O
mar não está para peixe para Eike Batista. Depois de ver o
valor de suas ações despencar, ele agora se desfaz do barco que outrora
era sua menina dos olhos: com 54 metros de comprimento e capacidade
para 400 passageiros, o Pink Fleet não está mais ancorado na Marina da
Glória. Foi levado para o estaleiro Cassinú, em São Gonçalo, onde deve
ser desmanchado. Procurada pela imprensa a EBX não quis comentar o
assunto. A notícia se soma à da possível concretização da venda do Hotel
Glória.Eike
chegou a procurar compradores para a embarcação, mas não foi
bem-sucedido. Também houve tentativa de doá-lo à Marinha, o que também
não foi adiante.Com mais de 300 toneladas, o Pink Fleet, de 1973, tinha
custo mensal de cerca de R$ 300 mil mensais.
“Era um barco muito dispendioso. Além disso,
não conseguia sair da Baía de Guanabara. E balançava demais. Corria o
risco de cair para um lado e não voltar, como o Bateau Mouche”, afirma
Alexandre Antunes, presidente do conselho da Associação dos Usuários da
Marina da Glória (Assuma), referindo-se ao barco que virou na Baía de
Guanabara, no Réveillon de 1988/1989, deixando 55 mortos. “Era um grande
elefante branco”, afirma ele.
O desmanche do Pink Fleet é mais uma derrota na ‘Briga de Reis’, queO DIAvem
detalhando desde fevereiro. O projeto de Eike para a Marina da Glória
desalojaria dezenas de barcos nas vagas secas, incluindo o Lady Laura
IV, de Roberto Carlos. A intenção era construir ali um shopping e um
centro de convenções, compondo com o novo Hotel Glória.Lojistas
do atracadouro iniciaram reação, com medo de perder o emprego. No fim de
maio, a Justiça cancelou o contrato de concessão, o que inviabilizaria
as reformas planejadas.
No início de junho, o Iphan reprovou o projeto.Enquanto
Eike apanhava nos tribunais, as obras de reforma do Hotel Glória se
arrastavam. A queda das ações da EBX e das subsidiárias levou o
empresário a buscar um novo dono. De acordo com a revista ‘Veja’, o
fundo suíço Acron assinou contrato de exclusividade para comprar o Hotel
Glória. Avaliada em R$ 225 milhões, a operação seria operada pelo
Bradesco BBI. A EBX não quis comentar o assunto.
O Pershing 115, é um iate particular de origem italiana, fabricado pela
italiana Spirit Ferretti, que tem 35m de comprimento (115 pés). O
veículo tem um espaço interno equivalente a um modesto apartamento de
900m2.Vide as fotos.
Além das acomodações, há ainda uma cozinha de aço escovado. O barco conta com sistema de som e vídeo, que inclui sistema de MP3 e TV LCD de 67 polegadas na sala.
Para pernoite, a capacidade da
embarcação é de oito passageiros. Já o espaço para curtir durante o
dia, que conta até com dois jet-skys que podem ser armazenados na proa,
acomoda com conforto até 20 pessoas.
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