sexta-feira, 17 de agosto de 2012

QUISSAMÃ:

Governo do Estado amplia 

financiamento para a Assistência Social

Secretária de Ação Social Elizabeth Sans - Foto: Secom/PMQSecretária de Ação Social Elizabeth Sans - Foto: Secom/PMQ  A secretária de Ação Social de Quissamã, Elizabeth Sans, participou na última terça-feira (14), da reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), no Rio de Janeiro. Elizabeth esteve acompanhada pela coordenadora municipal dos programas Bolsa Família e Renda Melhor, Rosemar Lemos, e pelo responsável do setor de Monitoramento e Avaliação, Cristiano Pessanha. A reunião teve como objetivo garantir recursos para os serviços de proteção social básica e especial no município e aumentar a troca de informações entre gestores de outros municípios do Estado.


Na reunião foi anunciada, para o município de Quissamã, a ampliação de recursos para o serviço de proteção social, como o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - das localidades de Caxias e Barra do Furado, e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - que oferece serviços especializados e continuados as famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

Uma das principais discussões em pauta foi a redistribuição de recursos Fundo a Fundo, que garante mais autonomia para os municípios investirem em assistência social. De acordo com a secretária de Ação Social, Elizabeth Sans, a reunião permitiu conhecer as particularidades da área da assistência de cada município.

“Discutimos intensamente os repasses feito do Fundo Nacional de Assistência Social para os Fundos de Assistência Social Municipal e Estadual, como uma forma de dotar os municípios de financiamentos para melhorar e/ou ampliar a assistência destinada a população. Um dos nossos objetivos, enquanto Secretaria, é potencializar as ações sociais em Barra do Furado, em função da implantação do Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado”, destacou.

Elizabeth ainda afirmou que Quissamã foi convidado para compor o projeto piloto para a criação do 'Portal Rio Sem Miséria'. “Entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Quissamã e mais dez cidades foram contempladas com este convite. Neste portal as pessoas poderão monitorar os índices da gestão de assistência social no município. Pretendemos cada vez mais garantir melhor qualidade de vida e justiça social para toda à população, através da parceria firmada no Pacto do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) entre os Governos Municipal e Estadual”, concluiu, informando ainda que a Secretaria de Ação Social de Quissamã já realiza o trabalho de acompanhamento, através do setor seu Monitoramento e Avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário