sexta-feira, 7 de julho de 2017

Alvará online simplifica processo de abertura de empresas

2017-07-07 13:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoa acessando computador
Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom
Sistema informatizado integra órgãos públicos envolvidos no registro de empresas
A abertura de uma empresa em Macaé está mais ágil e simplificada. Com o Alvará online, o processo pode ser finalizado em cinco dias. A formalização é realizada no Sistema de Registro Integrado (Regin) da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, reduzindo custos e tempo. O interessado em abrir uma firma no município deverá acessar o site www.jucerja.rj.gov.br, mas também haverá um link no portal da prefeitura indicando o caminho virtual.
O primeiro passo é cadastrar usuário e senha e, em seguida, verificar a viabilidade de abertura do negócio ao preencher alguns dados. O Regin é um sistema informatizado que integra órgãos públicos envolvidos no registro de empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e prefeituras. O principal objetivo é desburocratizar e simplificar os processos de atividades econômicas no município relativos aos alvarás de funcionamento.

O sistema reúne esforços de órgãos públicos municipais como as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Fazenda (através da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas), Mobilidade Urbana, Ambiente, e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária.

Outros - Para pessoas autônomas, a orientação é realizar o cadastro no protocolo geral da Prefeitura de Macaé, na avenida Presidente Sodré, 534, Centro. Já os microempreendedores individuais (MEIs) podem fazer o registro na Casa do Empreendedor, situada à Rodovia Amaral Peixoto s/nº, na Barra de Macaé. É necessário levar cópias dos documentos de identificação e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário