BÚZIOS
Objetivo, segundo a Prefeitura, é proteger o patrimônio histórico.
Veículos não podem circular pelas ruas do balneário.
Comente agora
O grande movimento de ônibus de excursão e turismo durante o feriado da Proclamação da República em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, gerou repercussão nas redes sociais durante todo o feriadão prolongado. E chegou a ser especulado que a Prefeitura iria proibir a circulação dos ônibus pelas ruas do balneário, que é protegido por lei federal por ser um dos patrimônios históricos do país.
Nesta terça-feira (19), a administração municipal tratou logo de corrigir a informação e explicar que as restrições existem desde 2001, devido a um decreto municipal. A restrição é denominada pela Prefeitura como "regulamentação" e esclarece que apenas veículos de turismo de negócios são autorizados a circular pelas ruas internas da cidade, mas também possuem restrições.
saiba mais
Quando o hotel oferece salão de convenções, a Guarda Municipal é acionada para acompanhar o ônibus até a pousada, já que a maioria do itinerário é de difícil acesso. Também é necessária a comprovação, por parte dos ônibus, de que o transporte de hóspedes se destina à rede hoteleira local e só é permitido estacionar em local determinado pela Secretaria de Turismo (entrada da Ferradura, ao lado da Delegacia Legal).
A circulação dos ônibus na via principal é liberada, mas os veículos devem, obrigatoriamente, ter autorização prévia expedida pelo órgão executivo de trânsito do município. Os veículos referidos deverão dispor de guia de turismo, com registro na Embratur, devidamente comprovado, além de uma sacola plástica de lixo (com capacidade mínima para dez litros) em cada assento do veículo.
Os veículos devem ainda ficar estacionados no espaço público reservado exclusivamente para eles, pouco após o pórtico de entrada da cidade. Segundo a Prefeitura, o espaço pode receber até 30 veículos de turismo. O estacionamento, que fica no Portal da Ferradura, funciona das 8h às 21h de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, funcionam das 8h às 22h. Aqueles que se não atenderem as determinações podem receber multas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário