segunda-feira, 10 de julho de 2017

Macaé sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

2017-07-05 14:12:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de equipe de robótica
Foto: Arquivo Secom
Competição acontece neste sábado, na Cidade Universitária, das 8 às 18 horas
Macaé será sede da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (8), na Cidade Universitária, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita. Participam 52 escolas públicas e privadas de Macaé e Rio das Ostras. Deste total, 37 unidades são da rede municipal de Macaé, que detém o maior número de equipes em uma fase regional.
Os alunos vão participar de desafios com protótipos criados para soluções de resgate, tema da olimpíada deste ano. Na prova prática, cada equipe será responsável por robôs, desenvolvidos para enfrentar sozinhos vários obstáculos em uma pista de competição. Uma comissão de árbitros vai avaliar o desempenho dos estudantes.

A Expo Inovar será outra atração e vai mostrar a linha do tempo do programa #Inovareaprender com toda a trajetória que destaca Macaé como um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio na área da robótica educacional. Também será realizada a Feira do Jovem Empreendedor, que vai revelar potencialidades das escolas públicas e privadas.

Outra novidade será a "hackathon", maratona para desvendar inovações tecnológicas. Os alunos vão criar soluções de resgate junto às empresas parceiras do programa #Inovareaprender. A ocasião vai mobilizar jovens inventores, que terão a chance de criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos. O termo hackathon é uma combinação das palavras inglesas hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona).

Também haverá a exposição dos trabalhos produzidos pelos integrantes das 11 estações da rede municipal e do LabInovareaprender. O local, que funciona na Cidade Universitária, estará aberto para visitação e realiza cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas.

Mais etapas

Durante a regional serão escolhidos os representantes que melhor enfrentaram os desafios na arena. As equipes campeãs participam da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), prevista para o dia dois de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro. Para esta programação, serão conferidas medalhas de ouro, prata e bronze, prêmio extra para melhor estreante, escola pública e privada, além de premiações quanto aos quesitos robustez, inovação, elegância, dedicação e programação.

Após a fase estadual, os vencedores serão classificados para a etapa nacional da OBR, prevista para acontecer de 7 a 11 de novembro, em Curitiba. Nesta fase, os vencedores receberão medalhas. As melhores equipes da OBR 2017 vão disputar a categoria RoboCupJr Rescue Line, na RoboCup, competição internacional de robótica que vai acontecer em Montreal, no Canadá, em junho de 2018.

Robótica

Em Macaé, 1,2 mil alunos participam diretamente do programa #inovareaprender. Eles se dedicam aos trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário