quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Brasil dá show e elimina Chile da Copa do Mundo 2018

AFP / Miguel SCHINCARIOLGabriel Jesus comemora gol contra o Chile, dia 10 de outubro de 2017, em São Paulo
Com a cabeça na Copa do Mundo, o Brasil mostrou porque é um dos favoritos para o torneio de 2018 ao vencer com autoridade o Chile por 3 a 0, nesta terça-feira, pelo jogo de despedida das eliminatórias sul-americanas.
Paulinho abriu o placar aos 9 minutos do segundo tempo, depois de aproveitar rebote de Claudio Bravo em cobrança de falta. Dois minutos depois, Gabriel Jesus ampliou. Na segunda etapa, o camisa 9 fechou a conta aos 46 minutos após receber belo lançamento de William.
Os comandados de Tite terminaram isolados na liderança da competição, com 41 pontos. Desde que o treinador assumiu o time há 12 rodadas, o Brasil não perdeu em partidas qualificatórias para o Mundial. Foram dois empates e impressionantes 10 vitórias.
Garantido na Copa, o Brasil queria se despedir com bom resultado diante da torcida. Já os chilenos precisavam de um bom resultado para não precisar depender de outros resultados para se classificar.
A situação era tanta que a presidenta chilena Michelle Bachelet compareceu ao Allianz Parque para apoiar o time. Mas nem a mulher mais poderosa do país conseguiu parar o ataque brasileiro.
Com a derrota e os resultados das outras partidas, o Chile acabou eliminado da Copa do Mundo e já pode pensar no planejamento para o Mundial do Catar, em 2022.
- Faltou o gol -
AFP / Miguel SCHINCARIOLNeymar durante jogo contra o Chile, dia 10 de outubro de 2017, em São Paulo
Tite foi à campo pensando em dar mais entrosamento para a equipe. A única alteração do time titular foi a entrada do goleiro Ederson no lugar de Alisson.
A primeira grande chance dos anfitriões veio aos 15 minutos. Paulinho aproveitou erro na saída de bola chilena e lançou Gabriel Jesus, que deixou Neymar na boa para abrir o placar. O camisa 10 bateu de esquerda em cima do goleiro Claudio Bravo e perdeu o gol.
O Brasil pressionava a saída de bola dos chilenos, roubava no meio de campo e tentava em velocidade com Neymar e Jesus. Mas os chilenos também usavam a marcação mais alta, separando as linhas de meio campo e ataque.
Muitas vezes, a canarinha precisava fazer ligação direta em bolas longas para o ataque. Numa delas, aos 38 minutos, Renato Augusto saiu livre pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Gabriel. O camisa 9 testou como manda o figurino, mas mandou em cima de Bravo, desperdiçando a segunda melhor chance da equipe.
- Ajudinha de Bravo -
No início do segundo tempo, o Brasil voltou com o mesmo time. Tite decidiu arriscar e voltar com Neymar e Philippe Coutinho, que levaram cartão amarelo na primeira etapa. Em caso de expulsão nesta rodada da eliminatória, os dois ficariam de fora da estreia do Mundial.
AFP / Miguel SCHINCARIOLGabriel Jesus no momento que faz gol contra o Chile, dia 10 de outubro de 2017, em São Paulo
Neymar começou bem, cobrando falta de longe e testando Bravo em defesa de dois tempos. Poucos minutos depois o Chile fez outra falta mais centralizada, porém mais distante. Desta vez quem foi para bola foi Daniel Alves.
O lateral direito encheu o pé de muito longe, Bravo bobeou e cedeu o rebote para Paulinho, que tocou no canto para abrir o placar, aos 9 minutos.
Dois minutos depois, Coutinho mostrou porque tinha que ficar em campo. O meia do Liverpool lançou Neymar de muito longe, o camisa 10 dominou e cruzou para o meio da pequena área, onde Gabriel Jesus precisou fazer o simples para empurrar para as redes e aumentar o pesadelo chileno.
Com o resultado garantido, Tite começou a fazer substituições pensando em testes. Colocou Fernandinho, para jogar ao lado de Casemiro, e tirou Neymar para experimentar Jesus jogando ao lado de Roberto Firmino. O atacante do Liverpool teve chance de fazer o seu, mas bateu em cima de Bravo.
Do outro lado, o Chile precisava do gol de qualquer maneira para conseguir a vaga, já que o resultado de Peru e Colômbia eliminava a geração dourada chilena.
No último lance do jogo, Bravo foi para a área na cobrança de escanteio. Depois da cobrança, a bola sobrou para William, que deu lançamento espetacular para Gabriel Jesus. O atacante do Manchester City recebeu livre e fechou a conta aos 46, tocando para o gol vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário