quinta-feira, 6 de julho de 2017

Projeto Vida Ativa promove atividades físicas

Foto: Mauricio Rocha
Antes das atividades, participantes como D. Therezinha aferiram a pressão arterial
Foto: Mauricio Rocha
Participantes fazem atividades físicas cheios de motivação
Foto: Mauricio Rocha
Grupo Vida Ativa e usuários se reunem todas as quartas-feiras, na Unidade
Foto: Mauricio Rocha
O alongamento também faz parte dos exercícios semanais
Moradores da comunidade do Âncora tiveram esta semana um dia de muito movimento e alegria na Clínica da Família. Nesta quarta-feira, dia 5, o grupo do projeto Vida Ativa promoveu mais uma manhã com prática de atividades físicas para os participantes. Acompanhados por uma equipe multidisciplinar, fizeram ginástica, alongamento, com direito até a um café da manhã. 

De acordo com as informações da gerente da Clínica da Família, Fernanda Peres, o Grupo Vida Ativa foi criado em 2015 e retomou as atividades há quase dois meses. O projeto contempla pessoas de todas as faixas etárias. A unidade, que segue o modelo de Estratégia de Saúde da Família, conta com quatro equipes em uma área de abrangência que atende as localidades do Âncora, Village e Praiamar. 

O Grupo Vida Ativa atua uma vez na semana, sempre às quartas-feiras, a partir das 8h30, na Unidade. Para Fernanda Peres, é um trabalho muito gratificante, pois além de incentivar a prática de atividades físicas e promover saúde, tem a questão da socialização. 

“Os usuários, principalmente idosos, interagem com pessoas de outras idades. Isso é uma motivação a mais para eles, que se sentem acolhidos e bem cuidados. O reflexo disso vimos a cada abraço e palavras de carinho que recebemos”, destacou. 

A cada semana, antes de iniciar os exercícios, os participantes fazem a aferição da pressão arterial para saber se terão condições de fazer as atividades. Uma vez ao mês, o grupo também realiza teste de glicemia, e um médico da Rede Municipal de Saúde faz uma roda de conversa abordando temas variados, como alimentação, hipertensão, diabetes e outros. 

Therezinha Gomes Peixoto, de 79 anos, participa das atividades desde o ano passado e contou que agora se sente bem melhor fisicamente. 

“Sempre fui bem acolhida aqui. O grupo é muito bom e me sinto muito feliz em cuidar da saúde e fazer novos amigos”, afirmou. 

Sua nova colega, Maria Janete Miranda, que começou nesta quarta-feira, acrescentou: “É uma ótima oportunidade de me exercitar e manter a saúde em dia. Com certeza, pretendo continuar no grupo”. 

EQUIPE – Toda semana, as atividades contam com uma equipe multidisciplinar, com uma fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem e agente comunitário. O trabalho é feito com medicamentos, orientação de Educação e Saúde, e atividades físicas. 

Segundo a gerente da unidade, o agente comunitário tem um importante papel, pois ele que faz as visitas diárias nas comunidades e, consequentemente, a captação de pessoas para participar das atividades. 

“Entretanto, quando recebemos um morador de outra área de abrangência, não deixamos de atender. Fazemos o acolhimento, escuta e conforme a situação que se encontra, encaminhamos ao médico para uma avaliação. Mas a orientação é que pessoas de outras localidades procurem uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência”, completou Fernanda Peres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário