TRECHO.REITERAMOS AO GOVERNO DO
ESTADO, QUE ATENDA AS PESSOAS QUE TRANSITAM POR ESSA REGIÃO.
Cidadãos trabalhadores e usuários da rodovia Amaral Peixoto que fazem o percurso Rio das Ostras X Macaé diariamente convivem com o estresse causado pelos engarrafamentos e acidentes na rodovia.
5 – Solicitamos que a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano autorize a guarda municipal rodoviária de Rio das Ostras no sentido de atuar de forma a orientar e agilizar o trânsito na rodovia Amaral Peixoto neste percurso de cinco quilômetros, e também na ZEN, intervindo nos horários de pico ou que exija do órgão estadual competente que a BPRV cumpra com a sua função, o que não ocorre diariamente.
Carta aberta da população Riostrense e Macaense exigem solução na Rodovia Amaral Peixoto
Cidadãos trabalhadores, que acordam cedo e vão precariamente para Macaé, ainda são obrigados a andarem até o ponto de ônibus mais próximo. |
Cidadãos trabalhadores e usuários da rodovia Amaral Peixoto que fazem o percurso Rio das Ostras X Macaé diariamente convivem com o estresse causado pelos engarrafamentos e acidentes na rodovia.
CARTA
ABERTA COM PROTESTOS E REIVINDICAÇÕES DOS USUÁRIOS DA RODOVIA AMARAL
PEIXOTO E AVENIDA ZEN, NA ZONA ESPECIAL DE NEGÓCIOS, NO PERCURSO DE RIO
DAS OSTRAS X MACAÉ – RJ.
Nós,
cidadãos trabalhadores e usuários da rodovia Amaral Peixoto, neste
percurso de Rio das Ostras X Macaé, temos convivido diariamente com o
estresse, causado pelos constantes engarrafamentos e acidentes nesta
rodovia. Este fato é conhecido por todas as autoridades, desde o
governador Sérgio Cabral até o prefeito Carlos Augusto Balthazar, o
prefeito Riverton Mussi e por outras autoridades do legislativo do
Estado do Rio de Janeiro, do município de Rio das Ostras e do município
de Macaé. Nosso sentimento é de angústia, abandono e descaso por parte
destas autoridades. Nossas autoridades estão mais preocupadas em como
arrecadar mais royalties do petróleo, esquecendo-se do mais importante,
que somos nós, os geradores desta riqueza que chega aos cofres públicos
do Estado e destes municípios.
Engarrafamentos somam muitos quilômetros. |
Conclamamos
que lutem pelos dois! Os constantes acidentes com vítimas, o elevado
estresse e os atrasos nos horários de chegada aos nossos postos de
trabalho, faculdades e escolas, não tem sensibilizado as autoridades. O
governador Sérgio Cabral somente faz promessas que perduram há anos. O
prefeito de Macaé tomou, mesmo que tardia, a iniciativa no PRODESMAR
para minimizar este problema dentro dos seus limites territoriais. O
prefeito de Rio das Ostras não pode continuar sem iniciativa ou
alternativa para amenizar os nossos sofrimentos. Diariamente,
enfrentamos engarrafamentos de cinco quilômetros na rodovia Amaral
Peixoto (RJ-106), desde o comércio chamado “O Queijão”, no Mar do Norte,
até a ZEN, na divisa com Macaé. Na Avenida ZEN, o engarrafamento é de
dois quilômetros. Já dentro de Macaé, do Parque de Tubos até o segundo
terminal rodoviário, são mais sete quilômetros de engarrafamentos. Esta
via crucis ocorre em dois turnos: Pela manhã das 06h00 até às 09h00, e
pela tarde, das 17h00 até às 20h00.
Nós
cidadãos, moradores, trabalhadores e usuários desta rodovia, que se
encontra subdimensionada e sem alternativas para desafogar o trânsito
para estas populações em constante crescimento, sofremos, devido a
importância estratégica do setor petrolífero destes municípios.
Portanto, apresentamos abaixo algumas sugestões viáveis que certamente
trarão melhorias para todos os usuários, sejam estudantes;
trabalhadores; empresários; moradores em geral. Compete agora às autoridades supracitadas tomarem as medidas cabíveis para tornarem estas sugestões em obras reais.
Observe o caos no trânsito. |
1
– Construir uma rua alternativa, asfaltada e sinalizada, no lugar da
rua de chão batido (existente), defronte ao Alphaville, margeando a
pequena lagoa na frente da ZEN, antes da patrulha rodoviária - BPRV.
Esta rua interligará com a rua nas imediações das empresas Fugro e
Queiroz Galvão. Após a construção desta rua, analisar a viabilidade de
instalação de semáforo neste trecho da rodovia Amaral Peixoto, ou
utilização de guarda de trânsito em horários de pico orientando os
usuários para o acesso a esta rua.
2 – Construir uma ponte (alternativa) sobre o rio Emboassica na divisa dos dois municípios, que suporte tráfego pesado, entre o final da rua Químico de Petróleo ou nas imediações desta, fazendo ligação entre a ZEN com a rua dos fundos do Parque de Tubos. A construção desta ponte beneficiará aos empresários de Rio das Ostras e de Macaé e a todos os funcionários, pois fará com que um grande número de veículos vindos do sentido de Cantagalo e da ZEN, e do sentido de Macaé, ZEN e Cantagalo que trafegam na Avenida ZEN, seguindo no sentido da rodovia Amaral Peixoto, sigam por este novo trajeto e destino de trabalho, não impactando na rotatória junto da patrulha rodoviária da Polícia militar (BPRV) e no fluxo de veículos que trafegam diretamente pela rodovia Amaral Peixoto no sentido de Macaé.
3 – Solicitar a imediata liberação do acesso das vans de Rio das Ostras até o terminal rodoviário do Parque de Tubos. Sabemos que há acordo firmado, entre os prefeitos dos dois municípios, conforme notícia do dia 12/01/12 do site da prefeitura de Rio das Ostras, mas o impedimento deste acesso deve-se ao DETRO-RJ. Caso a diretoria deste departamento mantenha o impedimento, solicitamos que as autoridades responsabilizem criminalmente o titular do DETRO-RJ por qualquer pedestre que seja vítima de acidentes neste trajeto de mil metros, que compreende o ponto das vans na ZEN até o terminal rodoviário do Parque de Tubos. Os pedestres ficam expostos ao risco de atropelamentos por quase todo o percurso. No trajeto dentro de Rio das Ostras a prefeitura construiu recentemente o calçamento até a ponte, mas, ainda se faz necessário a instalação, mesmo que provisória de uma passarela metálica, junto à ponte. A travessia da ponte na rodovia Amaral Peixoto é perigosa. Não há calçada e há placa com sinalização de área com alto índice de acidentes, e os pedestres seguem no precário acostamento até o terminal rodoviário do Parque de Tubos.
2 – Construir uma ponte (alternativa) sobre o rio Emboassica na divisa dos dois municípios, que suporte tráfego pesado, entre o final da rua Químico de Petróleo ou nas imediações desta, fazendo ligação entre a ZEN com a rua dos fundos do Parque de Tubos. A construção desta ponte beneficiará aos empresários de Rio das Ostras e de Macaé e a todos os funcionários, pois fará com que um grande número de veículos vindos do sentido de Cantagalo e da ZEN, e do sentido de Macaé, ZEN e Cantagalo que trafegam na Avenida ZEN, seguindo no sentido da rodovia Amaral Peixoto, sigam por este novo trajeto e destino de trabalho, não impactando na rotatória junto da patrulha rodoviária da Polícia militar (BPRV) e no fluxo de veículos que trafegam diretamente pela rodovia Amaral Peixoto no sentido de Macaé.
3 – Solicitar a imediata liberação do acesso das vans de Rio das Ostras até o terminal rodoviário do Parque de Tubos. Sabemos que há acordo firmado, entre os prefeitos dos dois municípios, conforme notícia do dia 12/01/12 do site da prefeitura de Rio das Ostras, mas o impedimento deste acesso deve-se ao DETRO-RJ. Caso a diretoria deste departamento mantenha o impedimento, solicitamos que as autoridades responsabilizem criminalmente o titular do DETRO-RJ por qualquer pedestre que seja vítima de acidentes neste trajeto de mil metros, que compreende o ponto das vans na ZEN até o terminal rodoviário do Parque de Tubos. Os pedestres ficam expostos ao risco de atropelamentos por quase todo o percurso. No trajeto dentro de Rio das Ostras a prefeitura construiu recentemente o calçamento até a ponte, mas, ainda se faz necessário a instalação, mesmo que provisória de uma passarela metálica, junto à ponte. A travessia da ponte na rodovia Amaral Peixoto é perigosa. Não há calçada e há placa com sinalização de área com alto índice de acidentes, e os pedestres seguem no precário acostamento até o terminal rodoviário do Parque de Tubos.
Posto da BPRV entre Rio das Ostras e Macaé. |
4
– A construção da ponte alternativa (citada no item 2), também
elimina a imobilidade do município de Rio das Ostras e de Macaé diante
do DETRO-RJ, uma vez que esta nova via possa pertencer ao (aos)
município (os), sendo assim, as vans ou micro-ônibus poderão realizar
este trajeto e deixar os passageiros bem mais próximos dos seus destinos
de trabalho no Parque de Tubos.
5 – Solicitamos que a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano autorize a guarda municipal rodoviária de Rio das Ostras no sentido de atuar de forma a orientar e agilizar o trânsito na rodovia Amaral Peixoto neste percurso de cinco quilômetros, e também na ZEN, intervindo nos horários de pico ou que exija do órgão estadual competente que a BPRV cumpra com a sua função, o que não ocorre diariamente.
Acreditamos
que, analisadas estas e outras sugestões, a tomada de decisão em
realizar as obras necessárias e o implemento de ações preventivas
poderão reduzir os estresses e conseqüentemente os índices de acidentes
de trânsito. A adoção destas medidas demonstrará o respeito a todos (as)
nós, cidadãos (ãs), e será o reconhecimento da validade das sugestões
populares que, em parceria com o poder público, podem trazer melhorias
na qualidade de vida dos (as) cidadãos (ãs) que fazem o engrandecimento
do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Rio das Ostras e de
Macaé.
Engarramentos acontecem diariamente nesse local. |
Agradecemos a atenção e as respectivas medidas cabíveis.
Despedimo-nos.
Atenciosamente,
Atenciosamente,
Rio das Ostras, 15 de março de 2012
Cidadãos (ãs) Riostrenses e Macaenses.
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