O Museu Casa Quissamã recebeu nesta terça-feira (05) vinte e um alunos da turma diurna de Transição / Inclusão do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, de Macaé. O grupo contou ainda com a presença de dez educadores e da Coordenadora do EJA - Educação de Jovens e Adultos, Sílvia Martins Vitório.
O projeto “Descobrindo a influência Africana na Cultura Brasileira” está sendo desenvolvido com os alunos a fim de conhecer e identificar a cultura local, estimulando a valorização das próprias raízes. “O objetivo é ver de perto essa herança e se aprofundar mais na história da nossa região, conhecendo melhor a influência africana na cultura”, afirmou Sílvia.
A visitação começou pelo Museu Casa Quissamã, mas não parou por aí. Depois do almoço, eles foram a Machadinha assistir a uma apresentação do “jongo”, visitar o Museu de Africanidade, senzalas, Casa de Arte, as ruínas da Casa Grande, Capela e o Armazém.
Deram continuidade à excursão e visitaram o Centro histórico de Quissamã, incluindo a Praça Brigadeiro José Caetano, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, gruta, coreto, o Centro Cultural Sobradinho, onde assistiram ao curta metragem “O gancho” e, finalizando, puderam se deleitar com apresentação das oficinas de música.
“Estamos nos preparando faz três anos para um passeio desse porte e escolhemos Quissamã pela riqueza histórica da cidade. Além de termos que esquematizar tudo da melhor maneira possível, tivemos que conquistar a confiança dos pais, pois, eles temiam deixar seus filhos “sozinhos”. É uma conquista gigantesca para todos nós”, desabafou Sílvia, coordenadora do EJA.
Segundo Marta Medeiros, diretora do Museu Casa Quissamã, o número de escolas em visita ao museu tem aumentado. “É maravilhoso vermos alunos da inclusão social interessados na nossa história. Estamos de portas abertas para recebê-los”, afirmou Marta.
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