sexta-feira, 7 de julho de 2017

Casa da criança completa um ano com 8 mil atendimentos mês

2017-07-07 10:13:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Atendimento é direcionado ao público de 0 a 19 anos, com 11 especialidades médicas, além de outros serviços
Especializada em atendimento pediátrico, a Casa da Criança e do Adolescente de Macaé completa um ano este mês. A unidade, localizada na área central, está preparada para prestar um serviço eficaz para crianças. Por mês, são realizados uma média de 8.500 atendimentos.
A Casa da Criança e do Adolescente atende um público de 0 a 19 anos, e possui 11 especialidades médicas, além de serviço social, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia respiratória e fonoaudiologia, além de serviços como os testes da Linguinha e da Orelhinha, exames de eletrocardiograma e raio x e farmácia para dispensação de medicamentos.

A diretora técnica da unidade, Jalnéia Ferreira Assis, lembra que a Casa da Criança e do Adolescente ainda abriga programas como o Centro de Referência do Adolescente, Anemia Falciforme, Follow Up, Reabilitação em Neuropediatria, Catan, acompanhamento dos bebês microcefálicos e o Polo de aplicação de benzetacil em gestantes adolescentes para tratamento da sífilis.

O trabalho desenvolvido conta, ainda, com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do curso de medicina. Os alunos de medicina e os residentes de pediatria da Secretaria de Saúde fazem o treinamento na unidade.

A moradora do bairro Fronteira, Daniele Moura Fernandes, mãe de Júlia, 12 anos e Lucas Emanuel, 4 anos, já frequentava o setor de ambulatório da unidade desde quando o espaço abrigada o serviço de emergência. "O atendimento era bom e agora ficou melhor, pois temos vários especialistas num mesmo local. Meus filhos viviam com crises respiratórias, mas com o acompanhamento mensal do alergista, pediatra e nutricionista eles melhoraram", disse.

Para o aprimoramento da qualidade do atendimento, a direção da unidade vem implementando diversas medidas. Uma delas é a mudança no horário e dias de marcação de consultas. Para o mês de agosto, os pais devem procurar a unidade na última quarta-feira de julho para agendar consultas nas especialidades de cardiologia, dermatologia, alergistas, teste da linguinha e da orelhinha. Já nas especialidades gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia e nefrologia, o agendamento será na última quinta-feira do mês e para pediatria, na última sexta-feira. Todas as marcações devem ser realizadas a partir das 14h.

A coordenadora da Casa da Criança, Fernanda Daflon, ressalta que todas as consultas são previamente agendadas e a marcação para a especialidade médica é necessária apresentação de encaminhamento, exceto pediatra.

A mãe de Lucas, 10 anos, e Yasmin, 9 anos, Josinete Maria Flor da Roza foi à unidade pela primeira vez, após indicação de amigos. "Vim indicada por amigos que me falaram que o atendimento era bom. E é mesmo. Os profissionais são atenciosos, examinam as crianças com calma e carinho. A estrutura também é muito boa", contou.

Josinete acrescentou que algumas especialidades médicas como neurologia pediátrica, cardiologia e pneumologia são difíceis de encontrar na rede privada e a prefeitura oferece. "Com certeza vou voltar para atendimento com o neurologista e tenho certeza que seremos bem recebidos novamente", disse.

Endereço: Rua Franciso Portela nº 91, Centro. Telefones: (22) 2757-3363 e 2765-2976. Horário de Atendimento: 7h às 17h

Serviço:

* Centro de Referência do Adolescente (CRA) - Atendimento de adolescentes de 10 a 19 anos

* Anemia Falciforme - Suporte a crianças e adolescentes com doença falcêmica

* Follow UP - Acompanhamento dos bebês prematuros de 0 a 2 anos

* Reabilitação em neuropediatria - Atende crianças e adolescentes de 2 a 16 anos de idade cronológica que apresentam diagnóstico clínico de problemas neurológicos crônicos, disfunção neuromotora, lesão do plexo braquial, paralisia facial, mielomeningocele, atrasos neuropsicomotores e/ou alterações no desenvolvimento motor.

* Catan - Equipe especial de alimentação e nutrição

* Acompanhamento dos bebês microcefálicos

* Polo de aplicação de benzetacil em gestantes adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário