domingo, 22 de dezembro de 2013

2/12/2013 - 01h26

Temor de rompimento de represa faz com que famílias sejam retiradas de casa às pressas na Serra

Equipes estão na região de Capuba, onde estrada que circunda a lagoa desmoronou, colocando em risco todos os moradores

O temor de rompimento de uma represa faz com que famílias sejam retiradas às pressas das comunidades de Capuba e São Francisco, na região de Jacaraípe, Serra, durante a noite deste sábado. A remoção das famílias, estimadas em 80 pela secretaria de Defesa Social da Serra, deve se estender pela madrugada. Carros da própria Defesa Civil e também da Polícia Militar estão na região para alertar os moradores sobre o risco de permanecerem no local. Continua chovendo em toda a área. 
 
Um vídeo postado no perfil do Youtube do usuário Adenis Junior mostra equipes analisando o problema durante a tarde deste sábado, às 14 horas, e mostrando uma enorme erosão formada pela chuva. "Se ela pocar nós perdemos as casas todas lá embaixo", alerta uma pessoa, olhando para o buraco formado ao lado da lagoa. 
 
 De acordo com o secretário de Defesa Social da Serra, Renato Luiz de Oliveira, a chuva dos últimos dias fez com que uma estrada de chão que circunda a lagoa artificial cedesse, reduzindo as paredes em volta da lagoa de 8 metros para apenas 1,5 metro. Assim, se continuar chovendo, o risco de que todo o paredão ceda e a água seja jogada sobre as comunidades é grande. "Não sabemos qual pode ser a direção da água nem se realmente vai acontecer, mas o trabalho é preventivo, não devemos esperar pelo pior", frisou o secretário. 
 
Foto: Reprodução/Google Maps
Reprodução/Google Maps
Reprodução de satélite mostra a localização da lagoa na região de Capuba
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário