quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Crianças ganham estação do Bike Kids; outras duas serão inauguradas neste sábado

Publicada em 12/10/2017, às 13h20
Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Deyvison Longui
Com colaboração de Fabrício Faustini

Diego Alves
Inauguração da estação de bicicleta Bike Kids na praia de Camburi
Na manhã desta quinta-feira (12), as crianças ganharam a primeira estação do Bike Vitória Kids na praia de Camburi.
Diego Alves
Inauguração da estação de bicicleta Bike Kids na praia de Camburi
O prefeito Luciano Rezende destacou que o projeto incentiva o uso da bicicleta desde bem cedo para que se torne um hábito saudável.
No Dia das Crianças, os pequenos ganharam mais uma opção de lazer em Vitória com a inauguração do Bike Vitória Kids, na manhã desta quinta-feira (12). A estação de bicicletas está instalada na altura do Clube dos Oficiais, na praia de Camburi. Para animar a criançada, atrações como teatro infantil de boneco, recreação infantil e pula-pula. A solenidade de inauguração ocorreu ao lado do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
As demais estações estarão disponíveis já a partir deste sábado (14): uma em Jardim Camburi e outra na praça dos Namorados. As estações ficarão localizadas junto às já existentes e serão iguais, porém mais baixas. A rodinha das bicicletas será autorretrátil.
De acordo com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, durante a solenidade de inauguração, esta é mais uma conquista para a capital que incentiva o uso compartilhado e seguro de bicicleta, desde bem cedo, para que se torne um hábito saudável. Desta vez, enfatizou o prefeito, as crianças se beneficiam por terem bicicletas do porte adequado para que possam se locomover, brincar e dispor de mais este serviço que valoriza o espaço público e o contato com o meio ambiente.
“A ideia é desenvolver a autonomia da criança e acompanhar o seu crescimento. Assim, ela pode tirar sua bicicleta e usar da forma que se sentir mais segura, acompanhada pelos pais. Poucas cidades no mundo dispõem de um serviço tão dinâmico e tão útil à comunidade. Daqui a dois dias, Jardim Cambiri e Praia do Canto também contarão com o equipamento tão relevante à saúde”, destacou o prefeito.

Parceria

O cadastro já pode ser feito em nome dos pais ou responsáveis. Dessa forma, eles é que retiram as bicicletas. As regras de uso serão as mesmas já praticadas no Bike Vitória: tarifa, período de utilização e forma de retirar. A aquisição acontece pelos mesmos canais: aplicativo Bike Vitória, para celulares com plataformas Android e iOS, ou pelo site do Bike Vitória.
O sistema não tem custo para o município. Ele é bancado pelos parceiros da Prefeitura - Sicoob e Unimed Vitória -, e a tarifa paga pelos usuários é utilizada para manutenção das bicicletas. As bikes podem ser usadas por crianças de diferentes idades e tamanhos, já que os bancos e guidões são reguláveis, para atender a crianças de até 1,50m e 50 kg.
Diego Alves
Estação do Bike Kids na praia de Camburi
As estações do Bike Kids são mais baixas e ficarão localizadas próximas às já existentes.
Diego Aves
Inauguração da estação de bicicleta Bike Kids na praia de Camburi
As ciclistas do Bike Kids têm porte adequado para que as crianças possam se locomover, brincar e dispor de mais este serviço.

Prazer

Para o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, será uma oportunidade para que as crianças descubram desde cedo o prazer e a utilidade de andar de bicicleta. Uma iniciativa, segundo ele, que servirá para boas descobertas por parte das crianças com estímulo dos pais ou responsáveis e um hábito que levarão para vida toda.
"Precisamos pensar na mobilidade urbana considerando não apenas o veículo individual, mas também os outros modais, como o transporte público e a bicicleta. E chamar as crianças para que participem, é uma boa iniciativa que contempla também o uso humano do espaço público", avaliou.
Dicas para os pequenos
- Mantenha a calma e o bom humor, pois isso atingirá a criança, deixando-a mais motivada e segura; - Explique para a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez, e então repetir o movimento;
- Busque locais planos, amplos e sem obstáculos porque os pequenos, pouco a pouco, embalam e a sensação efetiva de conquista do equilíbrio vem justamente quando atingem uma pedalada mais longa, sem nenhum “pezinho” no chão;
- É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enrosco na corrente);
- A questão dos freios pode ser ensinada depois que for atingida a estabilidade no pedal, senão é muita informação de uma só vez;
- A criança pode cair. Reforce para a criança que ela está indo bem e explique novamente sobre os freios e sobre poder colocar os pés no chão.
Diego Alves
Inauguração da estação de bicicleta Bike Kids na praia de Camburi
Além de terem tamanho adequado para as crianças, as bicicletas contam com doninhas autorretráteis.
Diego Alves
Inauguração da estação de bicicleta Bike Kids na praia de Camburi
A solenidade de inauguração ocorreu ao lado do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) na praia de Camburi.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário