quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Porto Seguro

Gosto   
 Facebook Twitter

Porto Seguro é um município histórico localizado no litoral nordeste brasileiro, na região sul do Estado da Bahia. Na sua capital com o mesmo nome, destaca-se seu Centro Histórico, conhecido como 'Cidade Alta', está declarada Monumento Nacional e é o lugar onde concentram-se as construções mais antigas do país, merecem especial destaque a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia e a Casa de Câmara e Cadeia. Além disso, como principal atrativo turístico destacam os bairros costeiros do Arraial D'Ajuda, Trancoso Cariaba, lugares com uma excelente infra-estrutura preparada para receber a grande quantidade de turistas que visitam a zona durante todo o ano. Atualmente Porto Seguro foi convertido em um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil.


HISTORIA PORTO SEGURO


A História de Porto Seguro remonta-se aos tempos antigos, quando foi habitada por tribos indígenas conhecidos como Tupis-guaranis desde a Era Cristã até o século XVI, assentaram-se em toda a zona pela sua estratégica situação, dividida por uma grande massa de Mata Atlântica e pelo Oceano Atlântico.

No começo do século XVI, no dia 22 de abril de 1500, o conhecido navegante Pedro Álvares Cabral que comandava a 'Segunda Armada da Índia' avistou terra, tratava-se do Monte Pascoal localizado ao sul do município. Era a maior frota que partia de Portugal na conquista da América, formada por 9 navios, 3 caravelas e uma pequena embarcação de mantimentos.

Ao chegar, os portugueses estabeleceram boas relações com os nativos, no ano 1530 uma das principais tribos, os Tupiniquins, se uniram a eles para proteger a zona dos constantes ataques inimigos, principalmente por parte dos franceses que se haviam aliados aos Tupinambás-Tamoios.

No ano de 1534 aconteceu um dos grandes momentos históricos do município, o Rei D. João III dividiu o Brasil em 15 Capitanias Hereditarias e Porto Seguro converteu-se em uma de suas sedes, foi conhecida como Capitania de Porto Seguro. Pouco depois foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Pena, atualmente Cidade Alta, e constroem seus principais edifícios e monumentos.

Os séculos posteriores foram momentos de grande desenvolvimento para todo o município. Suas terras férteis banhadas pelo Oceano Atlântico eram trabalhadas pelos seus habitantes e a pesca era outro dos recursos econômicos mais importantes. No século XVIII o Marquês de Pombal incorpora a Coroa a Capitania melhorando ainda mais sua situação.

Atualmente o município de Porto Seguro é um dos mais importantes e visitados do Brasil e o turismo converteu-se em sua principal fonte de renda. Os turistas são atraídos pelo seu rico Patrimônio Arquitetônico, declarado Monumento Nacional, e pelo seu maravilhoso ambiente rodeado de Mata Atlântica e com praias tirada de sonhos.

Além disso, merece especial destaque sua excelente infra-estrutura hoteleira, de lazer e serviços, Porto Seguro possui um dos complexos hoteleiros mais importantes do país que recebe todos os anos uma grande quantidade de turistas. Destacam os bairros do Arraial D'Ajuda, Trancoso e Cariaba, conhecidos pelos seus bons hotéis, bares, locais de agitação noturna e famosos restaurantes, onde servem os melhores pratos baseados principalmente em peixes e mariscos.

PASSEIO TURISTICO PORTO SEGURO


Cidade Histórica - Cidade Alta Porto Seguro é uma Cidade Histórica declarada Monumento Nacional no ano de 1973. Seu Centro Histórico, conhecido como Cidade Alta, é um lugar de parada obrigatório para todos os visitantes que chegam ao município. Foi um dos núcleos mais importantes na colonização do país e no seu ambiente destacamos seus belos monumentos e edifícios históricos, muitos deles recuperados na comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Mencionamos em especial a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena e a Casa de Câmara e Cadeia.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena A Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena está localizada na Cidade Alta, Centro Histórico da cidade, na Praça Pero Campo de Tourinho. Foi construída no século XVIII, sobre os restos de uma antiga igreja do século XVI, uma das igrejas mais antigas do país. Atualmente no seu interior, está a imagem de São Francisco de Assis do século XVI e o púlpito de madeira que está conservado desde sua origem.


Igreja Nossa Senhora da Misericórdia A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia foi construída na Praça Senhor dos Passos, Cidade Alta. Foi construída no final do século XVIII sobre os restos de uma capela anterior construída no ano de 1526, considerada a mais antiga do Brasil. No seu interior destacam-se as imagens barrocas do Cristo Crucificado e de Nosso Senhor dos Passos.


Igreja da Nossa Senhora do Rosário A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Igreja de São Benedito, foi construída a meados do século XVI pelos Jesuítas na atual Rua Dr. Antônio Ricaldi. Conserva a imagem de São Benedito. Nas suas imediações se encontram as ruínas da antiga Residência e o Colégio dos Jesuítas.


Marco da Posse - Marco do Descobrimento O Marco da Posse, também conhecido como Marco do Descobrimento, localiza-se no centro da Praça Pero Campo de Tourinho, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena. É um monumento de pedra que simboliza o poder da Coroa Portuguesa e era utilizado para marcar as terras conquistadas.


Casa de Câmara e Cadeia - Paço Municipal A Casa de Câmara e Cadeia, atual Paço Municipal, é um dos principais edifícios históricos do município de Porto Seguro, situado em um edifício de planta retangular e telhado de quatro águas, situado na Praça Pero Campos Tourinho, ao lado da Igreja matriz Nossa Senhora da Pena. Atualmente é sede do IPHAN, Instituto do Patrimônio Nacional, e abriga o Museu Histórico da Cidade, conhecido também como Museu do Descobrimento.


Museu do Descobrimento - Museu Histórico da Cidade O Museu Histórico da Cidade conhecido como Museu do Descobrimento está alojado dentro do Paço municipal, na Praça Pero Campos de Tourinho. No seu interior podemos encontrar interessantes coleções de móveis do século XVII e XVIII, além de numerosos documentos e objetos relacionados com a navegação e história do município.


Centro de Cultura de Porto Seguro O Centro de Cultura de Porto Seguro está situado na Rua Quinze de Novembro que tem como destaque o seu teatro.


Passarela do Álcool A Passarela do Álcool é uma das principais zonas turísticas do município de Porto Seguro e uma dos mais famosos cartões postais. Localiza-se no centro da cidade e estende-se por toda a Avenida de Portugal. Destacam suas lojas de artesanato e os numerosos restaurantes, bares e locais de animado ambiente noturno que podemos encontrar ao longo de todo o passeio. É o palco das principais festas que se celebram na cidade, destacamos o Carnaval como uma das mais importantes.


Farol da Marinha O Farol da Marinha foi construído no século XVI na Cidade Alta, para proteger as embarcações que aproximavam-se da costa.


Memorial da Epopéia do Descobrimento O Memorial da Epopéia do Descobrimento está localizado na Praia do Outeiro da Glória, a um quilômetro do centro da cidade. É uma área natural com mais de 20.000 m2 que abriga um interessante Jardim Botânico e a réplica da 'Nau Capitania', famosa embarcação utilizada por Pedro Álvares Cabral na sua visita ao Brasil.


Recife de Fora O Recife de Fora é um parque marinho protegido por lei, onde habitam numerosas espécies de corais, peixes coloridos, moluscos e tartarugas. Lugar propício para o mergulho.


Estação Veracruz A Estação Veracruz é a maior reserva particular de Mata Atlântica de todo o nordeste brasileiro. Localiza-se a 12 km de Porto Seguro e seus mais de 6.000 hectares formam um dos ecosistemas mais importantes do mundo.


Parque Nacional do Monte Pascoal O Parque Nacional do Monte Pascoal localiza-se a 150 km ao sul de Porto Seguro, estendendo-se por mais de 15.000 hectares de Mata Atlântica. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1961 e em todo o seu entorno habitam numerosas espécies de plantas e animais, muitos deles em perigo de extinção. Seu pico mais elevado é o Monte Pascoal, alcança os 536 metros de altura e foi o primeiro lugar visitado por Pedro Álvares Cabral na sua chegada ao Brasil. Conta com numerosas trilhas freqüentadas pelos amantes do sendeiro.


Parque Municipal Marinho do Recife de Fora O Parque Municipal Marinho do Recife de Fora está localizado a 5 milhas da costa. Foi criado no ano de 1997 e é uma área de conservação que ocupa por volta de 18 km2. No seu ambiente encontram-se a grande maioria das espécies de corais que existem em todo o mundo, onde habitam peixes, moluscos e tartarugas, lugar ideal para os amantes do sub marinismo.


Parque Nacional Pau Brasil O Parque Nacional Pau Brasil está localizado em Porto Seguro e é uma área de conservação fundada no ano de 1999 para proteger o rico eco sistema que existe ao redor do município.


Reserva Indígena da Jaqueira A Reserva Indígena da Jaqueira é um dos povoados habitado pelos índios Pataxós desde vários séculos, é um lugar sagrado e zona de rituais. Atualmente ainda existem famílias vivendo ali, que sobrevivem principalmente graças ao turismo. Os índios recebem os visitantes vestidos e pintados de gala, para representar suas tradicionais danças e rituais, também fazem objetos de artesanato que são vendidos no povoado.


Porto Night Porto Night é uma área de lazer famosa em Porto Seguro, onde localizam-se as principais 'Casas de Show' e barracas da cidade. Durante a noite existe uma grande festa em suas imediações e a dança e os espetáculos estão garantidos.


Arraial d´Ajuda - Distrito Turístico - Arraial D'Ajuda - Arraial d'Ajuda é um dos principais distritos turísticos do município de Porto Seguro, conhecido internacionalmente como 'Esquina do Mundo'. É uma bela Vila marinheira fundada no ano de 1539, em torno da Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda, e atualmente é o lugar onde estão localizados os melhores hotéis, bares, restaurantes e locais noturnos do município. Merece especial destaque suas praias, principal procura para milhares de turistas que à visitam todos os anos.


Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda - Arraial D'Ajuda - A Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda foi construída no século XVI pelos Jesuítas no Arraial d'Ajuda. Foi palco da Primeira Missa do Galo celebrada no Brasil e guarda uma interessante imagem da Santa, trazida de Portugal.


Paradise Water Park - Arraial D'Ajuda - O Paradise Walter Park localiza-se no distrito do Arraial d'Ajuda. É o maior parque aquático ecológico da América Latina.


Trancoso - Distrito Turístico - Trancoso - Trancoso é um distrito turístico do município de Porto Seguro, fundado pelos Jesuítas no século XVI e elevado a Vila a meados do século XVIII. Destaca-se pelas suas belas praias de areia fina e águas verdes, freqüentadas pelos amantes dos esportes náuticos.


Caraíva - Distrito Turístico - Caraíva - Caraíva é uma bela vila de pescadores localizada 70 km ao sul de Porto Seguro. Nas suas ruas é comum encontrar aos vizinhos índios de Barra Velha vendendo artesanato. Destacam-se suas belas praias paradisíacas e seus recifes de corais, principal procura para os turistas.

PRAIAS PORTO SEGURO


Playas Todo o litoral do município de Porto Seguro, estende-se ao longo de 90 km, está repleto de praias de extrema beleza caracterizadas por sua areia fina e branca e suas águas cristalinas de cor azul esverdeado. Existem praias para todos os gostos, desde as urbanas com todos os serviços necessários até as virgens freqüentadas pelos amantes da tranqüilidade e dos compridos calçadões. São visitadas pelos amantes dos esportes náuticos, destacando o mergulho, a Vela e o Surf como os mais praticados. Merece mencionar especialmente a praia do Espelho, conhecida também como Praia Curuípe.


Praia do Mutá - Porto Seguro


Praia Ponta Grande - Porto Seguro


Praia Rio dos Mangues - Porto Seguro


Praia Taperapuã - Porto Seguro


Praia Mundaí - Porto Seguro


Praia Itacimirim - Porto Seguro


Praia Curuípe - Porto Seguro


Praia Cruzeiro - Porto Seguro


Praia Apaga-Fogo - Arraial D'Ajuda


Praia Araçaipe - Arraial D'Ajuda


Praia d'Ajuda / Coqueiro - Arraial D'Ajuda


Praia Mucugê - Arraial D'Ajuda


Praia Parracho - Arraial D'Ajuda


Praia Pitinga - Arraial D'Ajuda


Praia da Lagoa Azul - Arraial D'Ajuda


Praia Taípe - Arraial D'Ajuda


Praia Rio da Barra


Praia dos Nativos


Praia dos Coqueiros


Praia Río Verde / Pedra Grande


Praia Ponta de Itapororoca


Praia Ponta de Itaquena


Barra do Rio dos Frades


Praia Jacumã


Praia Setiquara - Trancoso


Praia do Outeiro


Praia do Espelho / Curuípe


Praia Juacema / Satu


Praia Caraíva


Barra Velha - Caraíva



MAPA PORTO SEGURO


Nenhum comentário:

Postar um comentário