quinta-feira, 12 de outubro de 2017

UFRJ abre dez vagas para Macaé em Mestrado de Educação em Ciências e Saúde

2017-10-11 10:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Imagem da fachada da Cidade Universitária
Foto: João Barreto
Cidade Universitária abriga cursos da UFRJ em Macaé
O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou edital com 10 vagas para turma de Mestrado que terá aulas em Macaé, em 2018, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS). As inscrições estão abertas até o dia 5 de novembro, conforme informações no edital nº 629 de retificação ao edital 558, disponibilizados no site www.nutes.ufrj.br/mestrado.
Os interessados podem solicitar a inscrição junto com a documentação necessária até o último dia, somente por e-mail, e terão a inscrição efetivada os candidatos que cumprirem todas as exigências das três etapas do processo. O e-mail para solicitar a inscrição é pos-grad@nutes.ufrj.br, com cópia para coordenadorppgecs@gmail.com, com os anexos descritos no edital. No titulo da mensagem deverão constar "Processo de Seleção Mestrado 2018" e o "nome do candidato". Só valerão os e-mails recebidos pela comissão do processo seletivo até às 23h59 do último dia da inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer às vagas direcionadas à cidade do Rio de Janeiro ou à cidade de Macaé. As vagas abertas para Macaé foram distribuídas da seguinte forma: seis para ampla concorrência, duas reservadas para cotas, uma para candidatos estrangeiros e uma vaga para servidores do quadro ativo permanente da UFRJ nas carreiras de docentes ou técnico-administrativos em Educação, conforme o Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ).

Para o caso das vagas reservadas para servidores, o candidato deverá enviar junto com a documentação da inscrição, uma declaração de Anuência da Direção da Unidade onde está lotado.

O processo obedece a três etapas: avaliação do pré-projeto de pesquisa (eliminatória); prova escrita (eliminatória); e defesa oral do anteprojeto (classificatória). Veja o cronograma abaixo.

Em sua página, o Nutes explica que “o curso de Mestrado tem por objetivo a iniciação à pesquisa e o aprofundamento de estudos no campo da Educação em Ciências e Saúde. Além do desenvolvimento de um projeto de investigação, sua proposta se volta para a construção das bases de uma avaliação crítica da pesquisa neste campo e das suas incorporações e práticas educativas”.

O Nutes é um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, criado em 1972, que articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da Educação em Ciências e Saúde.

Sua proposta de trabalho é de natureza interdisciplinar, desenvolvida por uma equipe multiprofissional, que integra contribuições de diferentes campos de conhecimento dentre os quais destacam-se educação, comunicação, ciências naturais e da saúde e informática.

A UFRJ-campus Macaé funciona no município em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada nos Blocos B e C da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Calendário do certame:

  • Até 05/11 - Período de recebimento por e-mail dos documentos de inscrição.

  • 10/11/17 - Divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.

  • 21/11/17 - Resultado da avaliação do pré-projeto de pesquisa.

  • 23/11/17 - Data limite para solicitação de recursos da Etapa I.

  • 24/11/17 - Resultado de Recursos da Etapa I.

  • 29/11/17 - Prova escrita.

  • 30/11 e 01/12/17 - Defesa oral do anteprojeto.

  • 08/12/17 - Resultado das Etapas II e III.

  • 12/12/17 - Data limite para solicitação de recursos da Etapa II.

  • 13/12/2017 - Resultado do Recurso da Etapa II.

  • 13/12/2017 - Data limite para entrega de Certificado de Proficiência (Inglês/Português).

  • 21/12/2017 Resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário