quinta-feira, 14 de junho de 2018

Tudo pronto para o evento “Dia Mundial de Mares Limpos” neste sábado (16)

13/06/2018
Está tudo pronto para a ação de conscientização ambiental “Dia Mundial de Mares Limpos”. O evento acontece neste sábado (16) na Praia do Peró, de 9h às 12h. O evento promove ações para conter o lixo nas praias e nos oceanos e vai unir trilheiros, mergulhadores, ciclistas, canoeiros, estudantes e sociedade civil. São esperadas aproximadamente mil pessoas na Praia do Peró para participar da ação que vai ser aberta ao público. A organização pede que todos estejam vestindo uma camisa na cor azul, que marca a identidade do evento.

SAIBA MAIS:

Diversas atividades serão realizadas. Trilha, com coleta de lixo no caminho; mergulho, com profissionais que vão coletar lixo no fundo do mar; canoa, que sairá às 8h15 do Canal do Itajuru em direção à Praia do Peró; passeio ciclístico com a equipe do Bike Night, além de ações ambientais na área da praia, como plantio de mudas e coleta de microlixo. Três escolas da rede Municipal no Peró participarão do evento. Serão montadas tendas na areia e instaladas bandeiras para sinalizar os pontos onde as equipes vão atuar.

Para que tudo ocorra dentro do horário estipulado, o grupo de trilhas pretende dividir os 100 trilheiros (entre eles estudantes e moradores, com apoio de profissionais) em dois grupos de 50 pessoas para limpar a restinga da orla do Peró. Enquanto isso, mergulhadores profissionais farão a coleta no fundo do mar, com apoio de barcos para recolher o lixo. Já as canoas havaianas começarão a limpeza antes mesmo de chegar na praia, durante o trajeto, a partir do Canal do Itajuru. Estudantes da Universidade Veiga de Almeida registrarão tudo em fotos e vídeos para ajudar na catalogação de todos os materiais que forem recolhidos.

“Esse é um evento muito importante de conscientização. Nós precisamos estimular a população a se preocupar com as nossas riquezas naturais, aprender sobre a importância da preservação e passar a informação a frente. O grande atrativo de Cabo Frio são as praias e precisamos protegê-las. Queria deixar o convite para aqueles que desejam contribuir com a preservação ambiental, mas que não sabem como, que participem do evento, que escolha uma área de interesse e nos ajude nesse projeto.” convidou o coordenador-geral do Programa Bandeira Azul, Carlos Magno Maiques.


A ação é promovida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). No Brasil ele acontece desde o ano passado coordenado pela ONU Meio Ambiente, e em Cabo Frio a realização está por conta do Bandeira Azul e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Dive Tour, Associação de Quiosqueiros da Praia do Peró, Iate Clube do Rio de Janeiro, Trilhas e Mergulho, Espaço Society e Eventos, Associação dos Moradores do Caravelas do Peró, Somar, Acqua World, Bike Night, Apae e Amigos do Peró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário