sexta-feira, 13 de outubro de 2017


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Bosque Rodrigues Alves oferece programação especial no Dia das Crianças

13/10/2017 09:28
A criançada ocupou o Bosque Rodrigues Alves, neste feriado do dia 12 de outubro, para curtir a programação em alusão ao Dia das Crianças. E a homenagem veio da forma que elas mais gostam, com brincadeiras, atividades e muita alegria durante todo o dia.
Atrativos não faltaram durante esta quinta-feira, para cerca de 7 mil crianças que compareceram ao Bosque Rodrigues Alves. Entre pinturas, apresentações teatrais, exposições e passeios de barco, Andrey Silva, de 9 anos, não teve dúvida. Escolheu todos. “Já fiz várias coisas. Andei de barco, pintei, já vi apresentação e agora vou me pintar. Crianças têm que brincar, se divertir e hoje estou me divertindo muito”, contou.
As atividades contaram com a parceria da Associação United States Brazil Exchange Alumni (Usbea-PA), que trabalha com foco no cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. Todos os anos o grupo promove o Dia do Voluntariado, que desta vez foi voltado especialmente para as crianças. 
“Nós trabalhamos com essas questões ambientais, de conscientização das causas do meio ambiente. Esse ano o tema do Dia do Voluntariado é ‘A arte de ser criança para um desenvolvimento sustentável’, ou seja, mostrar para elas como ser criança e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente. Além disso, teve pintura no corpo, no papel, exposição de brinquedos solares e muitas outras atividades”, explicou Leiliane Alves, uma das diretoras da associação.
Uma das atrações mais requisitadas foram os aparelhos que funcionavam com a luz do Sol. Em meio a muitos olhares curiosos, o integrante da associação Ailton Freitas tirava as dúvidas da criançada. “É como se não fosse mais necessária a luz elétrica convencional. O Brasil é um dos países do mundo com maior incidência de raios solares e facilitaria o uso dessa tecnologia”, afirmou.
Um dos que estavam atentos à explicação, já sabia o que fazer com as placas solares. “Eu ia poder ver televisão o dia todo sem gastar dinheiro? Eu quero isso aí”, comentou o estudante Wendel da Silva, de 13 anos. 
Depois de receber crianças durante todo o dia, com um total de mais de 11 mil pessoas passando pelo Bosque durante o feriado, a equipe técnica do local comemorou mais um evento de sucesso. “Nosso objetivo era comemorar o dia delas e ensinar como se deve olhar para o meio ambiente. Temos certeza de que elas vão, cada uma para sua casa, alegres e sabendo um pouco mais. Não são coisas que se ensinam do dia para a noite, mas cada vez mais essas questões vão melhorar”, disse a pedagoga do projeto de educação ambiental do Bosque, Marla Frazão.
A declaração de João Vitor Azevedo, de 9 anos, ao final das atividades, comprova que iniciativas como a do Bosque, de ensinar crianças sobre a importância de se proteger o meio ambiente, funcionam: “Eu amo as plantas, o lugar que eu mais gosto é o Bosque. Nunca sujo nada, nunca tiro as plantinhas e estou desenhando aqui o próprio Bosque, para homenagear eles também”.
Serviço
Nesta sexta-feira, 13, o Bosque Rodrigues Alves estará fechado para limpeza e manutenção. O espaço reabre normalmente no sábado, 14, a partir das 8 horas.
Por João Alberto Rufino

Nenhum comentário:

Postar um comentário