sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Reposição de perdas salariais dos servidores vai injetar mais de R$400 mil mensalmente na economia de Rio das Ostras

  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
Publicada em: 31 de Janeiro de 2020 - 17h40Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A política de valorização do servidor municipal continua sendo prioridade para a Administração Municipal. O salário do mês de janeiro, efetuado nesta quinta-feira, dia 30, foi pago com um aumento de 2,57% como forma de compensar as perdas salariais referentes aos anos que não houve aumento. Essa medida, além de demonstrar o reconhecimento ao trabalho dos funcionários, vai injetar no comércio mensalmente R$ 425.566,54, aquecendo a economia.
Ao assumir o governo, a atual Administração encontrou uma defasagem de 24,9% de perdas salariais. E desde então, além do reajuste anual na data-base, tem conseguido, graças a implantação de uma política diferenciada e responsável, recuperar essas perdas salariais. Em 18 meses de governo, a defasagem foi reduzida para 10,7% permitindo assim recuperação do poder de compra do servidor.
Além da reposição, muitos benefícios foram concedidos ao funcionalismo como o direito ao Plano Odontológico e a alteração no Estatuto do Servidor como por exemplo o aumento do pagamento do Auxílio-Transporte para os servidores que precisam se deslocar no mesmo dia para exercer suas funções em mais de uma unidade; o Auxílio-Alimentação, que passou a ser pago durante o período que o servidor estiver de férias ou de licença prêmio, maternidade, paternidade, casamento ou luto; a ampliação da Licença Maternidade para 180 dias e muitos outros.
Todas as ações e valores são definidos após estudos de viabilidade técnica, de forma que o Município não ultrapasse o limite prudencial de 51,30% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, com isso, fique comprometido o próximo reajuste de 2020.

Volta às aulas será nesta terça-feira

2020-01-31 11:10:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
Cerca de 40 mil estudantes estão sendo esperados
As aulas nas escolas municipais começam na terça-feira (4), com exceção da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco (Jardim Sol y Mar), onde os alunos retornam no dia 11 de fevereiro em novo endereço, na Alameda Raimundo Corrêa, 151, no bairro Novo Cavaleiros (antigo CAp). A alteração será em virtude da intervenção preventiva referente à obra de macrodrenagem da Rua Jonas Mussi. Mesmo com a prorrogação, o cumprimento do calendário letivo será assegurado para os 400 alunos do 1º ao 5º ano da unidade. Uma equipe da Secretaria de Educação se reuniu na segunda-feira (27) com os pais e funcionários da escola e todos compreenderam a mudança.
Antes do início das aulas, os professores que atuam na rede municipal vão participar na segunda-feira (3 de fevereiro) de reuniões pedagógicas nas próprias escolas. Cerca de 40 mil estudantes estão sendo esperados.

As unidades escolares deverão elaborar seu calendário com, no mínimo, 202 dias letivos. O ano letivo se estende até o dia 22 de dezembro com eventos e atividades que constam no calendário escolar, que segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os quatro bimestres seguem um cronograma. O primeiro será de 4 a 30 de abril, o segundo de 4 de maio a 9 de julho, o terceiro de 27 de julho a 30 de setembro, e o último, o quarto bimestre, será de 1º de outubro a 22 de dezembro. Já as aulas no primeiro semestre para os alunos da Educação de Jovens e Adultos serão de 4 de fevereiro a 9 de julho e no segundo semestre entre 27 de julho e 22 de dezembro.

O professor ficará responsável pela reposição de conteúdos, de cargas horárias e dias letivos, quando se fizer necessário, resguardando o direito do aluno. No calendário há previsão de 13 sábados letivos. Conforme prevê o regimento escolar, a recuperação será oferecida de forma paralela. O Dia Nacional do Censo Escolar será em 27 de maio.

O calendário escolar, se necessário, poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica e Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica. O calendário da rede municipal está previsto na portaria nº 008/2019, de 13 de novembro.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Recadastramento do TSU começa segunda-feira

2020-01-30 11:48:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
Prazo vai até o dia 14 de fevereiro
A Secretaria Municipal de Educação vai começar segunda-feira (3) o recadastramento do Transporte Social Universitário (TSU). Os universitários já atendidos pelo programa devem comparecer na sede da Secretaria de Educação, das 9h às 16h30, na Rua Vereador Djalma Sales, 591, Novo Botafogo. O não comparecimento do usuário no prazo do recadastramento implicará no desligamento do programa. O prazo vai até o dia 14 de fevereiro.
O processo pode ser feito pelo próprio estudante ou terceiro que esteja com procuração por instrumento público. O estudante que for menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável. O procedimento obedece a critérios previstos na Lei n° 2.882/2007, que altera a Lei n° 2.589/2005.

O TSU possibilita transporte intermunicipal gratuito para universitários que precisam se deslocar para estudar em cursos que ainda não são oferecidos no município. Eles estudam nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Niterói e na região serrana.

Documentos

Para realizar o recadastramento, o usuário deve apresentar declaração referente ao primeiro semestre de 2020, carteira de identidade (original), carteira de usuário do TSU (original), além de comprovante de residência de Macaé (conta de telefone fixo, água, luz ou gás), caso tenha ocorrido mudança de endereço.

No ano letivo de 2019, o programa atendeu cerca de 600 alunos e é de responsabilidade da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Em caso de dúvidas, o interessado deve entrar em contato pelo endereço eletrônico tsu@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2765-1298.

Shows e atividades marcam o quarto final de semana do Sesc Verão

  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    O show do Jota Quest lotou Costazul
  • Foto: Jorge Ronald
    Descrição da foto
    Fernanda Abreu colocou todo mundo para dançar
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    O final de semana foi com muitas atividades
  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    Futemesa
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Quick Massagem
  • Foto: Mauricio Rocha
    Descrição da foto
    Banho de Poesia
  • Foto: Cláudio Pacheco
    Descrição da foto
    A música rolou solta também na Praia do Bosque
Publicada em: 27 de Janeiro de 2020 - 10h38Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM


O sol reapareceu com força total para abrilhantar ainda mais o quarto final de semana de atividades do Sesc Verão nas praias de Costazul e do Bosque. Moradores e turistas puderam aproveitar desde as oficinas esportivas até os shows de Fernanda Abreu e Jota Quest no palco principal, passando pelo toboágua, zumba, futemesa, brinquedos infláveis e muito mais.
Na parte esportiva, além das oficinas de futemesa, vôlei de praia e futevôlei, as pessoas tiveram a oportunidade de participar da clínica de frescobol com o craque Luiz Negão, uma lenda desse esporte com mais de 52 anos dedicados a este esporte. Segundo o atleta, a participação no Sesc Verão foi uma oportunidade incrível para divulgar o frescobol. “Vim no ano passado e mais uma vez fui muito bem recebido aqui em Rio das Ostras. É gratificante ver que o frescobol está sendo difundido em todo o litoral não só por homens como também por crianças e mulheres. É um esporte para todo mundo”, declarou.
O suingue de Fernanda Abreu fez com que ninguém ficasse parado nas areias de Costazul. Com um repertório com grandes sucessos, tendo como referência a música negra, o show espalhou Amor Geral deixando o clima bem mais leve. Ela cantou, dançou, torceu pela paz e mostrou porque continua sendo a Garota Carioca Sangue Bom. “Muita emoção sentir a multidão espalhando AMOR GERAL! É disso que a gente precisa! Muito obrigada a todos! À minha banda, equipe e um agradecimento especial à toda equipe Sesc RJ e da Prefeitura de Rio das Ostras que estão proporcionando arte, lazer e cultura para a população. Minha gratidão!”, postou Fernanda Abreu em sua rede social.
O pop rock do Jota Quest contagiou Rio das Ostras de forma fácil, extremamente fácil. Na moral, um dos shows mais esperados do Sesc Verão fez jus a expectativa do público que relembrou e cantou os maiores sucessos dos 25 anos de carreira. De acordo com Rogério Flausino, voltar a Rio das Ostras é mais uma oportunidade de mostrar o trabalho da banda para uma plateia diferenciada e maravilhosa. “É muito importante para todos nós ver as famílias curtindo o nosso som, em um palco numa praia linda, em pleno domingão. Rio das Ostras e oSesc RJ estão de parabéns”, declarou o vocalista.
BOSQUE – Na Praia do Bosque as atividades do Sesc Verão começaram cedo com uma caminhada pelo direito à cidadania. O circuito para pessoas com deficiência permitiu atividades diferenciadas para os participantes, o aulão de zumba não deixou ninguém parado e os shows da Banda Diligência, Luan Schuenckel Trio com Sofia Noemi e Cida Garcia encantaram o público que estava curtindo a praia.

O Projeto Sesc Verão em Rio das Ostras é realizado pelo Sesc RJ, com correalização da Prefeitura de Rio das Ostras e Sindicomércio, e conta com o apoio do Governo do Estado do Rio e Sebrae.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Habitação acompanha ação de inspeção no bairro Lagomar

2020-01-29 14:33:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
Trata-se de uma ação visando a remoção de todas as famílias residentes sob faixa de amortecimento do Parque
Equipe da Secretaria Adjunta de Habitação esteve no bairro Lagomar, nesta terça-feira (28), junto com a equipe de Pronta Ação, onde recebeu a Juíza Mônica Cintra e o Procurador da República em Macaé, Fábio Brito Sanches e, também, Maria José Quintanilha, procuradora do município. A visita teve como objetivo inspeção judicial na área de amortecimento do Parque Nacional de Jurubatiba. Esse procedimento faz parte de uma Ação Civil Pública em resposta ao cumprimento da Ação Cível Pública Federal nº 0001627-93.2002.4.02.5103 – Faixa de Amortecimento do Parque Nacional de Jurubatiba. Trata-se de uma ação visando à remoção de todas as famílias residentes sob faixa de amortecimento do Parque, visto que é uma zona de amortecimento da unidade, com valores ambientais consideráveis.
Em um primeiro momento, foi realizada uma prévia na Vara Federal sobre a inspeção e seus objetivos, análise e comparação de plantas e fotos do bairro, material fornecido pela Habitação. Após essa atividade na Vara Federal, a Equipe da Habitação direcionou os envolvidos ao trabalho de campo.

Na área de amortecimento do Parque, foi feita a inspeção, pela juíza, de todo espaço definido. A ação incluiu guardas municipais e policiamento civil. Tânia Jardim, secretária de Habitação e o engenheiro ambiental Giovani Tapudima forneceram explicações sobre o contexto do local e a proposta de um projeto de urbanização da área que poderá continuar habitada. Também presentes representantes do Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

"É importantíssimo definir as regras de habitação, saneamento básico, áreas e limitações de ocupação", pontua Marcelo Pessanha, que gerencia o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba na ICMBio.

A procuradora do município de Macaé, Maria José Quintanilha, sinalizou assuntos pautados sobre obras de saneamento, ocupação imprópria, fiscalização, área de preservação e área de ocupação limitada. "Para alcançarmos e cumprirmos com esse objetivo, estão sendo constantemente realizadas reuniões com todos os órgãos públicos envolvidos e inseridos nesse processo", disse a procuradora, acrescentando também a necessidade da implantação do projeto de urbanização, que já está em questão sendo pontuado pela Habitação.

A Secretária de Habitação, Tânia Jardim, recebeu, também, representantes da associação de moradores do local, informando, fomentando interação e tomando conhecimento das mais relevantes demandas por parte dos moradores. "Muito importante esse contato e acompanhamento, cada parte agir para que possamos cumprir e alcançar o objetivo", disse, acrescentando que a equipe Pronta Ação está trabalhando com planejamento e dedicação.

O presidente da Associação de moradores, Mário Baptista, disse que por não adaptação, os moradores acabam voltando e reconstruindo. "Nós, da associação, sempre informamos aos moradores ou futuros moradores, da não permissão dessas construções, e estamos sempre nos informando e reunindo para melhor contribuir e adquirir melhorias para o bairro, assim teremos uma melhor qualidade de vida para aqueles que continuarão em sua residências", explicou.

A juíza Mônica Cintra finalizou a ação, considerando-a produtiva, e acentuou a importância da presença de todos envolvidos. "O encontro alcançou o objetivo proposto, que foi ver, analisar e inspecionar a área e ouvir todos os representantes envolvidos na ação. Bom material apresentado para análise da área que a prefeitura se propõe a urbanizar, deu para identificar em campo o que nos foi apresentado. Informamos o próximo encontro em 19/2", disse.

Sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Criado em 29 de abril do ano de 1998, possui 14.922,39 hectares, 44 quilômetros de costa e 18 lagoas costeiras. Localizado ao longo do litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, representa o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu patrimônio.

É o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Dia D contra o sarampo será neste sábado

2020-01-29 11:46:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
Imagem de criança sendo vacinada contra sarampo
Foto: Arquivo Secom
As doses serão disponibilizadas de 9h às 16h
A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais, vem intensificando a vacinação contra o sarampo na população na faixa etária de seis meses a 59 anos. A Campanha Estadual seguirá até o dia 13 de março e tem o seu Dia D de mobilização no próximo sábado (1º).
Em Macaé, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar no sábado, 31 unidades de saúde, que funcionarão de 9h às 16h. A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, ressalta que a meta é imunizar as pessoas com idade entre seis meses e 59 anos que não tenham recebido a vacina ou estão com a vacinação incompleta contra o sarampo.“É importante levar a caderneta de vacinação para ser avaliada pelos profissionais da unidade”, frisou.

Daniela lembra que as pessoas que receberam a primeira dose devem procurar o serviço de saúde, pois apenas alguns casos necessitam da segunda dose. A vacina disponível é a tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola. “A vacinação no sábado é uma oportunidade para as pessoas que não podem comparecer às unidades em dias úteis, e também atingir a cobertura vacinal”, disse.

O trabalho de imunização contra o sarampo vem sendo intensificado no Estado, por conta do reaparecimento de casos. Em Macaé, a vacinação tem sido realizada durante a semana em unidades de saúde.

Outra observação é que vale a pena mencionar que quem já fez a primeira dose, deve procurar o serviço de saúde no caso de haver necessidade de segunda dose, pois apenas alguns casos necessitam da segunda dose.

Confira as unidades que estarão abertas no sábado
Casa da Vacina – Rua Bernadete Franco Pacheco, 76, Centro;

Pronto-socorro Aeroporto - Rua Curucango, 46, Parque Aeroporto;

Ajuda B - Estrada do INCRA, s/n;

Aroeira - Rua Eucaliptos, 184;

Barra Brasília - Avenida Luiz Lírio, 821 - Barra;

Jardim Franco - Rua Dois, s/n;

Areia Branca;

Bicuda Grande;

Bicuda Pequena;

Bosque Azul;

Bicuda Grande;

Bosque Azul - Rua Ari de Carvalho s/n;

Botafogo - Rua Lelita Sales s/n;

Cajueiros - Rua Marcial Alves Moreira, 51;

Campo do Oeste - Avenida Venezuela, 132;

Córrego do Ouro - Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n;

Engenho da Praia - Avenida Lagomar, 122;

Frade - Rua Principal, s/n;

Fronteira - Rodovia Amaral Peixoto, s/n;

Glicério - Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/n;

Horto - Estrada do Horto;

Imbetiba - Rua Zamenhoff, 150;

Lagomar - Avenida Quissamã, s/n;

Lagomar - Rua W18 Sentido W01, s/n;

Malvinas - Rua Maria José Mahon Santos, 1500;

Morro de São Jorge - Rua Abílio Correa Borges, 182;

Nova Esperança - Rua São Mateus, s/n;

Nova Holanda - Rua Nove, s/n;

Praia Campista - Rua Luiza Lírio do Vale, 158;

Sana - Rua Principal, s/n;

Trapiche - Rua Comandante Gerson, s/n;

Virgem Santa - Estrada Virgem Santa, s/n;

Visconde - Rua Zilda Zarur s/nº, Novo Visconde.

(In)Diferentes é o próximo show do Soul da Casa no Teatro Popular

  • Foto: Jorge Ronald.
    Descrição da foto
    Indiferentes se apresentam nesta quinta, 30, 20h, no Teatro Popular de Rio das Ostras no projeto Soul da Casa.
Publicada em: 27 de Janeiro de 2020 - 11h10Por: Departamento de Jornalismo - ASCOM
A inquietude do artista, que não cabe num formato apenas, fez Bruno Pirozi, Renata Cabral, Maurício Libardi Jr e Moreno Nascimento se reunirem pela primeira vez como os “(In)Diferentes”, para um projeto que eles chamam de “visceral”. O lançamento é nesta quinta, 30, no Teatro Popular de Rio das Ostras, no Centro, pelo projeto Soul da Casa. O show começa às 20h.
Os artistas se olham e buscam fazer uma interlocução para formar uma musicalidade bem (In)Diferente a tudo que já se ouviu. Teclados formam estilo de sintetizadores sobre os diversos sons musicais, unindo o digital e orgânico, que conversam com o casal vocal, Bruno e Renata, repaginando clássicos e trazendo o frescor de novas letras.
Na percussão, Moreno constrói as batidas que conversam com as interpretações dos cantores. No repertório, músicas que falam sobre ser mulher, sua vivacidade, dúvidas e força. Canções que descrevem as possíveis formas de amar, alienação ideológicas e dúvidas sobre as escolhas cotidianas.
Quem for ao show vai conferir “Flutua”, de Johnny Hooker, “Suçuarana”, da banda Pietá, “Nada Combinado”, conhecidapor ter sido interpretada por várias vozes nacionais, “Triste, louca ou má”, de Francisco el hombre, “Mestre Jonas”, de Sá & Guarabyra, e um pouco de romance com “Amor, meu grande amor” e “Baby”, de Angela Ro Ro e Caetano Veloso,respectivamente.

Serviço
(In)Diferentes com Bruno Pirozi, Renata Cabral, Maurício Libardi Jr e Moreno Nascimento
Dia 30 de janeiro, quinta-feira
Hora: 20h
Local: Teatro Popular de Rio das Ostras,
Avenida Amazonas, Centro – Rio das Ostras.
Ingresso: R$ 20 (Inteira) R$ 10 (meia)
Classificação: livre
ROYALTIES PARA REGIÃO.
Rádio Quissamã FM
ROYALTIES: Dinheiro nas contas dos municípios
Quissamã: R$ 7.558.915,08;
Conceição de Macabu:R$ 1.054.833,08;
Carapebus: R$ 3.382.784,89;
Campos: R$ 24.445.878,70;
São João da Barra: R$ 7.887.150,20;
Macaé: R$ 55.510.052,02;
Rio das Ostras: R$ 9.834.876,83;
Maricá: R$ 69.196.913,98
Valores depositados dia 27 de janeiro de 2020

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Macaé recebe equipe da Startup Rio nesta quarta-feira (29)

2020-01-28 18:09:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Imagem de divulgação do evento
Evento na Startup Macaé contará com palestras e workshop
O Programa Startup Macaé receberá, nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, o coordenador Geral da Startup Rio, Paulo Espanha e sua equipe. Na ocasião, haverá apresentação do Startup Rio, palestras e workshop. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/apresentacao-especial-programa-startuprio__774473.
A equipe também irá esclarecer dúvidas do edital "Startup Rio 2020: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro", que está com inscrições abertas e conta com vagas para Macaé. O edital está disponível no site da Faperj e as inscrições estão abertas até 14 de fevereiro.

Nesta edição, serão selecionados até 240 propostas. O Startup Macaé será um dos locais de execução do programa, que será executado da segunda quinzena de maio até dezembro de 2020.

A partir das 14h30, o público irá participar de workshop sobre IKIGAI: sua jornada interior (conceito japonês antigo que pode ser a chave de uma vida longa). Seguindo a programação, às 17h será ministrada a palestra “Excelência em Serviços - Uma abordagem Disney", com enfoque para conhecimentos e motivos que permitem conquistar a satisfação através da excelência no serviço e atendimento.

Programação

14h - Apresentação do Edital Startup Rio Faperj

14h30 - Workshop sobre IKIGAI: sua jornada interior

17h – Palestra - “Excelência em Serviços - Uma abordagem Disney".

Lagomar ganhará três escolas e centro esportivo

2020-01-28 11:06:00 - Jornalista: Waleska Freire
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: João Barreto
Prefeitura constrói complexo acadêmico, cultural e esportivo no Lagomar
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé entrou o ano de 2020 oferecendo à população mais três novas escolas. Uma de Educação Infantil e uma de Ensino Fundamental, que estão sendo construídas nos bairros Lagomar e Ajuda. A Escola do Lagomar irá atender mil alunos do Ensino Fundamental 2, sendo 500 no turno da manhã e 500 no turno da tarde. Já a de Educação Infantil do Lagomar irá atender 250 alunos em horário integral.
Contabilizando com os 400 alunos já atendidos na Escola de Educação Infantil Norma Shirley, no Lagomar, as três escolas irão assistir 1.650 alunos do bairro e adjacências. Ao lado dessas escolas haverá quadra esportiva, campo de futebol e parque: um complexo acadêmico, cultural e esportivo. Essas novas escolas irão mudar a vida da população do Lagomar como um verdadeiro Centro de Excelência em Educação Pública.

O Lagomar ganhará duas escolas e um centro esportivo, formando um quarteirão com três escolas. A previsão é que o governo inaugure em maio.

Em parceria com o Estado, será construída a terceira escola no Lagomar, de Ensino Fundamental (segundo segmento) e Ensino Médio, contando com mais 20 salas de aula; três de artes e laboratórios, com base na Lei nº 4.670/2019, que estabelece o Termo de Cooperação entre o município e o Estado. “Os números mostram que há necessidade da construção dessas escolas, já que 5,5 mil novas pré-matrículas foram realizadas este ano”, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Pela lei, publicada no dia 27 de dezembro último, o município está autorizado a compartilhar o espaço do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho, no Lagomar. A lei foi deliberada pela Câmara Municipal de Macaé e sancionada pelo prefeito, Dr. Aluizio.

No Lagomar, a nova escola de Educação Infantil terá, ainda, salas multifuncional, de informática e de leitura, e a de Ensino Fundamental terá cinco laboratórios para as aulas práticas nas diversas disciplinas. Outra obra em ritmo acelerado com 1.118 metros quadrados fica na Ajuda, Estrada do Caminho, lote 221, próximo à Escola Municipal Elza Ibrahim.

A escola será dotada de espaços específicos da creche I, creche II, creche III e pré-escola. As salas contarão com áreas de repouso e recreação, banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II (dois e três anos). Também vão funcionar laboratório de informática, salas de recursos multifuncionais, sala de leitura, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento. As salas para alunos da creche I contarão com trocador, fraldário e espaço para alimentação. Já os estudantes da II serão atendidos em espaços com tatames, banheiros e trocador. Para a garotada da creche III, haverá mesas especiais e tatames.

“Nosso compromisso é com os alunos, por isto, a Educação prioriza a ampliação do atendimento, principalmente para que os alunos estudem no local em que moram ou próximos. A rede pública municipal de Ensino de Macaé é referência na região em termos de estrutura, ensino e na valorização de pessoal, com professores capacitados e recebendo salários acima da média. Trabalhamos por nossos alunos para que o futuro deles seja o melhor por meio da Educação de qualidade que oferecemos”, disse o secretário Guto Garcia.

Macaé investe em materiais para Educação Inclusiva

2020-01-28 10:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
A Educação Inclusiva do município disponibiliza 52 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé atua na Educação Inclusiva. Prova maior desse compromisso é o trabalho desenvolvido diariamente com os 1.227 alunos que necessitam de atendimento especial, de acordo com o último censo escolar de 2019 realizado pelo Ministério de Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep) na rede pública municipal de ensino. Para o desenvolvimento das atividades deste ano letivo, cerca de 120 jogos e materiais pedagógicos foram comprados para todas as salas de recursos e também para as turmas regulares das escolas que possuem alunos especiais. A Educação Inclusiva do município disponibiliza 52 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com professores com formação em educação especial/inclusiva, a nível de Especialização.
Os avanços para assegurar o melhor atendimento a esses alunos têm sido muitos, tanto na construção do currículo, métodos e recursos oferecidos, quanto no planejamento das ações específicas e na ampliação do número de escolas. São 690 alunos com deficiência intelectual; 22 deficientes visuais com baixa visão; 6 deficientes visuais cegos; 24 deficientes auditivos; 7 surdos; 52 com deficiências múltiplas; 95 deficientes físicos; 322 com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e 9 alunos com altas habilidades.

A meta do secretário Guto Garcia é transformar as unidades municipais de atendimentos especiais em um Complexo de Educação onde os alunos desenvolvam as suas potencialidades no ambiente escolar desde a Educação Infantil até o 9º ano, convivendo com seus pares e desenvolvendo-se nas suas peculiaridades, com educação bilíngue com o currículo regular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no caso do atendimento aos deficientes auditivos.

“Estamos adquirindo uma vasta listagem de jogos e materiais pedagógicos para atender às unidades escolares que possuem as Salas de Recursos Multifuncionais e Salas de Apoio Pedagógico Específico e para as demais unidades escolares que irão complementar o trabalho desenvolvido com qualidade por seus profissionais”, destacou o secretário.

Macaé vai além e disponibiliza, atualmente, duas Escolas Polos para alunos com deficiência auditiva e alunos com deficiência visual: Ancyra Pimentel, do 6º ao 9º anos e Jofre Frossard, do 1º ao 5º anos de escolaridade.

Os alunos com deficiências e aqueles com necessidades educativas especiais, em geral, oriundos da rede regular municipal de ensino, têm atendimento prioritário nos módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) do Centro e da Barra de Macaé. Lá eles são atendidos por profissionais multidisciplinares de Psicologia, Fonoaudiologia, Apoio Pedagógico, Psicomotricidade, Natação e Dança.

No total, a rede tem 42 mil alunos matriculados em 106 escolas onde atuam 6.400 profissionais e são distribuídos, gratuitamente, 60 mil pratos de refeições. Além disso, 9 mil crianças são transportadas de casa para a escola e da escola para casa em vans e ônibus escolares também gratuitos todos os dias e outros 7.500 estudantes adolescentes usam o transporte urbano com o passe escolar cedido pelo município.

A Educação de Macaé tem sido referência na região e até no estado devido aos investimentos nos profissionais e nos recursos para melhor atender os alunos, envolvendo ainda os pais e a comunidade no entorno das escolas. A rede municipal saiu na frente porque possui uma legislação municipal específica para atender os alunos da Educação Inclusiva. O trabalho na rede inclusiva é feito em 12 salas de Apoio Pedagógico Específico (APE), com professores formados em psicopedagogia, que atendem à demanda dos alunos com transtornos específicos de leitura e escrita, discalculia e transtornos de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno de conduta e transtorno global de aprendizagem.

A superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, explicou que Macaé também oferece aos alunos que necessitam do profissional de apoio, o Auxiliar de Serviços Escolares (ASE). Segundo ela, esses alunos são avaliados pela equipe pedagógica da unidade escolar, incluindo professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE)) e de Atendimento Pedagógico Especializado (APE), juntamente com a Equipe de Coordenação de Inclusão. “Vale lembrar que nem todo aluno público-alvo da Educação Especial/Inclusiva necessita de ter um profissional de apoio lado a lado. Primamos pela autonomia do aluno no ambiente escolar, que é o verdadeiro objetivo de uma educação inclusiva”, observou.

Guto Garcia ressaltou que mais duas novas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão sendo construídas no bairro Lagomar, com um total de 32 novas salas de aula, salas multifuncionais, de informática e de leitura e cinco laboratórios, que também irão atender os alunos especiais. Em dezembro, a Secretaria de Educação entregou a nova Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no bairro São José do Barreto, com 1,1 mil metros quadrados para atender 180 estudantes na faixa de dois a cinco anos em horário integral, consolidando a proposta de todas as crianças acima de dois anos de idade estarem na escola. Outras unidades estão sendo construídas e serão entregues à população até o fim deste ano.

Censo escolar

Através do censo escolar, realizado anualmente em todas as escolas de educação básica do país, é possível fazer o diagnóstico da Educação Especial nos municípios brasileiros. Segundo a superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, o último censo escolar, realizado em 2019, mostrou que, além dos alunos já atendidos na Educação Inclusiva, existe na rede um significativo quantitativo em avaliação pedagógica sem referencial clínico que são o público-alvo da Educação Especial.

O censo escolar é um instrumento de informações das unidades escolares inserido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os indicadores coletados referem-se à análise dos seguintes itens: número geral de matrículas; oferta da matrícula; matrículas em classes especiais, escola especial e classes comuns de ensino regular; ao número de estudantes do ensino regular com atendimento educacional especializado; às matrículas, conforme tipos de deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; à infraestrutura das escolas, sala de recursos ou equipamentos específicos; e à formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado.

A legislação aplicada na rede municipal

A rede municipal de ensino de Macaé já vem implementando, desde 2017, o Plano de Ensino Individualizado (PEI), pela equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva. Contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996), "o PEI detalha a necessidade de adaptações e adequações curriculares cotidianamente para as práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas pelos professores e os demais profissionais das unidades escolares, cada um com o seu papel, porém, conectados para o melhor atendimento a esses alunos”, explicou Janaína.

Neste sentido, a Educação de Macaé realiza trabalho de excelência na qualificação dos profissionais. Durante todo o ano letivo são realizados seminários, cursos de formação, palestras e encontros municipais e regionais com trocas de experiências com outros municípios o que tem fortalecido o trabalho nas unidades da rede local, que serve de modelo para outras cidades.

As escolas realizam a Semana da Educação Inclusiva com ações que encantam os públicos e contribuem para disseminar a cultura de que incluir significa cuidar e é uma ação política, cultural, social e pedagógica, como lembra a superintendente, ou seja, é uma ação que depende do olhar, do cuidado e do envolvimento de todos os cidadãos que devem aprender e participar juntos.

Macaé investe em novos materiais pedagógicos para Educação Inclusiva

2020-01-28 10:11:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto: Arquivo Secom
A Educação Inclusiva do município disponibiliza 52 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé atua na Educação Inclusiva. Prova maior desse compromisso é o trabalho desenvolvido diariamente com os 1.227 alunos que necessitam de atendimento especial, de acordo com o último censo escolar de 2019 realizado pelo Ministério de Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep) na rede pública municipal de ensino. Para o desenvolvimento das atividades deste ano letivo, cerca de 120 jogos e materiais pedagógicos foram comprados para todas as salas de recursos e também para as turmas regulares das escolas que possuem alunos especiais. A Educação Inclusiva do município disponibiliza 52 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com professores com formação em educação especial/inclusiva, a nível de Especialização.
Os avanços para assegurar o melhor atendimento a esses alunos têm sido muitos, tanto na construção do currículo, métodos e recursos oferecidos, quanto no planejamento das ações específicas e na ampliação do número de escolas. São 690 alunos com deficiência intelectual; 22 deficientes visuais com baixa visão; 6 deficientes visuais cegos; 24 deficientes auditivos; 7 surdos; 52 com deficiências múltiplas; 95 deficientes físicos; 322 com Transtorno do Espectro Autista (TEA); e 9 alunos com altas habilidades.

A meta do secretário Guto Garcia é transformar as unidades municipais de atendimentos especiais em um Complexo de Educação onde os alunos desenvolvam as suas potencialidades no ambiente escolar desde a Educação Infantil até o 9º ano, convivendo com seus pares e desenvolvendo-se nas suas peculiaridades, com educação bilíngue com o currículo regular da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no caso do atendimento aos deficientes auditivos.

“Estamos adquirindo uma vasta listagem de jogos e materiais pedagógicos para atender às unidades escolares que possuem as Salas de Recursos Multifuncionais e Salas de Apoio Pedagógico Específico e para as demais unidades escolares que irão complementar o trabalho desenvolvido com qualidade por seus profissionais”, destacou o secretário.

Macaé vai além e disponibiliza, atualmente, duas Escolas Polos para alunos com deficiência auditiva e alunos com deficiência visual: Ancyra Pimentel, do 6º ao 9º anos e Jofre Frossard, do 1º ao 5º anos de escolaridade.

Os alunos com deficiências e aqueles com necessidades educativas especiais, em geral, oriundos da rede regular municipal de ensino, têm atendimento prioritário nos módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) do Centro e da Barra de Macaé. Lá eles são atendidos por profissionais multidisciplinares de Psicologia, Fonoaudiologia, Apoio Pedagógico, Psicomotricidade, Natação e Dança.

No total, a rede tem 42 mil alunos matriculados em 106 escolas onde atuam 6.400 profissionais e são distribuídos, gratuitamente, 60 mil pratos de refeições. Além disso, 9 mil crianças são transportadas de casa para a escola e da escola para casa em vans e ônibus escolares também gratuitos todos os dias e outros 7.500 estudantes adolescentes usam o transporte urbano com o passe escolar cedido pelo município.

A Educação de Macaé tem sido referência na região e até no estado devido aos investimentos nos profissionais e nos recursos para melhor atender os alunos, envolvendo ainda os pais e a comunidade no entorno das escolas. A rede municipal saiu na frente porque possui uma legislação municipal específica para atender os alunos da Educação Inclusiva. O trabalho na rede inclusiva é feito em 12 salas de Apoio Pedagógico Específico (APE), com professores formados em psicopedagogia, que atendem à demanda dos alunos com transtornos específicos de leitura e escrita, discalculia e transtornos de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno de conduta e transtorno global de aprendizagem.

A superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, explicou que Macaé também oferece aos alunos que necessitam do profissional de apoio, o Auxiliar de Serviços Escolares (ASE). Segundo ela, esses alunos são avaliados pela equipe pedagógica da unidade escolar, incluindo professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE)) e de Atendimento Pedagógico Especializado (APE), juntamente com a Equipe de Coordenação de Inclusão. “Vale lembrar que nem todo aluno público-alvo da Educação Especial/Inclusiva necessita de ter um profissional de apoio lado a lado. Primamos pela autonomia do aluno no ambiente escolar, que é o verdadeiro objetivo de uma educação inclusiva”, observou.

Guto Garcia ressaltou que mais duas novas unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão sendo construídas no bairro Lagomar, com um total de 32 novas salas de aula, salas multifuncionais, de informática e de leitura e cinco laboratórios, que também irão atender os alunos especiais. Em dezembro, a Secretaria de Educação entregou a nova Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no bairro São José do Barreto, com 1,1 mil metros quadrados para atender 180 estudantes na faixa de dois a cinco anos em horário integral, consolidando a proposta de todas as crianças acima de dois anos de idade estarem na escola. Outras unidades estão sendo construídas e serão entregues à população até o fim deste ano.

Censo escolar

Através do censo escolar, realizado anualmente em todas as escolas de educação básica do país, é possível fazer o diagnóstico da Educação Especial nos municípios brasileiros. Segundo a superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro, o último censo escolar, realizado em 2019, mostrou que, além dos alunos já atendidos na Educação Inclusiva, existe na rede um significativo quantitativo em avaliação pedagógica sem referencial clínico que são o público-alvo da Educação Especial.

O censo escolar é um instrumento de informações das unidades escolares inserido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os indicadores coletados referem-se à análise dos seguintes itens: número geral de matrículas; oferta da matrícula; matrículas em classes especiais, escola especial e classes comuns de ensino regular; ao número de estudantes do ensino regular com atendimento educacional especializado; às matrículas, conforme tipos de deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; à infraestrutura das escolas, sala de recursos ou equipamentos específicos; e à formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado.

A legislação aplicada na rede municipal

A rede municipal de ensino de Macaé já vem implementando, desde 2017, o Plano de Ensino Individualizado (PEI), pela equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva. Contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996), "o PEI detalha a necessidade de adaptações e adequações curriculares cotidianamente para as práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas pelos professores e os demais profissionais das unidades escolares, cada um com o seu papel, porém, conectados para o melhor atendimento a esses alunos”, explicou Janaína.

Neste sentido, a Educação de Macaé realiza trabalho de excelência na qualificação dos profissionais. Durante todo o ano letivo são realizados seminários, cursos de formação, palestras e encontros municipais e regionais com trocas de experiências com outros municípios o que tem fortalecido o trabalho nas unidades da rede local, que serve de modelo para outras cidades.

As escolas realizam a Semana da Educação Inclusiva com ações que encantam os públicos e contribuem para disseminar a cultura de que incluir significa cuidar e é uma ação política, cultural, social e pedagógica, como lembra a superintendente, ou seja, é uma ação que depende do olhar, do cuidado e do envolvimento de todos os cidadãos que devem aprender e participar juntos.