Preservação do patrimônio em destaque no Rio
O trabalho de preservação de patrimônios histórico e cultural realizado em Quissamã será apresentado no I Seminário Estadual para a Preservação de Bens Móveis e Integrados, que será realizado na próxima semana (dias 28 e 29/9), no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), que fizeram o convite à Fundação Municipal de Cultura e Lazer para a apresentação.
De acordo com a programação, o Seminário busca compreender a diversidade de bens que compõem o segmento do patrimônio, possibilitando o diálogo, a capacitação e a coesão entre profissionais e interessados no desenvolvimento de projetos de salvaguarda de bens móveis e integrados no Estado.
Representando a Fundação Municipal de Cultura e Lazer, a historiadora Clara Paulino e a arquiteta Mariana Barcellos realizarão palestra como tema “Projetos e Ações de Preservação”, abrindo as programações do segundo dia do Seminário (quinta-feira, 29/9). “A apresentação destacará a importância da política de preservação patrimonial realizada por Quissamã, que, apesar de ser um município do interior, realiza um trabalho diferenciado, por isso o convite feito à Fundação”, disse a historiadora.
A palestra sobre o trabalho de preservação realizado em Quissamã será a partir das 9h30, no Auditório da Superintendência do IPHAN/RJ, no Centro do Rio. O Seminário será gratuito e reunirá representantes de vários municípios do Estado, garantindo a troca de experiências entre os participantes.
Terceira edição do
Sana Instrumental Festival
começa nesta sexta
Foto: Arquivo secom
Grandes músicos estarão presente no III Sana Instrumental Festival
A região serrana de Macaé recebe exposições fotográficas e boa música, a partir desta sexta-feira (23), com a abertura do III Sana Instrumental Festival. O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura de Macaé e a participação de grandes artistas que garantem ao público muita diversão com suas apresentações instrumentais, durante este final de semana, no Espaço Cria Sana.
Nesta sexta-feira (23), a abertura do festival acontece no auditório da Escola Municipal do Sana, às 14h40, com um concerto de violão com Paulo Newton, interpretando a obra de Villa Lobos. O recital se repete, às 19h, no auditório da escola.
Às 20h30, acontece a abertura do Espaço Cria Sana, com a exposição fotográfica das edições de 2009 e 2010 do Sana Instrumental, com os melhores registros captados pelas lentes dos fotógrafos Lívio Campos, Cláudia Barreto, Rômulo Campos e Cris Costa.
No sábado (24), às 19h30, os amantes da boa música não podem deixar de conferir as apresentações musicais de Paulo Newton, com “Villa Lobos em Recital”, com a participação de Tadeu Santinho na flauta. Logo após, tem apresentação do grupo Toccata Brasileira Sexteto, fazendo um tributo a João Gilberto, considerado pai da Bossa Nova, com a presença especial do sax-tenor, Dulcilando Pereira, o “Maestro Macaé”.
E para encerrar a festa, no domingo (25), às 11h30, tem apresentação da Orquestra da Grota, de Niterói, e da Orquestra do Afro Reggae, do Rio de Janeiro, no Espaço Cria Sana, para fechar em grande estilo a manhã dos apreciadores de músicas instrumentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário