terça-feira, 20 de junho de 2017

Usuários de ônibus começam a utilizar o Terminal São Brás

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 19/06/2017 16:29

  • / TRANSPORTE / 19/06/2017 16:29

    Regina Costa gostou do conforto da parada e era só alegria ao usar o Terminal São Bras


Nesta segunda-feira, 19, os usuários de ônibus que circulam por São Brás perceberam uma movimentação diferente. Com a inauguração do Terminal São Brás, já é possível chegar até o Tapanã, Maguari, Tenoné, Cordeiro de Farias e Jardim Sideral com integração via BRT, pagando uma única passagem. O terminal também passa a abrigar a parada de linhas de Icoaraci e Outeiro que seguem até São Brás e retornam ao seu destino de origem.
O Terminal Mangueirão era o destino do funcionário público Raimundo Dias. Ele aguardava o ônibus BRT dentro do Terminal São Brás, com todo o conforto, nas primeiras horas de funcionamento. “Eu vim do Mangueirão para cá, resolvi algumas coisas pessoais, e agora estou voltando da mesma forma. É a primeira vez que uso o BRT e estou gostando muito!”, disse.
Quem quiser ir para Outeiro e Icoaraci também pode acessar o Terminal São Brás. Lá agora fica abrigado o ponto de embarque e desembarque de passageiros das linhas Icoaraci - São Brás - Paracuri I, Icoaraci - São Brás - Paracuri II, Itaiteua - São Brás e Outeiro - São Brás, cujos usuários podem também integrar com o ônibus BRT pagando uma única passagem e seguindo rumo às avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, ou integrando a um dos conjuntos e bairros citados acima no Terminal Mangueirão.
A doméstica Regina Costa tinha como destino Outeiro e estava empolgada em aguardar pela linha dentro do Terminal São Brás. “Eu indo sentada no ônibus é melhor ainda”, comemorava. Mais desconfiado, o autônomo Nerivaldo Oliveira buscava informações para saber como chegar a Outeiro. “Sei que ainda está em teste e estou tentando entender direitinho, porque esse é o caminho que faço todos os dias”, disse.
Não são só os usuários que têm que se acostumar com as novidades do sistema implantado pela Prefeitura de Belém. Para o motorista de ônibus Abimael Oliveira, da linha Icoaraci-São Brás, as mudanças vieram melhorar a circulação dos ônibus, mas é preciso virar hábito. “Quando saí da garagem já sabia da novidade, mas precisei chegar aqui para entender por onde o ônibus entra, por onde sai... Melhorou muito, porque a gente não precisa mais parar no sufoco do lado de fora, o usuário paga antes de entrar no ônibus, então melhora o embarque e desembarque dos passageiros e desafoga o trabalho do cobrador também. Enfim, fica melhor para todo mundo", disse o motorista, que trabalha no sistema de transporte há sete anos.
“Ao inserir as linhas de Outeiro e Icoaraci no Terminal São Brás estamos dando a esse usuário que mora nos distritos mais dignidade e conforto, porque antes eles  aguardavam os ônibus em paradas sem estrutura alguma, à mercê da chuva e do sol. Também é uma forma de eles se acostumarem a circular pelo Terminal, porque em uma segunda etapa da integração esses ônibus só irão desembarcar passageiros no Terminal Mangueirão, e a ligação com São Brás será exclusivamente via ônibus BRT. Até lá ele já estará habituado com a novidade”, explicou Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém - Semob, que estava com a equipe de educação e apoio operacional orientando os usuários no local, inclusive sobre os novos pontos de travessia. “Nosso maior teste será neste mês de julho, quando calculamos cerca de 7 mil usuários com destino a Outeiro e Icoaraci aos finais de semana, e que usarão o Terminal São Brás como ponto de partida para o veraneio”, completou Gilberto Barbosa
Texto: Esperança Bessa
Foto: Fernando Sette - Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário