Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (11) - Fotos: Fernando Silva e Elssom Campos
Tomaram posse na tarde desta quarta-feira (11/10) três novos secretários da administração municipal de Maricá. O prefeito Fabiano Horta, em cerimônia solene realizada no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, empossou os novos secretários de Economia Solidária, Diego Zeidan Cardoso Siqueira, de Indústria e Portuária, Igor Paes Nunes Sardinha, e Políticas Inclusivas, Sheila da Silva Pinto.
O prefeito Fabiano Horta pediu compromisso dos novos secretários na construção de uma cidade mais humana, com uma gestão transparente. “Esse é um ato de natureza administrativa, mas com um simbolismo de natureza política muito forte porque nós estamos empossando uma dimensão nova de transformação em Maricá”, disse. E frisou o confronto que Maricá e as experiências que estão sendo produzidas no município em relação ao combate do capitalismo que exclui. “A missão do Diego é nos ajudar a construir uma referência nacional e internacional em economia solidaria e você chega com a absoluta convicção de que o receituário que Maricá vai seguir e tem seguido não é um alicerce fiscalista, monetarista onde as pessoas não estejam colocadas como prioridade. Recentemente você sofreu o preconceito das elites e eu queria simbolizar em você um compromisso nosso. Um compromisso com a juventude de Maricá”, completou Fabiano.
O novo secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, falou sobre seu entusiasmo e seus planos no comando da pasta. “Quero agradecer aos meus pais pela formação que eles me deram e que me permitiu estar aqui hoje. Obrigado Fabiano pela confiança, será um prazer contribuir pelo seguimento do projeto e é muito importante o destaque que a economia solidária está ganhando na cidade neste momento, porque é a economia solidária que vai permitir ao povo ascender de vida, e permite realmente fazer uma mudança social na cidade. Agora temos que fazer muita formação política, muita formação social e profissional para dar oportunidade aos jovens e a todos de ascender socialmente”, disse o jovem Diego.
Igor Sardinha traz a experiência de Macaé no ciclo do petróleo. O novo secretário da pasta de Indústria Portuária falou sobre sua experiência e a missão como secretário. “Sou de Macaé, norte fluminense. Hoje chego aqui orgulhoso pela confiança e disposto, com a experiência que tenho, a contribuir com essa gestão competente, com essa equipe e com essa base sólida construída com as administrações anteriores. É minha missão ajudar a Maricá a se tornar uma cidade geradora de empregos”, afirmou que tem a confiança do prefeito. “É muita satisfação estar aqui hoje trazendo para Maricá Igor Sardinha que é uma pessoa com uma capacidade propositiva, combativa e um senso crítico enorme. Igor chega aqui exatamente para fazer o debate, fazer a inserção social e econômica de Maricá. Eu sei da sua capacidade pessoal, politica e seu desafio vai ser ajudar Maricá no caminho do desenvolvimento, no caminho da inserção do ciclo de petróleo que faça com que a cidade guarde os elementos de justiça social e de transformação”, afirmou o prefeito.
A nova secretária de Políticas Inclusivas, Sheila da Silva Pinto, chega com a missão de transforma as vidas das pessoas. “Tem um discurso de natureza elitista neste país que exclui a possibilidade dos jovens, dos negros dos seguimentos sociais que historicamente sempre foram colocados no canto os impedindo de emergir como comandantes do seu próprio destino. E, quando gente como a Sheila que milita nas causas sociais de longa data e carrega esse simbolismo conquista esse lugar, para nos é muito além de gratificante, é a legitimação de que nós estamos construindo um processo social de inclusão”, explicou o prefeito.
Sheila da Silva Pinto se disse honrada em assumir a pasta e falou da necessidade de união para a realização de uma política de inclusão. “Este momento não foi construído sozinho. Nós queremos uma Maricá inclusiva, nós temos que pensar, elaborar as questões das políticas públicas nesta cidade com o coração e nós vamos fazer deste município um lugar inclusivo e a inclusão social perpassa por todas as secretarias deste governo, por isso, juntos vamos construir uma cidade melhor”, frisou Sheila.
Fabiano Horta aproveitou ainda para agradecer ao ex-secretário de Economia Solidária, André Braga. “Ao André Braga o meu agradecimento pela sua estada e pela a sua continuidade no nosso processo. A grande virtude de quem faz política para mudar o mundo é o desapego das circunstâncias e dos cargos. Registro aqui o nosso reconhecimento”, agradeceu. “O que nos uni e o que une esse governo é a perspectiva de continuar transformando a vida das pessoas”, finalizou.
O ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, aproveitou para agradecer a parceria e o ganho para Maricá com os novos secretários. “Eu quero agradecer ao meu camarada e meu irmão Fabiano Horta pela nomeação do Diego e pela nomeação dos novos secretários. Maricá ganha muito com a chegada da Sheila, do Igor e do Diego que vai dar continuidade ao excelente trabalho que já vinha sendo feito na secretaria de Economia Solidaria”, afirmou Quaquá.
A deputada Rosangela Zeidan aproveitou para reforçar as parcerias entre seu governo e a Prefeitura de Maricá. “Esse é um momento mais que emocionante para mim porque é o meu filho que está aqui, além da minha amiga Sheila e do meu grande amigo Igor. Todos os três trazem a luta da militância em transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais igualitária, mais tolerante e mais justa e o Diego assume desde cedo a veia, não só da politica, mas do questionamento da solidariedade”, frisou Zeidan.
A solenidade contou com presenças de lideranças políticas, vereadores e secretários de Maricá e Niterói, como o Secretário Geral e de Governo, Renato Machado, e a primeira dama do município, Rosana Horta.
Confira quem são os novos secretários municipais:
Diego Zeidan é o novo Secretário de Economia Solidária – Fotos: Fernando Silva e Elssom Campos
Secretaria de Economia Solidaria – Secretário Diego Zeidan Cardoso Siqueira – De 19 anos, é filho do ex-prefeito Washington Quaquá e da deputada estadual Rosangela Zeidan; casado com Laís Viegas e pai de Luiz, de 1 ano e 9 meses. Estudou nas escolas públicas municipais Ondina, Carlos Magno e Joana Benedicta. Fez o Enem e passou em primeiro lugar para o curso de administração na Universidade Federal Fluminense. É militante da juventude do PT de Maricá e tem desde criança uma intensa militância política no PT de Maricá.
Igor Sardinha assumiu a pasta de Indústria e Portuária – Fotos: Fernando Silva e Elsson Campos
Secretaria de Indústria Portuária – Secretário Igor Sardinha – Advogado, Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, pós graduado em Gestão Pública pela Unicamp/SP, ex-vereador do município de Macaé/RJ, duas vezes premiado como Vereador Destaque Nacional em 2011 e 2016 pela União dos Vereadores do Brasil. Militante social fundador da Organização da Juventude Responsável, responsável pelo Programa de Qualificação Gratuita que qualificou cerca de 2000 pessoas e do Programa de Alfabetização para jovens e adultos. Militante politico na região da cadeia do petróleo foi idealizador do “Movimento Parlamentar de Duplicação da BR 101” e do “Movimento Popular e Parlamentar Royalty não é privilégio.
Políticas Inclusivas será comandada por Sheila da Silva Pinto – Fotos: Fernando Silva e Elsson Campos
Secretária de Politicas Inclusivas – Secretária Sheila da Silva Pinto – É assistente social. Trabalhou com moradores em situação de rua e dependência química.  Também já atuou nas secretarias de Cultura e Economia Solidária desenvolvendo, além de projetos de música, o serviço de acolhimento, visita domiciliar e políticas de assistência.
Fabiano Horta destacou o compromisso dos novos secretários em transformas as vidas das pessoas – Fotos: Fernando Silva e Elsson Campos