sábado, 14 de outubro de 2017

Macaé se destaca no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

2017-10-11 11:12:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem de estudantes em sala de aula
Foto: Arquivo Secom/Juranir Badaró
Formações, conferências e seminários capacitam os profissionais dentro das exigências do MEC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido pelos governos estaduais, municipais e a União para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.
Macaé já cumpre a exigência no PNAIC desde o ano de 2010, com o objetivo de despertar no aluno da educação infantil a vontade de ler e escrever por meio da alfabetização e letramento. Profissionais da educação participam de capacitações sobre o pacto, tanto em Macaé, no Centro de Formação Carolina Garcia, como em seminários no Rio.

De acordo com a coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Eliana Salgado, são cumpridos os calendários de reuniões técnicas e os profissionais são capacitados com conferências, minicursos, seminários, tudo para dar suporte ao profissional para trabalhar dentro das exigências do MEC.

- Macaé avançou no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa por entender o significado da alfabetização plena que o MEC determina, com crianças produtoras de textos com autonomia e leitura fluente. Para isso temos que dar conta das diretrizes de aprendizados definidas para cada ano de escolaridade, explicou Eliana.

Onze formadores locais têm o compromisso de ir nas escolas da rede semanalmente para acompanhar a prática dos professores, em parceria com a equipe gestora das unidades escolares.

O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou que a formação é uma das ações da secretaria. "Estamos cumprindo o que prevê o Pacto Nacional de Educação, os alunos precisam cursar o quarto ano do Fundamental I lendo e escrevendo e prontos para adquirir outras competências que serão trabalhadas pelos professores", destacou.

De acordo com o secretário, Macaé já está cumprindo uma das responsabilidades do Pacto Nacional de Educação desde o inicio do primeiro semestre letivo, atendendo os professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental dentro da formação mensal. "Haverá também capacitação para os professores do pré-escolar da Educação Infantil, dando início às novas normas do PNAIC", definiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário