terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DIPLOMAÇÃO


JUSTIÇA ELEITORAL DIPLOMA ELEITOS DE
 QUISSAMÃ E CARAPEBUS

As dependências do Fórum da Comarca Carapebus-Quissamã, foi pequenas para abrigar as centenas de pessoas que estiveram presentes, nesta terça-feira (18), à cerimônia de diplomação do prefeito eleito da cidade, Octávio Carneiro, do seu vice, Nilton Pinto, dos nove vereadores eleitos que integrarão a próxima legislatura da Câmara, e os quatro suplentes parlamentares.  A cerimônia, que aconteceu no Fórum de Quissamã, teve início às 11h35 e durou menos de 30 minutos.


"Perante o que determina a Constituição estamos dando posse aos eleitos pelo voto secreto do povo. Lembro que são meros exercentes desse poder e que administrarão não o que os pertencem, mas sim o que é do povo", palavras proferidas no início da solenidade de diplomação pela juíza Márcia Regina Sales Souza e em seguida houve a execução do Hino Nacional. A solenidade foi protocolar e não se estendeu muito, apenas a juiza falou aos presentes. local, não foi permitido o registro fotográfico. Na área externa do fórum, os diplomadas posaram para os fotógrafos.

Na ocasião, foram diplomados também o prefeito eleito de Carapebus, Amaro Fernandes, seu vice, Luiz Carlos Fragoso Filho além dos nove vereadores e os suplentes parlamentares daquele município.


Primeiro a receber a diplomação, Octávio estava acompanhado da esposa Hermínia Alvarez Carneiro da Silva, dos familiares, grupo político e amigos, e foi oficialmente diplomado como prefeito eleito de Quissamã, por volta das 12h. Em seguida a magistrada entregou os diplomas ao vice, Nilton Furinga, aos vereadores eleitos e suplentes parlamentares de Quissamã. 


Os vereadores diplomados de Quissamã, por ordem de chamada foram Ronaldo Costa da Silva (PSC), Marcos da Silva (PSC), Marcio Oliveira Pessanha (PSD), Luiz Carlos Fonseca Lopes (PSC), Jorge Silva (PMDB), Isabel Cristina Pessanha (PMDB), Marcelo Batista (PV), Jorge Rodrigues Tavares da Silva (PP), Kitiely Paula Nunes de Freitas (PR). Os primeiros suplentes parlamentares de Quissamã são Carlos Alberto de Souza Leite (Calico), Francisco Xavier da Conceição Filho,(Chiquinho Arué), José Borba Pessanha e Edi Francisco da Silva.


De Carapebus foram diplomados os vereadores Bernard Tavares Dídimo, José Vasconcelos de Luna junior, Valdecy Alves da Silva, Daniel Vicente, Luciano sardinha de Carvalho, Renato Silva, Albecir Ribeiro, Mariano José Selem Gomes e Adilça Felizardo. Os primeiros suplentes diplomados foram Sebastião Batista Messa, Raimundo José de Luna Filho, Maicon Freitas Pimentel e Jance Regis de Paula.


 Após as solenidades de diplomação o prefeito Octavio Carneiro, falou para os jornalistas que “foi uma grande luta e luta que dura há oito anos. O povo de Quissamã soube fazer justiça com o nosso nome. A diplomação é o começo do governo que esperamos que seja profícuo e de paz”, declarou Otávio Carneiro. Ao ser indagado sobre o secretariado afirmou: “Já está tudo definido, não anunciamos ainda, mas todos já sabem”.

 Após as solenidades de diplomação o prefeito Octavio Carneiro, falou para os jornalistas que “foi uma grande luta.  Luta que dura há oito anos. O povo de Quissamã soube fazer justiça com o nosso nome. A diplomação é o começo do governo que esperamos que seja profícuo e de paz”, declarou Otávio Carneiro. Ao ser indagado sobre o secretariado afirmou: “Já está tudo definido, não anunciamos ainda, mas todos já sabem”.
 

Octavio Carneiro e Amaro Fernandes, com respectivas esposas.



  QUISSAMÃ:

 A VOLTA DO NOVO VELHO


                            *João Direnna

Dia primeiro, muitos novos prefeitos assumirão seus mandatos. Mas teremos, também, a volta de novos velhos, como em Quissamã, onde Octávio Carneiro (77), também conhecido como 'velho', ocupará o cargo pela quarta vez. Após um hiato de oito anos e, certamente, muita reflexão (é o que se espera dele), deverá ter bastante coisas a fazer, além de ficar atendendo compromissos de campanha, escutando mirabolantes propostas, acomodando e desacomodando gente, assinando portarias ou se preocupando com pessoas que não caminharam com ele e seu grupo. 


Octávio encontrará um município completamente diferente, com pessoas completamente diferentes e também pensando assim, com objetivos maiores e que transcendem o Quissamã de dezembro de 2004, quando voltou para a Fazenda São Manoel para observar tudo de longe, sem influenciar ninguém, nem a atual administração, como é costume seu. O prefeito eleito, pelo vigor físico e lucidez demonstrados durante a campanha, nos leva a crer que também poderá colocar em prática o vigor moral e a sua vontade de acertar, pois tem amplas condições para isto, principalmente após a consagração expressiva nas urnas e ter sido considerado apto pelos tribunais. Aliás, agora, obrigação ainda maior. Não bastará a Octávio apenas montar staffs e organogramas, criando coordenadorias, extinguindo/fundindo secretarias apenas para agradar alguns, como se isto ajudasse a fortalecer administrações e consolidasse prestígio político. 

 
É necessário que ele se modernize, mirando até mesmo personagens da história pelas grandes conquistas. Os livros estão cheios. Obviamente, que não seja, por exemplo, um Poncio Pilatos, acostumado a lavar as mãos sempre que a situação o colocava em xeque. Muito menos, políticos profissionais, uma vez que estes não coadunam em nada com seu perfil e velho estilo. 


A população à qual defende, independente de ideologias ou siglas partidárias, exige dele participação na luta pelas garantias constitucionais, como os royalties do petróleo; concurso público, oportunizando a todos, indistintamente, tal qual o programa municipal de bolsas de estudo ( do filho do ex-cortador de cana ao filho do 'bacana'); nomeação de servidores por seu conhecimento profissional; transparência total na aplicação dos recursos públicos; ligação direta do governo com a população, as reuniões itinerantes, e o mais implacável combate à corrupção (objetivo do blog e de outras de nossas mídias), deixando claro que sua intenção é proteger os mais humildes, como sempre fez e dar ao povo o que reivindica. Não é muito, não. É só uma melhor qualidade de vida e um mínimo de condições dignas de se viver. E isto Octávio sabe e pode fazer. Basta ninguém atrapalhar. Basta Octávio querer.
* Jornalista e psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário