quinta-feira, 13 de julho de 2017

Campanha de Prevenção de Queda nos Idosos é prorrogada

Com o sucesso e a adesão à Campanha de Prevenção de Queda nos Idosos, em todo município de Casimiro de Abreu, a Coordenação de Fisioterapia da Secretaria de Saúde prorrogou até o dia 13 de julho as atividades de orientação, que haviam encerrado no dia 29 de junho. Nesta quarta, dia 05, fisioterapeutas da Prefeitura foram ao Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, na sede do município, levar o tema da campanha.
Ao final, uma das fisioterapeutas, Rívian Leite Florindo, emocionou a todos cantando com sua sobrinha para os idosos.

“No dia 10, próxima segunda-feira, uma equipe irá ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Assistência Social, em Barra de São João, às 14h, para levar a campanha à idosas atendidas no projeto Renovar, que reúne mulheres da terceira idade em diversas atividades artísticas e recreativas. No dia 13, próxima quinta, será vez dos idosos na unidade de saúde ESF do bairro Palmital, no distrito”, informou Tiane Barbosa, coordenadora da Fisioterapia.
A campanha foi realizada durante todo o mês de junho em todas unidades de saúde ESF do município. Com o tema “Cair de maduro é pra fruta!”, fisioterapeutas também ensinaram exercícios simples que podem ser feitos em casa para fortalecer o corpo e treinar o equilíbrio.
Alguns sinais, como a diminuição da visão e tontura, muito comum depois dos 65 anos, podem indicar que o idoso precisa de cuidados. Sempre que perceberem algum sintoma diferente é importante informar a equipe de atenção básica da Secretaria de Saúde, que faz o acompanhamento e está sempre orientando as famílias.
As quedas são consideradas um problema sério entre os idosos. Pesquisas mostram que cerca de 30% deles com 65 anos ou mais caem uma vez ao ano. A lesão acidental é a sexta causa de morte entre os idosos de 75 anos ou mais e a queda é responsável por 70% desta mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário