ver-o-Rio. No fim de semana, foram conferir o encerramento do Festival Belém Ilhas e Sabores.


Um público superior a cinco mil pessoas e a valorização da cultura gastronômica local foi o saldo de dois dias do Festival Belém Ilhas e Sabores, ocorrido neste fim de semana, nos dias 17 e 18, promovido pela Prefeitura de Belém em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PA), no complexo Ver-o-Rio.
A programação gratuita marcou o encerramento do circuito gastronômico Brasil Sabor, que contou uma extensa programação incluindo palestras, aulas show e a presença de todos os restaurantes que participaram do evento.
De acordo com a representante do município no Festival Brasil Sabor, Cláudia Sadalla, além de o festival ter se tornado um evento ímpar que entrou para o calendário da cidade, contemplou o título que Belém recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Cidade Criativa da Gastronomia.
“O resultado foi excelente e superou todas as expectativas. Quando planejamos o encerramento para esta data, foi justamente para englobar o Dia da Gastronomia Sustentável, e Belém, que possui o selo, não poderia deixar de festejar, pois para a gente é uma dupla comemoração”, afirmou Cláudia.
Nos dois dias do Belém Ilhas e Sabores ocorreram varias apresentações musicais de artistas locais, além, claro, do circuito gastronômico que reuniu no mesmo espaço cerca de 30 restaurantes locais oferecendo diversos pratos com ingredientes típicos do Estado do Pará.
“Crianças, jovens e adultos, de diversos bairros de Belém estiveram neste evento, participando e curtindo toda a programação que montamos, porque além do gastroturismo, nossa proposta foi influenciar o turismo interno, ou seja, o paraense valorizando o que é nosso”, enfatizou Cláudia Sadalla.
A família dos aposentados Orlandina, 73 anos, e Lourival Ribeiro, 71 anos, fez questão de se reunir para aproveitar o domingo no evento. “Essa foi a melhor opção que tivemos para o final de semana. Curtir a família e comendo as delícias da nossa terra, ah, isso é bom demais. Eu amo meu Pará, e se ano que vem tiver de novo eu estarei aqui”, disse Orlandina. “As pessoas precisam valorizar o que é nosso, consumir nossas iguarias e saber difundir a gastronomia local”, completou Lourival.
O Brasil Sabor, evento que foi realizado durante um mês – a abertura oficial ocorreu na sede da Prefeitura de Belém, dia 17 de maio –, é um evento de porte internacional e tem o objetivo de valorizar os produtos e chefs do Estado através de uma programação extensa com workshops, feiras gastronômicas e pocket shows.
Para Fábio Sicília, representante da Abrasel, o evento foi além da expectativa, não somente pelo fluxo de pessoas, mas também pela diversidade de ideias que se manifestaram durante as palestras e circuitos gastronômicos. “Colocamos pontos de vistas divergentes, polêmicos e sem atritos, e mais 30 restaurantes para celebrarem e unirem suas brilhantes ideias. Esse foi um gran finale, e ano que vem certamente teremos mais restaurantes. E o Belém Ilhas e Sabores veio como uma identidade própria para chancelar o título que recebeu da Unesco, e obviamente para que as pessoas da cidade se apropriem disso e façam isso acontecer”, destacou Sicília.
Agricultura – O evento contou, ainda, com a participação de órgãos municipais que levaram para perto do público exemplos práticos do que é feito na rede municipal, como a agricultura familiar, de onde saem os produtos que deixam a merenda escolar da rede municipal mais nutritiva e saborosa e que garantiram à Prefeitura de Belém o prêmio “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).
A cozinheira Domingas Sousa, 57, foi uma das dezenas de pessoas que passou pelo estande da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e se encantou com as hortas feitas em barcos de miriti e em forma de mural, em canos de PVC. “Eu já acho o trabalho culinário fantástico, a prova disso é o fato de tirar meu sustento por meio da produção de comidas, mas ver que a Prefeitura está fazendo isso como forma de incentivar as crianças a se alimentar bem é fantástico. Além de ser uma forma de tirá-las da ociosidade, naquelas horas vagas está incentivando elas a produzir seu próprio alimento, igual era feito no meu tempo de escola”, lembrou. “Eu já fiz tanta pergunta, que vou até preparar uma horta dessas (suspensa) na entrada da minha casa”, afirmou.
Lazer e entretenimento em um único espaço
Além do sabor, criatividade e inovação que deram o tom para o Festival Belém Ilhas e Sabores, outra grande realização marcou o final de semana: a inauguração do Ver-o-Rio, que passou por revitalização nos últimos meses. A ação contou com o esforço das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além da empresa Ocrim Produtos Alimentícios.
O diretor industrial da Ocrim, Rui Zanard, reiterou a importância da parceria público-privada para beneficiar a população. “Quem ganha com isso é sempre quem vai usufruir do espaço. E o principal de tudo é que além dessa revitalização, a Prefeitura está com uma estrutura que vai funcionar de forma correta, ou seja, com manutenção permanente, trazendo novas formas de esporte, lazer e cultura para a população”.
Entre as melhorias do espaço estão a recuperação das calçadas de pedras portuguesas, do piso de concreto e das passarelas, com reforma do guarda corpo e piso de madeira, assim como a recuperação das coberturas em madeira dos quiosques e o minipalco. Além disso, foram realizados serviços de pintura geral do espaço, reforma de banheiros, bancos e playground, instalação de lixeiras e manutenção de toda a iluminação pública da área, com reposição de luminárias, postes e refletores.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, falou da parceria para a revitalização do complexo turístico e disse que “mesmo que mesmo que a capital paraense tenha hoje a menor receita por habitante perante as demais capitais brasileiras, mas isso faz com que se tenha parcerias com governo do Estado, governo Federal e empresas privadas. Com isso, nós estamos devolvendo os recursos da população de Belém a ela mesma, de maneira democrática e transparente”.
A família do militar da Aeronáutica Jean Santos, 40 anos, aprovou as obras no espaço, principalmente na área do playground. “É notória a diferença deste lugar, que além de ter ficado com uma aparência muito boa, com áreas limpas, reformadas, está repleto de seguranças, isso é fundamental para qualquer família que tira o dia para o lazer. É muito bom saber que o poder público está dando este feedback para a sociedade”, declarou.
Quem também tirou o domingo para relaxar e escolheu o Ver-o-Rio como opção foram as irmãs Nice e Meire França. “Apesar de ser de Belém, a gente está vindo aqui pela segunda vez, e achamos que está muito bonito, agradável para passear e desestressar. A paisagem ajuda muito, mas a sensação de estar em um lugar que te traga segurança é essencial – dá até para tirar selfies sem medo de expor o celular”, disse Meire.
Texto: Karla Pereira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário