sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Parada LGBT: Terá esquema especial de trânsito na orla dos Cavaleiros


A Secretaria de Mobilidade Urbana irá realizar um esquema especial de trânsito, em atendimento ao público que for à nona Parada do Orgulho LGBT de Macaé, que acontece no próximo domingo (6). O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Macaé e é organizado em parceria com os grupos Movimento da Diversidade Social (MDS) e Grupo da Diversidade de Macaé (GDM), está marcado para começar às 13h na orla da Praia Campista.

A fim de garantir um bom funcionamento do trânsito nas vias de acesso ao local do evento, a operação contará com a participação de dez agentes, que estarão mobilizados desde às 10h para manter a fluidez no trânsito, orientar os condutores para que estacionem em locais permitidos e ordenar os cruzamentos, além de orientar os pedestres. Serão utilizadas viaturas, motocicletas e reboques baseados em pontos estratégicos.

Algumas vias terão o acesso à orla interditado. Isso porque o tráfego de veículos será interrompido no acesso à orla da Praia Campista na altura do Trevo Rubens Carneiro, às 10h, para concentração dos participantes. Além disso, será suspenso o estacionamento na orla, no trecho que vai do Trevo Rubens Carneiro até a Rua Robert Francis Kennedy.

Os condutores deverão localizar ruas com estacionamentos permitidos, procurando sempre respeitar a sinalização e os portões de garagem. Caso estas condições não sejam respeitadas, os veículos serão recolhidos para o depósito público. A secretaria de Mobilidade Urbana recomenda ainda que os pedestres só façam a travessia das vias em locais seguros ou onde houver agentes de trânsito. É importante que sejam respeitadas as orientações e toda a sinalização implantada na área.

A Prefeitura de Macaé estará presente na Parada do Orgulho LGBT também através da Fesportur, secretaria de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria Extraordinária da Diversidade Sexual, que realizará campanhas educativas sobre o respeito à diversidade e a luta contra a homofobia. O evento contará ainda com o suporte da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que estarão de prontidão para a segurança dos participantes.

Parada – Em 2013, a Parada do Orgulho LGBT tem como tema “Pior que a diferença é a indiferença. Pela adesão ao movimento e a luta contra a homofobia - juntos somos mais fortes”. A escolha se deu para enfatizar a união dos grupos e dos gays, lésbicas, transexuais, travestis e bissexuais. O objetivo é sensibilizar sobre o respeito e a livre orientação sexual, procurando dar visibilidade ao movimento de luta pelos direitos humanos e cidadania.

Na ocasião haverá uma homenagem a advogada Olga Neme Rios. Falecida no início de 2013, a então presidenta da ONG Milagre da Vidda era conhecida por sua defesa dos direitos LGBTs na cidade e também por sua atuação na questão da prevenção à Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário