sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 

Petrobras volta a participar da iniciativa anticorrupção do Fórum Econômico Mundial

11.set.2020

 

card_paci_4_blog.jpg

Alcançamos mais um reconhecimento dos nossos esforços na promoção da transparência e combate à corrupção realizados nos últimos anos. O Fórum Econômico Mundial informou o retorno da Petrobras à iniciativa anticorrupção da instituição, a Partnering Against Corruption Initiative (PACI). Na carta enviada à companhia, a PACI destacou que “a liderança da Petrobras dará uma contribuição significativa à iniciativa”.
 
A participação na Partnering Against Corruption Initiative traz à Petrobras oportunidade de discutir e contribuir com players do mercado as melhores práticas de combate à corrupção e transparência, possibilitando o aperfeiçoamento dos processos da companhia e a incorporação de novas ferramentas e metodologias de trabalho. A Petrobras era membro da organização desde 2005. Em 2014, após os casos revelados pela Operação Lava Jato, a companhia não renovou sua participação. 

A PACI é a principal organização internacional de combate à corrupção, contando com a participação de agentes de compliance de grandes multinacionais, organismos internacionais e governos. A iniciativa funciona como uma plataforma global de ação coletiva, trabalhando para que as empresas possam maximizar o seu impacto na luta contra a corrupção pela troca de experiências, garantir condições de concorrências equitativas e criar mercados mais íntegros e transparentes.

A Petrobras trabalha fortemente com a disseminação da cultura de integridade entre seus colaboradores e suas contrapartes, incluindo diversas ações de treinamentos, na mesma linha das melhores práticas que vêm sendo adotadas pelas maiores empresas do mundo e que alcançaram índices de qualidade e excelência na prevenção à fraude e à corrupção.

Neste ano, tivemos outros reconhecimentos. Voltamos a ser elegíveis para receber investimentos do KLP, maior fundo de pensão da Noruega. Em comunicado, o fundo destacou que a companhia fortaleceu significativamente sua governança nos últimos anos, de forma que o risco de corrupção na Petrobras foi 'significativamente reduzido'.

A Petrobras foi eleita uma das empresas vencedoras do Troféu Transparência 2020, promovido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), que avalia a qualidade e a transparência das demonstrações financeiras das companhias sediadas no Brasil. Ficamos entre as 10 melhores na categoria “Empresas com receita líquida acima de R$ 8 bilhões”. E o nosso diretor de Governança e Conformidade, Marcelo Zenkner, foi eleito o segundo executivo de Compliance Mais Admirado do país, de acordo com pesquisa inédita feita pelo anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário