quinta-feira, 6 de julho de 2017

Mosqueiro comemora 122 anos com festa na praça Matriz

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/07/2017 17:43

  • / BUCÓLICA / 06/07/2017 17:43

    Banda da Guarda Municipal de Belém deu o tom musical da festa de aniversário de Mosqueiro.


Queridinha dos belemenses devido às belas praias e à proximidade da capital, a ilha de Mosqueiro completou nesta quinta-feira, 06, 122 anos. E para celebrar o aniversário da ilha, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, promoveu uma programação especial, na praça Matriz, que começou ainda pela manhã com direito a parabéns, bolo, apresentação da banda da Guarda Municipal, jogos e muito mais.
O agente distrital da ilha, Benedito Cavallero, que é também cidadão mosqueirense - vive na ilha há 22 anos - destacou a importância da data para quem mora no local. “Dos 122 anos de Mosqueiro, 22 anos eu moro aqui. E sempre falo de Mosqueiro com muito orgulho, porque quando a gente fala da terra da gente, a gente fala com orgulho. Por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, a Prefeitura de Belém fez questão de festejar essa data, e conseguimos preparar um aniversário muito bonito com o apoio dos nossos parceiros e da população”, declarou.
O bolo em comemoração pelo aniversário do distrito tinha aproximadamente 6 metros e recheio de leite. A felizarda que ganhou o primeiro pedaço foi a manicure Alda Furtado, de 49 anos, que mora em Belém e tirou o mês de férias para aproveitar as praias do lugar.  “Eu gosto muito de Mosqueiro desde criança. Gosto das praias daqui, de vir passar o final de tarde na Vila, e pra mim é uma satisfação muito grande estar aqui hoje - durante o aniversário do distrito - e ter sido premiada com o primeiro pedaço do bolo”, afirmou sorrindo. Alda estava acompanhada da sobrinha Maria Sofia, de 9 anos, que também se deliciou com o bolo. “Tá uma delícia. Muito bom”, aprovou a menina. 
As veranistas Ilka Regina dos Santos, de 61 anos, e Lídia Américo dos Santos, de 62 anos, também participaram da festa. Elas que são cunhadas e moram, respectivamente, em Porto Velho e Rio de Janeiro, aproveitaram o mês de julho para reunir a família em Mosqueiro.“Eu sou de Belém, mas moro fora há 34 anos. O meu marido, que é carioca, ama Mosqueiro. Então a gente comprou uma casa aqui e aproveitou pra reunir a família”, explicou Ilka, que confessou não ter uma praia preferida no distrito. “Gostamos de todas, frequentamos todas. Isso aqui é uma maravilha”, completou.
Para garantir lazer e diversão para as famílias que estavam acompanhando a programação de aniversário da ilha, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) também levou para a praça Matriz o projeto “Brinca Belém”, que deixou à disposição da criançada jogos como tênis de mesa, vôlei e pintura. 
“Isso é apenas um aperitivo do que traremos durante o mês de julho pra cá. Estamos com uma programação enorme de jogos de verão, que já começou no domingo passado, com a Corrida do Sol, onde tivemos algo em torno de mil inscritos. Foi muito bonito, organizado, com o apoio da Guarda Municipal, da Semob, e da própria Agência Distrital. E a gente tá esperando um público muito grande nos próximos finais de semana. Queremos poder trazer diversão, entretenimento e muita qualidade de vida para Mosqueiro”, afirmou o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Wilson Neto.
A comemoração pelo aniversário de Mosqueiro segue até à noite com shows de Serginho Frade, Paulo Uchôa, Bruno Benitez e Cintia Melo e Banda. À meia-noite um show pirotécnico também está programado para completar a festa.
Operação Verão 2017 - De acordo com a Agência Distrital de Mosqueiro, a expectativa da Polícia Militar é de que a ilha receba cerca de 500 mil pessoas por final de semana, durante o mês de julho, e aproximadamente 250 mil pessoas durante a semana. 
Para garantir a viagem dos veranistas, a Prefeitura de Belém determinou o aumento da frota de ônibus urbanos com destino ao distrito neste segundo final de semana, a partir de sexta-feira. Ao todo serão 70 ônibus extras para Mosqueiro, 20 a mais do que no primeiro final de semana.
O mercado municipal da ilha também está abastecido para receber os veranistas e os moradores do local. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) reforçou a fiscalização nos mercados  da Vila, Carananduba, Chapéu Virado, Baía do Sol e na feira da ponte do Cajueiro, os mais procurados nesse período.
Quanto à segurança, a partir de hoje, 06, até o dia 02 de agosto, a Guarda Municipal de Belém estará com 110 agentes atuando diretamente no distrito. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) também realizou a instalação e substituição de lâmpadas e luminárias para o novo padrão, em cerca de 1800 pontos do distrito. Ainda estão previstos para a próxima semana a substituição de cerca de 50 refletores danificados em toda a orla.
Durante todas as sextas, sábados e domingos de julho, o coreto da Praça Matriz contará com a apresentação de grupos folclóricos e shows de artistas regionais. Durante a semana, a festa fica por conta de bandas gospel.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário