quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Trump insiste em sair do Nafta e defende 'acordos bilaterais'

AFP / Jewel SAMADTrump discursa na Assembleia Geral da ONU, em Nova York
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu, nesta terça-feira, em abandonar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), afirmando ser a favor de "acordos bilaterais", às vésperas do início da quarta rodada de renegociações do pacto.
"Eu acho que o Nafta terá que ser encerrado, se for para torná-lo bom. Fora disso, acredito que não é possível negociar um bom acordo", disse o presidente à revista Forbes sobre o tratado de 23 anos que aboliu as fronteiras aduaneiras entre EUA, México e Canadá.
Trump, firme defensor do protecionismo, comemorou ter tirado seu país do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês), que pretendia formar a maior zona de livre-comércio do mundo e que, segundo ele, era "uma versão de grande escala do Nafta" e teria sido "um desastre".
"Eu gosto de acordos bilaterais", resumiu.
"Você pode fazer deste jeito e fazer muito mais negócios. E se isso não funcionar com um país, você dá um aviso de 30 dias e renegocia, ou não", explicou.
Não é a primeira vez que Trump argumenta que os Estados Unidos deveriam sair do Nafta. Tampouco é a primeira vez que faz isso antes dos negociadores dos três países se sentarem à mesa para modernizá-lo, como começaram a fazer em agosto, em Washington.
Antes da segunda rodada, na Cidade do México, Trump tuitou que o Nafta "é o pior acordo comercial que já foi feito", acusando-o da perda de empregos americanos.
AFP / John SAEKI, Marimé BRUNENGOTratado de Livre Comércio Norte-americano
Os últimos comentários do presidente americano não só coincidem com a quarta rodada de renegociação do Nafta, que será realizada em Washington desta quarta-feira até terça, mas também com a visita do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.
O mandatário do Canadá vai a Washington nesta quarta e quinta-feira, durante a rodada que promete ser a mais espinhosa, com discussões sobre o comércio de madeiras de construção e laticínios entre estes dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário