sábado, 8 de julho de 2017

Estudantes visitam Parque dos Pássaros

Foto: Ákilla Ribeiro
A aluna Júlia Vieira, do quarto ano da Escola Nilton Balthazar, pegou um livro para ler no final de semana
Foto: Ákilla Ribeiro
Os estudantes também participaram de oficinas de sobre compostagem
Foto: Ákilla Ribeiro
Os alunos se encantaram com apresentações de malabares do artista Edér Veríssimo
Foto: Ákilla Ribeiro
Os alunos começaram a tarde com vídeos e esquetes de teatro que relatavam a importância da preservação ambiental
Na tarde desta quinta, dia 6, alunos da Escola Municipal Nilton Balthazar tiveram uma programação muito especial no Parque dos Pássaros, em Jardim Mariléa. O evento “Passarinhando”, parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente e Universidade Federal Fluminense (UFF), trouxe boas práticas de sustentabilidade por intermédio de rodas de conversas sobre reciclagem, passeios guiados, oficinas circenses e workshop sobre compostagem. 

Os estudantes começaram a tarde no Auditório do Parque, com vídeos e esquetes de teatro que relatavam a importância da preservação ambiental. Em seguida, se aventuraram em um passeio guiado pelas trilhas do local e se encantaram com apresentações de malabares do artista Edér Veríssimo. 

O artista ensinou a garotada a confeccionar malabares com material reciclado e divertiu os pequenos visitantes com suas manobras. “Foi muito divertido aprender a jogar as argolas e os malabares. Estou pegando o jeito, tem que treinar muito. Adoro circo”, afirmou Christian Albernaz. 

GELADEIRA-BIBLIOTECA – Os alunos que visitaram o Parque dos Pássaros também participaram da inauguração de mais uma Geladeira-Biblioteca, iniciativa que visa incentivar a prática da leitura entre crianças e adolescentes. 

A geladeira vai permanecer no local para que os estudantes de todas as escolas da Cidade possam consultar seus livros. A aluna Júlia Vieira, do quarto ano da Escola Nilton Balthazar, pegou um livro para o final de semana. “Estou ansiosa para ler toda a história. Temos muitas opções”, comemorou. 

“Os estudantes podem levar as publicações para casa e também doar exemplares. Para nós, que somos alunos de Produção Cultural da UFF, é incrível poder dar acesso à leitura a tantas crianças e jovens, de todas as idades. A Geladeira- Biblioteca será um importante ponto de socialização”, ressaltou Natália Tarouquela, aluna do curso. 

Ao final do dia, os estudantes também participaram de workshop sobre compostagem - com a ONG Maré - e de piquenique. 

PARCERIAS - O Parque dos Pássaros deve receber outras edições do Projeto Passarinhando no segundo semestre deste ano, com mais atividades focadas em boas práticas de sustentabilidade. “Todas as ações são no sentido de aproximar a universidade do público. Queremos ajudar a criar o hábito da leitura. E, para os alunos de Produção Cultural, organizar eventos como o Passarinhando traz um importante aprendizado. Eles atuam da concepção do projeto a sua execução”, destacou o professor Ernani Viana Saraiva. 

Tatá Costa, coordenador de eventos do Parque dos Pássaros, destacou a importância do Projeto Passarinhando. “A Secretaria do Ambiente está se aproximando de outras instituições do Município, para fornecer atividades lúdicas e de conscientização ambiental para a população. A parceria com a UFF é fundamental para este trabalho”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário