terça-feira, 20 de junho de 2017

Prefeitura garante apoio ao tradicional arrastão do Arraial do Pavulagem

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 18/06/2017 18:32

  • / JUNHO / 18/06/2017 18:32

    Arraial do Pavulagem arrasta centenas de pessoas pelas ruas do centro da capital até a Praça da República


A manhã deste domingo, 18, foi tomada, mais uma vez, pelo colorido nas ruas da avenida Presidente Vargas e pela coreografia ensaiada na Praça da República pelas dezenas de pessoas que integram o batalhão do Arraial do Pavulagem.
Encantada com o espetáculo, a estudante Roseane Lopes foi uma das centenas de pessoas que acompanhou o cortejo, contudo, ela estava lá pela primeira vez assistindo e tentando acompanhar os passos ensaiados do grupo. “Precisamos curtir e incentivar a nossa cultura. Quem bom que o Pavulagem traz essa raiz paraense”, disse a estudante ao som do refrão “Estrelinhas tão cintilantes, que é pra todo mundo ver”.
Ao final do cortejo, o Arraial do Pavulagem se apresentou no palco montado próximo ao Theatro da Paz, pela Prefeitura de Belém, que ofereceu além da estrutura do palco o som para a realização dos tradicionais shows da banda.
Na última semana, representantes do grupo reuniram-se com o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e com a presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Eva Franco. Na oportunidade, Zenaldo Coutinho assegurou apoio ao evento oferecendo a estrutura necessária para os próximos domingos que houver o arrastão. Para Zenaldo, o Arraial do Pavulagem faz parte da cultura paraense e do calendário de festividades da capital. “A Prefeitura de Belém vai garantir além da estrutura de palco, banheiros químicos, cercas de proteção e apoio operacional”, destacou.
Eva Franco, presidente da Fumbel, acrescenta afirmando que “é preciso a integração de diferentes órgãos para a realização do evento, importante no cunho cultural e identidade cultural da região”.
“Com a presença dos agentes públicos, colaborando com a organização do evento, encerramos o arrastão de hoje da melhor maneira, com o nosso show no palco montado na praça”, comentou Júnior Soares, coordenador do Arraial do Pavulagem.
O apoio da prefeitura levou às ruas a presença de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob); a fiscalização das Secretarias de Economia (Secon) e Ordem Pública; a limpeza na praça e entorno da Secretaria de Saneamento (Sesan) e segurança da Guarda Municipal de Belém, que contou com o efetivo de 30 guardas, duas viaturas e duas motos da Ronda da Capital (Rondac). Policiais militares também garantiram o apoio à segurança dos brincantes até o final do show.
“Estou comemorando hoje meu aniversário de 65 anos. Peguei uma sombra aqui perto do palco para curtir melhor o show”, festejou a aposentada Marli Pinheiro. “Da escadinha até aqui, a praça, vi muitos guardas municipais e policiais militares, isso chama a população, pessoas de família que só querem dançar e cantar com o Pavulagem”, ressaltou a aposentada.
Pavulagem
O Arrastão do Boi Pavulagem é o cortejo que representa a quadra junina, uma das festas mais populares da cultura brasileira, em que são homenageados os santos católicos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, respectivamente em 13, 24, 29 e 30 de junho.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário