sábado, 30 de junho de 2018

Lars Grael participa do Dia Mundial de Mares Limpos neste sábado (30)

29/06/2018
5
O time do Dia Mundial de Mares Limpos vai ganhar um reforço de peso neste sábado, dia 30. O velejador e medalhista olímpico Lars Grael garantiu participação no evento e já está em Cabo Frio para a grande ação de limpeza de praias e oceanos, que será realizada na Praia do Peró das 9h às 12h. As atividades ambientais serão comandadas pela equipe que coordena o projeto Bandeira Azul, certificação à qual a praia almeja, e estão programadas oficinas de educação ambiental, assim como outras iniciativas voltadas para adultos e crianças. A ação será feita na areia com a coleta de microlixo, na restinga e no mar, onde o lixo será coletado por remadores de canoas havaianas e mergulhadores.

SAIBA MAIS:

“Estamos aqui para apoiar a campanha Mares Limpos e a candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul.  Em breve, o Peró será transformado numa referência de meio ambiente.  Não existe oceano maior que a determinação humana”, afirmou o velejador, que conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988; e de Atlanta, em 1996..

A atividade promete reunir trilheiros, mergulhadores, ciclistas, canoeiros, estudantes e sociedade civil em um mutirão de limpeza.  São esperadas aproximadamente mil pessoas para participar do evento que será aberto ao público de todas as idades. A organização do evento pede que todos estejam vestindo uma camisa na cor azul para seguir com a identidade do evento. Serão realizadas atividades como trilha com coleta de lixo no caminho; mergulho com profissionais que vão coletar lixo no fundo do mar; canoa, que sairá às 8h15 do Canal do Itajuru em direção à Praia do Peró; passeio ciclístico com a equipe do Bike Night, além de ações ambientais na área da praia e plantio de mudas. Também serão montadas tendas na areia e instaladas bandeiras para sinalizar os pontos onde as equipes vão atuar. Além dessas atividades, três escolas da rede Municipal no Peró, uma do distrito de Tamoios e outra ddo Guarani participarão do evento. 
 
A ação é promovida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil, acontece desde o ano passado coordenado pela ONU Meio Ambiente, e em Cabo Frio a realização está por conta do Bandeira Azul e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, e com o apoio da Dive Tour, Associação de Quiosqueiros da Praia do Peró, Iate Clube do Rio de Janeiro, Trilhas e Mergulho, Espaço Society e Eventos, Associação dos Moradores do Caravelas do Peró, Somar, Acqua World, Bike Night, Apae e Amigos do Peró.
 
Cronograma
7h - Montagem
9h - Início das atividades de limpeza
9h às 11h - Limpeza e oficinas
11h às 12h - Pesagem e triagem do lixo
12h - Homenagem a Matilde Bertoni e Graça Lima. Fechamento e foto oficial

FOTO DE RODRIGO BITTENCOURT

Soccer Football - World Cup - Round of 16 - Uruguay vs Portugal - Fisht Stadium, Sochi, Russia - June 30, 2018   Uruguay's Luis Suarez, Jose Gimenez and team mates celebrate after the match                  REUTERS/Murad SezerREUTERS/Murad Seze/Direitos Reservados/Agência Brasil
Compartilhar:

Em noite de Cavani, Uruguai elimina Portugal e vai às quartas

Publicado em 30/06/2018 - 17:17
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil  Brasília
Em uma partida muito movimentada, o Uruguai venceu Portugal por 2 x 1 em Sochi. Os uruguaios devem a vitória ao atacante Edinson Cavani, que marcou os dois gols do time no jogo e garantiu a Celeste nas quartas de final da Copa do Mundo. Agora, o Uruguai enfrenta a França por uma vaga na semifinal.
Portugal teve uma iniciativa que ainda não havia mostrado no campeonato. Buscou o gol o tempo todo e só não levou a partida para a prorrogação porque a defesa uruguaia mostrou eficiência. O sistema defensivo celeste soube fechar espaços, além de anular Cristiano Ronaldo a maior parte do jogo. Sem ele, bem marcado na frente, os portugueses perderam em criatividade e habilidade.

O jogo

Não precisou muito tempo para que a dupla Suárez e Cavani encontrasse o caminho do gol. Aos 7 minutos, Suárez cruzou para dentro da área. A bola passou pela defesa e encontrou Cavani, que cabeceou livre para o gol, sem chances para o goleiro Rui Patrício.
Portugal buscou mais o jogo e tentava atacar, usando Cristiano Ronaldo como referência. Mas o time europeu não dominava a partida. Os uruguaios também levavam perigo. Aos 22, Suárez cobrou falta e quase ampliou. Foi uma cobrança muito parecida com a do gol marcado contra a Rússia. Chutou uma bola baixa, no canto esquerdo, passando pela barreira. Mas dessa vez, o goleiro conseguiu espalmar.

Segundo tempo

O começo do segundo tempo mostrou um time português mais paciente. E foi aos 7 minutos que, após uma série de troca de passes, Bernardo entrou na área e cruzou rasteiro para o meio. Na finalização, a bola bateu na defesa uruguaia, que cedeu escanteio. E na cobrança, o zagueiro Pepe subiu mais alto que a defesa uruguaia e marcou o gol de empate. Foi o primeiro gol sofrido pelo Uruguai na Copa.
Quando Portugal ameaçava mais na partida, Cavani apareceu novamente, decisivo. Em um ataque rápido, Bentancur tocou para Cavani pelo lado esquerdo do ataque. Da entrada da área, o centroavante pegou de primeira, uma bola em curva, que tirou completamente as chances de Rui Patrício fazer a defesa. A Celeste voltava à frente no placar.
Portugal continuou pressionando. Aos 24 minutos, após cruzamento na área, o goleiro Muslera saiu mal do gol e a bola sobrou para Bernardo. O português emendou um voleio com o gol vazio, mas a bola subiu demais. Em seguida, Cavani pediu para ser substituído. Ele saiu de campo alegando uma lesão muscular. O Uruguai perdia sua principal arma ofensiva no jogo.
Portugal foi para cima do adversário, enquanto os uruguaios se fechavam na defesa e marcavam Cristiano Ronaldo muito bem. O camisa 7 português precisava voltar até o meio-campo para conseguir participar do jogo. Os lusitanos buscavam algum espaço para furar a defesa e tocavam a bola de um lado para o outro, sem conseguir ameaçar o gol de Muslera. Sem espaços por baixo, o time português apostava nos cruzamentos na área, sem sucesso.
No último lance do jogo, até o goleiro português foi para a área adversária para tentar o gol em uma cobrança de escanteio. Mas não adiantou.
O fim da partida marcou a saída de Portugal da Copa do Mundo. Do outro lado, festa uruguaia em Sochi.
Edição: Sabrina Craide
 Tags: COPA 2018

Esporte movimenta o final de semana

2018-06-30 13:56:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de aula de aeróbica na praça.
Foto: Ana Chaffin
Praça do Parque Aeroporto recebeu diversão e esporte para crianças, jovens e adultos

Em clima de Copa do Mundo, jovens integrantes do projeto Base Forte participaram neste sábado (30) da Primeira Copa Macaé de Futebol de Base - Sub 15. A programação, realizada no Estádio Cláudio Moacyr (Barra), nos turnos da manhã e tarde, agitou atletas e torcidas formadas por familiares dos jogadores e adeptos dos esportes. A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, realizou ainda o projeto "Esporte em Ação Presente", na praça Nagib Mussi, no Parque Aeroporto.


Com objetivo de contribuir com a saúde e a qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos, aconteceu, neste sábado, a primeira edição do projeto "Esporte em Ação Presente". Os moradores do Parque Aeroporto aprovaram o projeto e lotaram a praça Nagib Mussi.

A dona de casa, Matilde Brito da Silva, 62 anos, era uma das mais animadas. Chegou logo cedo e participou de diversas atividades. "Temos que cuidar da saúde, há 10 anos sou aluna da academia da praça e programações como estas são fundamentais para mostrar a importância dos exercícios físicos. Fiz questão de participar", conta.

Além da atividades esportivas, o projeto "Esporte em Ação Presente" contou com serviços de cidadania e beleza como orientações sobre vagas de emprego e agendamento para emissão das carteiras de Identidade e Trabalho; roda de capoeira; aferição de pressão arterial; orientações de saúde; corte de cabelo; alongamento, entre outras atividades.

Raimunda dos Santos aproveitou a tenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda para fazer o agendamento da carteira de identidade dos três filhos. "Minha irmã falou do evento aqui na praça, trouxe as crianças para brincarem e estou agendando o documento para eles".

A secretária de Esportes, Andréia Freitas, falou que o projeto tem como objetivo divulgar e oferecer os serviços realizados por diversas secretarias. A segunda edição será realizada no dia 28 de julho, no bairro Aroeira, em comemoração ao aniversário de Macaé.

- Estamos organizando algumas ações pelos 205 anos de Macaé. A novidade para este ano é uma corrida para duas mil pessoas. A partir do dia 10 de julho, iremos liberar o link para inscrições. Os inscritos receberão um kit com camisa, garrafinha para água, viseira e medalha. O evento terá o percurso de 5km e 10km e, ao final, todos ganharão medalha de participação - contou Andréia.

Copa Macaé Sub 15 de Futebol de Base - A Primeira Copa Macaé Sub 15 de Futebol de Base foi marcada pela integração dos atletas das equipes: Base Forte Macaé, Córrego do Ouro, CBF de Rio das Ostras, Fla Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Miracema.

Animado, o meio-campo Davi França de Castro destacou que a Copa Macaé Sub 15 é mais uma oportunidade para os atletas mostrarem seu trabalho. "Gostamos muito de jogar bola e queremos ganhar. Durante a semana, treinamos forte no campo e na academia. Aqui no Base Forte, somos uma família e temos o mesmo pensamento: a vitória", contou.

O meia esquerda do Miracema, Otávio Oliveira Santos, acrescenta que competições como a Copa Macaé de Futebol de Base são boas para melhorar a atuação do grupo.

A técnica do São Sebastião do Alto, Célia Regina Ribeiro, elogiou a iniciativa da prefeitura e agradeceu o convite. "Ficamos felizes com a participação, mas a nossa meta aqui é ficar entre os primeiros", frisou.

O coordenador e professor do Base Forte, Carlos Alberto Reis (Bebeto), explica que as equipes foram divididas em dois grupos de três equipes. Ele contou que ainda no segundo semestre a mesma competição será realizada para as categorias sub 11, 13 e 17. "As equipes já podem começar o treinamento. O nosso intuito é a integração e a socialização dos jovens, visando, ainda, uma melhor qualidade de vida".

Com dribles, garra e espírito competitivo, os jogadores esbanjaram talento na bola, muitos inspirados nos atletas que estão na Copa do Mundo Rússia-2018.

NOTA OFICIAL - Transição de Governo

29/06/2018
A Prefeitura de Cabo Frio informa que teve início o processo de transição de governo para a equipe que vai assumir a Administração Pública Municipal. A transição será realizada por uma Comissão formada por membros da atual gestão e pelas pessoas indicadas pelo prefeito eleito (veja abaixo os membros da Comissão de Transição). Os trabalhos serão coordenados pelo atual Chefe de Gabinete, Alcebíades Terra Tavares (indicado pelo prefeito em exercício), e por Luis Eduardo Tavares Monteiro (indicado pelo prefeito eleito).

A Prefeitura informa ainda que todos os dados da administração atual serão colocados à disposição da equipe que vai assumir. Os membros da Comissão da Transição estão autorizados a solicitar informações aos atuais gestores sobre todas as pastas da Administração Municipal. O prefeito em exercício, Aquiles Barreto, reitera que a Prefeitura será passada para a nova gestão em pleno equilíbrio financeiro, orçamentário e fiscal, e com todos os serviços funcionando normalmente.

As normas para a transição foram publicadas na Portaria nº 1.087, publicada nesta sexta-feira (29), pelo prefeito em exercício Aquiles Barreto.

Equipe de Transição de Governo

Indicados pelo prefeito em exercício
Coordenador: Alcebíades Terra Tavares

Membros
Luiz Claudio Gama dos Santos 
Paulo Cesar Souza
Clésio Guimarães Faria
Silas Nunes da Cunha
Alessandro da Veiga Teixeira
Rômulo Vidal dos Anjos
Roberto Barroso Pillar
Paulo Lage Barbosa de Oliveira

Indicados pelo futuro prefeito
Coordenador: Luis Eduardo Tavares Monteiro

Membros
Antônio Carlos Vieira
Cláudio Peres Leitão
Jorge Luiz Queiroz
Hélio Wagner Gualberto
Antônio José Macabu
Felipe Oliveira Araújo

Na portaria, o prefeito interino Aquiles Barreto indica o servidor Alcebíades Terra Tavares como agente responsável por receber os pedidos de acesso às informações, bem como prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários à Equipe de Transição de Governo.

Mbappé lidera vitória e França vai às quartas; Argentina é eliminada

Publicado em 30/06/2018 - 13:29
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil  Brasília
Em um jogo digno de abrir as oitavas de final da Copa do Mundo, a França venceu hoje (30) a Argentina por 4 a 3 em Kazan, e avançou à próxima fase. Mbappé foi o nome do jogo, com dois gols e muita velocidade nos contra-ataques. O jovem jogador francês infernizou a defesa argentina, que tinha dificuldade de parar as investidas francesas. Com a derrota, a Argentina está eliminada. Chegou a ficar à frente do placar e lutou o jogo todo. Mas a superioridade francesa, mais equilibrada entre defesa e ataque, foi evidente.
Como aconteceu durante toda a primeira fase, os argentinos não tinham inspiração. Era uma reunião de ótimos jogadores, mas sem criatividade. Na base da raça e da vontade, os argentinos fizeram três gols e mostraram que tinham futebol para avançar na competição. Mas a defesa foi o ponto fraco. Não resistiu aos contra-ataques rápidos da França, sofreu quatro gols e poderia ter sofrido mais.
Messi não fez um bom jogo, embora tenha tido bons momentos durante a partida. Agora, ele volta para casa sem ter conseguido conquistar nenhum título com a camisa de sua seleção.
O jogo
A Argentina procurou tomar conta do jogo no início. Tocava mais a bola e dominava o meio de campo nos primeiros minutos. Mas quem assustou primeiro foi a França. Em contra-ataque rápido, Mbappé sofreu falta perto da área. Griezmann cobrou a falta que explodiu no travessão.
Depois disso, a França se animou. No contra-ataque seguinte, Mbappé recebeu a bola na defesa e saiu em velocidade, deixando todo o time argentino para trás e entrando na área. Restou a Rojo derrubar o francês e fazer o pênalti. Na cobrança, aos 12 minutos, Griezmann abriu o placar. França 1 a 0.
A Argentina continuava com sua proposta de tomar a iniciativa do jogo. Tinha mais a bola, trocava passes na intermediária do ataque, mas não ameaçava o gol de Lloris.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, quando a Argentina não encontrava espaços para furar a defesa, Di María recebeu da intermediária e deu um belo chute, forte, no canto superior de Lloris. O goleiro se esticou todo, mas não chegou na bola. A torcida argentina, maioria no estádio, começou a cantar alto, como se o jogo fosse em Buenos Aires.
Segundo tempo
No início do segundo tempo, a Argentina virou o jogo. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Messi, que bateu para o gol. A bola desviou em Mercado e enganou o goleiro Lloris. Na base da valentia, os argentinos estavam à frente no placar. Mas não durou muito.
O jogo era bom. Após sofrer o gol, a França foi para o ataque e empatou. Pavard recebeu a sobra de bola na entrada da área e pegou de primeira, no ângulo do goleiro Armani. A França chegava com facilidade na área argentina. Mbappé, o melhor jogador da partida, recebeu e, dentro da área, bateu forte para o gol. A bola passou por baixo do goleiro argentino e entrou. Os franceses assumiram a dianteira novamente. E, desta vez, para não perdê-la mais.
Aos 22 minutos do segundo tempo, Mbappé recebeu em velocidade já na entrada da área e bateu na saída de Armani. A França fazia 4 a 2, em um jogo emocionante. A Argentina se lançou ao ataque e dava espaços para a França contra-atacar, com armas perigosas como Mbappé, Pogba e Griezmann.
Aos 47 minutos, a Argentina chegou ao terceiro gol na base da insistência. Messi, em um dos seus lampejos de brilhantismo, cruzou a bola para a cabeça de Aguero, dentro da pequena área. O atacante cabeceou firme para o gol, vencendo Lloris pela última vez.
Após o gol, não houve tempo para mais nada. O juiz decretou o fim da linha para a Argentina nesta Copa do Mundo. A França segue para a próxima fase e aguarda o vencedor de Portugal e Uruguai, que jogam ainda hoje.
Edição: Graça Adjuto