quinta-feira, 6 de julho de 2017

Instituições de Ensino visitam Parque Atalaia

2017-07-05 11:36:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
pessoas com uma faixa onde está escrito projeto bike carolina, no parque atalaia
Foto: Diego Juvêncio
Diversidade de fauna e flora encanta visitantes
O Parque Municipal Fazenda do Atalaia continua sendo local escolhido por professores e estudantes de instituições de ensino, como universidades e escolas, para estudos, observações e trabalhos de campo. Depois da visita realizada na semana passada, a professora de Engenharia Civil da área de ambiente e saneamento, Beatriz Rohden Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus-Macaé, pensa em parceria entre a universidade e o parque.
É que 26 alunos do curso estiveram na região para conhecer o parque e ter uma aula prática da disciplina "Planejamento Ambiental". "A visita foi muito importante para que seja feita parceria, que já existe com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem), cujos alunos fazem pesquisa no parque. Nosso objetivo é levar esse ambiente aos futuros engenheiros, numa parceria inédita para que eles usufruam desse contato, com consciência da dificuldade em se manter e preservar um parque como esse", diz a professora.

Os estudantes realizaram trilhas no Parque Atalaia e pretendem desenvolver projetos de sinalização turística e ambiental. A bióloga do Parque Atalaia, Elisângela Sossai, disse que esta visita foi importante porque aproximou o parque das universidades, proporcionando experiência aos estudantes que fazem trabalho de campo e maior conhecimento científico como bagagem para o parque.

Projeto Bike Carolina


Também ocorreu no final de junho visita de 10 ciclistas do Projeto Bike Carolina, da Escola Municipal Carolina Curvelo (Trapiche), em participação no Projeto 'Resgatando o Passado e Semeando o Futuro', desenvolvido pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. Este consiste na coleta de sementes e produção de mudas da Mata Atlântica, tradicionalmente exploradas pelos colonizadores, como Jatobá, Cedro, Tabebuia e outras.

De acordo com a coordenadora do Bike Carolina, a professora de português, Rita Oliveira, que faz a gestão do projeto junto com o professor de Educação Física, Rodrigo Oliveira e o educador e porteiro, José Cláudio, o projeto visa renovar o conhecimento da história das plantas, trabalhar com Legislação e aumentar a qualidade de vida. "As sementes serão plantadas no entorno da escola", assegura.

Parque encanta visitantes

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei 1596/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), pela Lei 2563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.

Nele, há trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais são encontrados nessa unidade de conservação. O agendamento de visitas ocorre pelo e-mail: agendamento.atalaia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário